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Pelé agiu como “espião” para negociar cargo de Ministro dos Esportes

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Pelé ao lado do ex-presidente FHC
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Pelé ao lado do ex-presidente FHC

Em 1994, Fernando Henrique Cardoso venceu as eleições e usou o fim do ano para montar sua equipe de ministros. O então presidente eleito convidou Juca Kfouri para cuidar da Secretaria de Esporte, que se tornaria em 1995 um ministério. O jornalista recusou e sugeriu o nome de Edson Arantes do Nascimento , o Rei Pelé .

Juca explicou que gostava da profissão de jornalista e que seu desejo era morrer atuando na profissão. Ele também comentou com FHC que ninguém teria força no esporte para enfrentar João Havelange, tendo apenas uma exceção: o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Fernando Henrique pediu que Kfouri organizasse uma reunião entre o ex-atleta com ele. O jornalista convidou o rei, mas todos os envolvidos não queriam que o encontro vazasse para a imprensa. Foi quando o ex-diretor da Placar sugeriu que o craque entrasse em seu prédio no porta mala do seu carro.

Pelé não concordou e optou por ir deitado no banco de trás do veículo de Juca, coberto por um paletó preto. Porém, um menino de bicicleta, que morava no edifício, viu o rei entrar no elevador e contou para os jornalistas que estavam do lado de fora.

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À época, repórteres tinham a informação que o presidente eleito conversaria com o ex-diretor da Placar para chamá-lo para ser secretário de Esportes. Porém, o menino relatou que viu o ex-jogador e todos passaram a acreditar que Pelé é quem receberia o convite.

Após o encontro, Pelé concordou em ser ministro dos Esportes – o primeiro da história do Brasil – e FHC pediu para que Kfouri despistasse a imprensa, sendo prontamente atendido.

Pós reunião

O jornalista explicou aos seus colegas que o presidente eleito apenas visitou um ex-aluno. Todos questionaram se Pelé também participou da reunião e Juca negou. “Não basta o presidente, vocês querem o rei?”, brincou.

Juca decidiu sair de casa para resolver algumas coisas e uma repórter do SBT estava acampada na frente do seu prédio. Ele a deixou revistar o carro para provar que não tinha Pelé.

Depois que a profissional foi embora, a esposa de Kfouri pegou seu carro, colocou o rei no banco de trás e o levou embora.

O anúncio oficial do nome de Pelé na equipe de FHC ocorreu dias depois, repercutindo em todo o planeta.

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Pelé faleceu, aos 82 anos, nesta quinta-feira (29), vítima de câncer.

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Fonte: IG Política

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Fim da Carteira Nacional de Habilitação

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A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.

Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.

Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?

A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.

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Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.

Como a Validade da CNH Será Afetada?

O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.

Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.

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Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?

As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.

 

Fonte/ TerraBrasilNoticias

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