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PP e União Brasil não vão formar federação; saiba o motivo

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Ex-ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira
Agência Brasil – Creative Commons

Ex-ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira


O senador e presidente do PP , Ciro Nogueira (PI), comunicou nesta quarta-feira (15) pelas redes sociais que a sigla que comanda não fará uma federação com o União Brasil . Os dois partidos tentavam firmar um acordo, no entanto, as conversas foram encerradas por não chegarem a uma conclusão sobre o comando da federação nos estados e nacionalmente.

“No que diz respeito ao Progressistas, encerramos as discussões para formação de federação junto com o partido União Brasil”, escreveu o ex-ministro do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Luciano Bivar , presidente do União Brasil, também já tinha se manifestado contrário a federação. “Vários diretórios se posicionaram contra”, afirmou. Além disso, nos bastidores, o deputado federal demonstrava preocupação em perder o controle da agremiação.

O encerramento das conversas é uma surpresa no mundo político. A federação era tratada como uma questão de tempo para ser oficializada.

No mês passado, lideranças do PP e do União Brasil se reuniram nesta semana para negociar a federação dos dois partidos. As conversas foram realizadas em Las Vegas, nos Estados Unidos, e contou com a presença de Ciro Nogueira, Arthur Lira, ACM Neto, Antônio Rueda e Elmar Nascimento.

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Apesar das negociações serem tratadas como avançadas, havia o impasse de como seriam feitas às distribuições de cargos dentro da federação. Inicialmente, foi defendido por alguns caciques das duas siglas que uma dupla fosse escolhida para presidir a aliança. A ideia era que cada legenda indicasse um nome para representá-la, mas a sugestão não obteve sucesso.

Federação daria mais força aos dois partidos

Com a união, a bancada teria 108 deputados, ultrapassando o PL, que conta com 99 parlamentares. No Senado, o grupo contaria com 15 membros, sendo a segunda maior bancada, perdendo apenas para o PSD, com 16 senadores.

A junção das legendas alavancaria os interesses políticos no Congresso Nacional e as pressões sobre o governo Lula (PT) para a entrega de cargos em ministérios, estatais e autarquias.

A federação determina que as siglas tenham posições iguais nas eleições municipais, estaduais e nacionais por pelo menos quatro anos.


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Fonte: IG Política

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Fim da Carteira Nacional de Habilitação

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A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.

Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.

Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?

A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.

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Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.

Como a Validade da CNH Será Afetada?

O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.

Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.

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Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?

As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.

 

Fonte/ TerraBrasilNoticias

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