Brasil e Mundo
PSDB realiza 1ª reunião presencial sob o comando de Eduardo Leite


Executivos do PSD reuniram-se presencialmente pela primeira vez, nesta quarta-feira (1), desde que Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, assumiu o cargo de presidente da legenda. O encontro foi realizado em Brasília.
De acordo com o partido tucano, a reunião organizada na capital federal teve como um dos tópicos discutidos a realização de seminários onde o principal objetivo será a “reconexão” da legenda com a sociedade.
“Entre os temas discutidos, destaque para a realização, em breve, dos seminários para buscar a reconexão do partido com a sociedade, a partir de análises e discussões profundas, junto aos líderes e filiados, das principais urgências do Brasil”, informou o PSDB nas suas redes sociais.
A legenda informou em novembro de 2022 que Eduardo Leite assumiria a presidência no dia 2 de fevereiro deste ano. Ele passou a ser cogitado para comandar o PSDB desde a desistência de João Doria da corrida presidencial.
Com o fim das eleições 2022, o PSDB fez a menor bancada da sua história na Câmara, não elegeu nenhum senador, perdeu o governo de São Paulo, principal estado do Brasil, além de não ter tido candidato na disputa pela presidência da República.
Os maus resultados respingaram em Bruno Araújo. Na avaliação interna feita por lideranças tucanas, o ex-presidente nacional do partido não se posicionou diante da polarização. Uma ala defendia que a legenda embarcasse na campanha de Jair Bolsonaro (PL), enquanto outro grupo queria a adesão a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais22 horas atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS