Brasil e Mundo
Senador aposta que governo Lula terá base maior que votação de Pacheco


O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que o terceiro mandato do governo Lula terá grande adesão de senadores na base governista. Ele relatou que a tendência é que o número de parlamentares votando a favor dos projetos do petista será maior do que os que apoiaram Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na eleição presidencial da Casa.
“Naturalmente que o resultado das eleições deu à extrema direita no Senado Federal uma posição mais confortável do que ela tinha anteriormente. Porém, é importante dizer que esta votação não mede de forma precisa os espaços de governo e oposição”, comentou em entrevista à CNN Brasil.
“Eu acredito inclusive que a base política do governo no Senado tende a ser mais expressiva – talvez 53 ou 55 parlamentares na base. De modo que dificuldades haverá. Sabemos inclusive que haverá um enfrentamento permanente com a extrema direita no Senado, mas acredito que é perfeitamente possível que nós consigamos com a habilidade do presidente Lula, com a habilidade dos líderes do governo no Senado Federal, conseguirmos aprovar a maior parte das propostas que devem chegar ao Congresso”, acrescentou.
Humberto Costa também aposta que a aprovação de projetos será mais fácil porque o novo governo está “absolutamente sintonizado com os interesses da população”.
Rodrigo Pacheco reeleito
Rodrigo Pacheco foi reeleito presidente do Senado e seguirá no cargo até fevereiro de 2025. A eleição foi feita na quarta (1°) e, no dia seguinte, os senadores definiram os nomes dos parlamentares que farão parte da Mesa Diretora.
Ficou com a primeira-vice-presidência o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Humberto Costa negociou ficar no cargo, mas abriu mão da disputa para que Pacheco conseguisse vencer com folga e o governo Lula tenha uma forte base governista.
O segundo-vice-presidente teria dois concorrentes: Wilder Morais (PL-GO) e Rodrigo Cunha (União-AL). No entanto, Morais retirou a candidatura por ordem do seu partido, já que pretende ser oposição ao governo Lula.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES7 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas