Brasil e Mundo

Projeto de resolução para redistribuir o Orçamento Secreto é aprovado

Publicados

em

Sessão no Congresso Nacional
Reprodução: Senado Federal – 06/07/2022

Sessão no Congresso Nacional

Foi aprovado nesta sexta-feira (16), pelo  Congresso Nacional , um projeto de resolução que visa  redistribuir os recursos das  emedas  de  relato , mas levando em consideração o tamanho das bancadas partidárias da Câmara no Senado.

Paralelamente, tramita em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a discussão da legalidade das  emendas de  relator , também conhecidas como Orçamento Secreto, perante os questionamentos acerca da transparência e a falta de critérios para a  distribuição da verba pública.


No julgamento do STF, foram cinco votos a favor de barrar o Orçamento Secreto, contra quatro para mantê-lo, porém com políticas de trazer maior transparência e adotar critérios de  distribuição . O STF deve concluir a votação com o parecer dos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

Leia Também:  Terremoto: Brasileiros estão desabrigados na Turquia, diz Itamaraty

A maioria dos partidos orientou que os parlamentares  votassem a favor do projeto. Dentre os partidos estão do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Vale ressaltar a posição contrária que Lula tomou durante as eleições acerca da  emenda de relator .

O senador  Alessandro Vieira (PSDB-SE) criticou a votação do  projeto , afirmando que irá recorrer contra a decisão, para que seja anulado os efeitos dela. A argumentação é a de que a proposta mantenha a lógica do orçamento secreto.

Em entrevista após a sessão do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse que o projeto aprovado é bom para o aprimoramento das emendas de relator . “Caberá ao STF uma análise jurídica e constitucional, mas considero que o projeto de resolução aprimora para melhor um instituto de prerrogativa parlamentar que, no fundo, interessa aos entes federados”, reforçou.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Leia Também:  Kassab defende Lula e diz que governo petista será de Centro


Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Shows, desfile e decretos: o roteiro e horários da posse de Lula
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA