Brasil e Mundo
Renan Filho se exalta e diz que obras não são ‘pipoca de micro-ondas’


O ministro dos Transportes , Renan Filho, se exaltou nesta terça-feira (21) ao dizer que vem sendo cobrado para entregar obras e afirmou que os projetos não são “pipoca de micro-ondas” – e, por isso, precisam de tempo para serem concluídas. A fala de Filho ocorreu durante uma audiência pública no Senado para informar metas da pasta para os próximos anos.
“Obra de infraestrutura, eu digo que as pessoas querem muito rápido – e eu sou um sujeito acelerado, quero tentar fazer as coisas também –, mas obra de infraestrutura não igual a pipoca de micro-ondas, que a gente coloca e depois faz ‘pá-pá-pá’ e em cinco minutos está pronta”, disse.
“Obra de infraestrutura leva pelo menos dois, três anos. E três anos exigem três orçamentos diferentes”, prosseguiu.
Aos senadores presentes, Renan Filho ainda disse que a última década foi “perdida” na área e que o governo teve de complementar o orçamento para o setor neste ano por meio da “PEC da Transição”.
De acordo com o ministro, Proposta de Emenda à Constituição garantiu cerca de R$ 14 bilhões a mais para o setor neste ano.
“De 2014 a 2022, tivermos para a infraestrutura uma década perdida. Investimentos muito menos que na década anterior e deixamos para trás o crescimento. […] De 14 para cá, estamos enfrentando dificuldades globais, associadas às dificuldades do nosso próprio país, gestadas por nós mesmos”, afirmou.
Infraestrutura e meio ambiente
O ministro dos Transportes e ainda afirmou durante a sessão que será preciso conciliar os investimentos em obras de infraestrutura e a preservação do meio ambiente.
De acordo com Filho, o Brasil aparece em 59º lugar em um ranking de 63 países sobre competitividade.
“Temos a necessidade de conciliar a sustentabilidade com investimentos em infraestrutura por sermos um dos países mais importantes globalmente no que concerne à preservação do meio ambiente. E precisamos, ao mesmo tempo, garantir competitividade”, afirmou.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas