Brasil e Mundo
PT comemora racha entre opositores de Lula


Os principais líderes do PT estão satisfeitos com o racha na oposição do governo Lula . Os petistas sentem que não há uma unidade dos opositores e a tendência é que as principais pautas defendidas pelo chefe do Executivo federal deverão passar no Congresso com menos dificuldade que se imaginava.
Com Jair Bolsonaro (PL-RJ) conquistando mais de 58 milhões de votos, o PT levantou a hipótese da oposição se unir em torno do ex-presidente, esquecendo qualquer briga do passado. O principal exemplo usado foi Sergio Moro (União Brasil-PR), que deixou de lado as desavenças do passado e voltou a ter uma boa relação com o bolsonarismo.
Porém, o antigo governante se fechou e diminuiu suas aparições, o que irritou vários grupos. Uma ala de ex-aliados passou a chamá-lo de “covarde” e que não participariam de uma tentativa de golpe de estado. Já outra parte começou a buscar uma nova liderança para a oposição.
Tem também parlamentares e grupos políticos que se colocaram como independentes, evitando ter qualquer relação com o ex-presidente, como é o caso do Movimento Brasil Livre.
Com a oposição rachada, muito diferente do cenário encontrado entre 2015 e 2018, quando a direita se unir pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) e pela vitória de Bolsonaro para presidente, Lula acredita que terá menos dificuldade do que imaginava para aprovar suas principais pautas.
Narrativa x Ações
O PT armou um plano para ter uma boa base para aprovar suas pautas. A ideia é manter um número de parlamentares no grupo governista e dialogar individualmente com cada deputado e senador que se coloca como independente e aberto a debater projetos sem se preocupar com quem está no governo.
O partido acredita que os opositores que não querem debater pautas com o governo Lula tentarão barrar as pautas com narrativas, principalmente nas redes sociais. Por isso foi solicitado que os militantes estejam atentos e defendam as ações da atual gestão.
A maior preocupação do PT é a área econômica. Neste primeiro semestre, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quer aprovar a reforma tributária e a nova âncora fiscal.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais