Brasil e Mundo
Regina Duarte publica fake news sobre faixa usada por Lula na posse


A ex-secretária da Cultura Regina Duarte usou as redes sociais para compartilhar notícias falsas relacionadas à cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) . Em publicação, a atriz , que é apoiadora do ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL) , alegou que a faixa usada pelo petista é falsa.
No post, Regina Duarte compartilhou uma montagem comparando a faixa usada por Lula com a usada por Bolsonaro, em 2019, no dia da posse . “Até a Faixa é uma fraude! Alexandre de Moraes entrega faixa fake para o ladrão pousar de presidente!”, diz a legenda da publicação.
Embora a peça recebida pelo petista tenha um design diferente da vestida por Bolsonaro e pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) , ela é oficial.

O argumento compartilhado pela atriz foi postado, primeiramente, em uma página de apoio a Jair Bolsonaro . O episódio faz parte de uma teoria falsa sustentada por alguns opositores de Lula de que a cerimônia de posse do petista teria sido uma “encenação”.
Alguns atores e colegas de trabalho da ex-integrante do governo Bolsonaro reagiram ao post compartilhado por ela e criticaram o posicionamento. “Faixa fake, Regina? Faixa fake?”, questionou Drica Moraes.
Já Elisa Lucinda, pediu que Regina “respeite o presidente eleito” e “deixe de ser antidemocrática”. “Você tem netos. Não os ensine a desrespeitar o presidente da república. Você devia ter se oposto à extinção do nosso ministério. A classe está chocada com você, Regina. Uma história linda você escreveu e está dando conta de apagar. Aceite o resultado das eleições. Ou então desista de pronunciar a palavra democracia”, escreveu a atriz.
Por que a faixa de Lula é diferente da de Bolsonaro?
O que nem todo mundo sabe é que existe mais de uma faixa presidencial oficial.
Duas versões da peça são guardadas dentro do Palácio do Planalto : uma mais antiga e outra mais recente. A que Lula usou no último domingo (1º) é a mais antiga, a mesma usada por Dilma em 2015.
A faixa usada por Bolsonaro em 2019 foi produzida a pedido do atual presidente, quando ele ocupava o Planalto pela primeira vez.
A equipe do petista informou que ele mesmo decidiu usar a faixa mais velha nesta posse , já que foi a mesma que ele vestiu quando assumiu seu primeiro mandato como presidente, em 2003.
Este modelo foi estreado por Fernando Collor de Mello , em 1991. Antes de Lula, a última vez que esse modelo foi visto foi em 2017, na posse de Michel Temer (MDB) .
Já a versão mais recente, comprada por Lula em 2008 e usada por Bolsonaro, também foi vestida por Dilma , em seu primeiro mandato.
Lula recebeu a faixa presidencial na tarde desse domingo de um grupo chamado de “povo brasileiro”, representado por uma criança, um indígena, um negro, uma mulher, entre outros . A escolha foi feita pela própria direção do Partido dos Trabalhadores após Bolsonaro se recusar a passar a faixa .
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES4 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF