Sexta-Feira, 11 de Abril de 2025

Brasil e Mundo

Reorganização interna é discutida pelo PT após eleição e posse de Lula

Publicados

em

Atual líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (à esq.) deve deixar o posto; Zeca Dirceu (à dir.)
Reprodução/Redes Sociais – 03.01.2022

Atual líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (à esq.) deve deixar o posto; Zeca Dirceu (à dir.)

O Partido dos Trabalhadores ( PT ) começou a discutir quem deverá ocupar os cargos de influência no partido, após o presidente Lula ter tomado posse, no dia 1° de janeiro, e definido seus ministérios . Os trâmites deverão ser iniciados nas próximas semanas. 

Líder da sigla na Câmara e da corrente majoritária, a CNB (Construindo um Novo Brasil) de Lula, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), deixará o cargo. Agora, a bancada discute se o posto fica com a CNB no 1º ano da legislatura ou se irá para as correntes minoritárias chamadas de “esquerda”. No momento, os dois grupos têm revezado nos principais cargos.

CNB DE LÍDER

A probabilidade é que o cargo fique com a CNB, e, atualmente, o nome mais cotado para o posto é o de Zeca Dirceu (PT-PR) para ser líder no 1º ano, já no 2º, é o de Odair Cunha (PT-MG). Nesse caso, a “esquerda” terá um cargo na Mesa Diretora da Casa.

Leia Também:  Presidente do Tribunal de Contas prestigia posse da nova superintendente da PF de Minas

“ESQUERDA” DE LÍDER

Por outro lado, se o cargo de líder ficar com o grupo minoritário, são cotados: Lindbergh Farias (PT-RJ) e Helder Salomão (PT-ES). Especulações apontam para uma ideia de fechar um acordo para toda legislatura, em que Rogério Correia (PT-MG) ou Pedro Uczai (PT-SC) assumiria na 2ª passagem da esquerda pelo cargo na legislatura. No entanto, há uma possibilidade distante disso ocorrer. 

MESA DIRETORA DA CÂMARA

O cargo que o PT terá na Mesa Diretora da Câmara também é negociado. Como a CNB deve ficar com o 1º e o 2º anos do posto de líder na Casa Baixa, o grupo minoritário deve indicar alguém para a Mesa. Os possíveis nomes cogitados são: Carlos Zarattini (PT-SP), Maria do Rosário (PT-RS) e Marcon (PT-RS).

O PT apoia Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa, para conduzir as conversas sobre os cargos na Mesa.

SECRETARIA-GERAL DO PT

Para assumir a secretaria-geral do Patido dos Trabalhadores também são cotados Lindbergh e Helder Salomão. Paulo Teixeira (PT-SP) deixará o cargo por ter se tornado ministro do Desenvolvimento Agrário no governo de Lula. 

Leia Também:  Minas é um dos estados com mais maturidade em Auditoria Interna   

VICE-PRESIDÊNCIA DO PT

Márcio Macêdo, da CNB, ministro da Secretaria-Geral, deve deixar a vice-presidência do PT. Como possível substituto no cargo, há cogitações do senador Humberto Costa (PT-PE).

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Rui Costa toma posse como ministro da Casa Civil de Lula
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA