Brasil e Mundo

Pelé agiu como “espião” para negociar cargo de Ministro dos Esportes

Publicados

em

Pelé ao lado do ex-presidente FHC
Reprodução

Pelé ao lado do ex-presidente FHC

Em 1994, Fernando Henrique Cardoso venceu as eleições e usou o fim do ano para montar sua equipe de ministros. O então presidente eleito convidou Juca Kfouri para cuidar da Secretaria de Esporte, que se tornaria em 1995 um ministério. O jornalista recusou e sugeriu o nome de Edson Arantes do Nascimento , o Rei Pelé .

Juca explicou que gostava da profissão de jornalista e que seu desejo era morrer atuando na profissão. Ele também comentou com FHC que ninguém teria força no esporte para enfrentar João Havelange, tendo apenas uma exceção: o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Fernando Henrique pediu que Kfouri organizasse uma reunião entre o ex-atleta com ele. O jornalista convidou o rei, mas todos os envolvidos não queriam que o encontro vazasse para a imprensa. Foi quando o ex-diretor da Placar sugeriu que o craque entrasse em seu prédio no porta mala do seu carro.

Pelé não concordou e optou por ir deitado no banco de trás do veículo de Juca, coberto por um paletó preto. Porém, um menino de bicicleta, que morava no edifício, viu o rei entrar no elevador e contou para os jornalistas que estavam do lado de fora.

Leia Também:  Sigilo sobre cartão de vacina de Bolsonaro será retirado, decide CGU

À época, repórteres tinham a informação que o presidente eleito conversaria com o ex-diretor da Placar para chamá-lo para ser secretário de Esportes. Porém, o menino relatou que viu o ex-jogador e todos passaram a acreditar que Pelé é quem receberia o convite.

Após o encontro, Pelé concordou em ser ministro dos Esportes – o primeiro da história do Brasil – e FHC pediu para que Kfouri despistasse a imprensa, sendo prontamente atendido.

Pós reunião

O jornalista explicou aos seus colegas que o presidente eleito apenas visitou um ex-aluno. Todos questionaram se Pelé também participou da reunião e Juca negou. “Não basta o presidente, vocês querem o rei?”, brincou.

Juca decidiu sair de casa para resolver algumas coisas e uma repórter do SBT estava acampada na frente do seu prédio. Ele a deixou revistar o carro para provar que não tinha Pelé.

Depois que a profissional foi embora, a esposa de Kfouri pegou seu carro, colocou o rei no banco de trás e o levou embora.

O anúncio oficial do nome de Pelé na equipe de FHC ocorreu dias depois, repercutindo em todo o planeta.

Leia Também:  Eduardo Bolsonaro desagrada apoiadores ao viajar para o Catar

Pelé faleceu, aos 82 anos, nesta quinta-feira (29), vítima de câncer.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no  Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Lula e Biden conversam por telefone após atos terroristas em Brasília
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA