Brasil e Mundo
Saiba quanto custará o aumento salarial de Tarcísio aos cofres de SP
O salário do próximo governador de São Paulo , Tarcísio de Freitas (Republicanos), crescerá 50% em comparação com o atual chefe do executivo paulista, Rodrigo Garcia (PSDB). O aumento salarial vai atingir todo o funcionalismo público, o que impactará os cofres do estado em R$ 1,5 bilhão.
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na última terça-feira (29) que o salário do governo saltasse de R$ 23 mil para R$ 34,5 mil. O reajuste de 50% também valerá para o vice-governador eleito, Felício Ramuth (PSD), que receberá R$ 32,8 mil, e para os futuros secretários, que ganharão R$ 31,1 mil.
A justificativa dada pela Mesa Diretora da Alesp é que o salário não tinha reajuste desde 2019 por causa do congelamento do teto, que é o salário do chefe do executivo estadual. Nenhum funcionário público pode ter salário base acima do pagamento feito para o governador.
Apesar da aprovação feita pela Assembleia Legislativa de São Paulo, o projeto não foi sancionado pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB). Porém, a tendência é que ele não crie resistência, pois a bancada tucana aprovou o reajuste.
Não foram favoráveis ao projeto as bancadas do PSOL e do Novo e a deputada estadual Janaina Paschoal.
Capital já havia reajustado salário do prefeito
No fim de 2020, Bruno Covas (PSDB), então prefeito reeleito da capital paulista, sancionou o projeto de lei que reajustou seu próprio salário em 46,7%. À época, ele recebeu muitas críticas, mas explicou que a remuneração estava defasada e prejudicando outras categorias do funcionalismo público.
“O teto está congelado desde 2013, quando tivemos o último reajuste. Durante esse período de 8 anos, a inflação foi algo em torno de 60% a 100%, dependendo do valor que é considerado. O salário mínimo aumentou nesse período 68%. O valor do salário dos professores na rede municipal aumentou 80%. Então, hoje, o teto está defasado, o teto de R$ 24.000”, explicou na ocasião.
O salário do prefeito paulista era de R$ 24 mil e saltou para R$ 35.462. Ele detalhou que a mudança no teto do funcionalismo servia para não perder funcionários públicos para a iniciativa privada.
“Algumas carreiras que recebem pelo teto, como é o caso dos auditores fiscais, os funcionários começam a se preparar para concursos para trabalhar no governo federal ou em outros governos estaduais ou municipais. Então nós vamos perdendo esses servidores que recebem pelo teto. Aqui não se trata apenas do salário apenas do prefeito, aqui se trata da correção do teto. Se a Câmara não aprovasse agora, ela só poderia aprovar depois de mais 4 anos”, completou.
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Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
Fim da Carteira Nacional de Habilitação
A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.
Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.
Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?
A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.
Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.
Como a Validade da CNH Será Afetada?
O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.
Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.
Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?
As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.
Fonte/ TerraBrasilNoticias