Brasil e Mundo
Tarcísio anuncia três novos nomes de secretários do novo governo


O governador eleito de São Paulo , Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta terça-feira (6) três novos nomes de secretários do novo governo que assume o estado paulista em 1º de janeiro. São eles o atual presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, para assumir a pasta de Gestão e Governo Digital; o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, para a Secretaria de Assuntos Internacionais; e a jornalista Lais Vita para a pasta de Comunicação.
Caio Paes de Andrade é empreendedor, administrador e investidor. Antes de assumir o atual cargo, foi membro da equipe econômica do ministro Paulo Guedes. Também esteve à frente da Serpro, estatal de tecnologia da informação e processamento de dados do governo federal.
Lucas Ferraz é economista e professor universitário da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ocupa o posto de secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia desde janeiro de 2019.
Laís Vita, por sua vez, é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com mestrado em Comunicação Política pela Universidade Complutense de Madri, na Espanha. Foi assessora de imprensa do Ministério da Infraestrurura até maio de 2022, quando deixou a pasta para ser coordenadora de comunicação da campanha de Tarcísio de Freitas. Atualmente, é coordenadora de transição do governo.
Outras nomeações anunciadas recentemente são as do deputado federal bolsonarista e ex-policial Guilherme Derrite (PL-SP) como secretário de Segurança Pública, e o também deputado federal Roberto de Lucena (Republicanos-SP) na pasta de Turismo. O presidente do PSD e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, ocupará a Secretaria de Governo.
Também já foram confirmados os nomes de Renato Feder, secretário da Educação do Paraná, para comandar a pasta da Educação, o médico e ex-deputado federal Eleuses Paiva (PSD) para a Saúde, o advogado Arthur Lima para a Casa Civil, e a procuradora Natália Resende como secretária de Infraestrutura, Meio Ambiente e Transportes.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais