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Tarcísio confirma recuo e diz que vai manter câmeras nas fardas da PM

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Tarcísio de Freitas não vai retirar as câmeras das fardas da PM
Reprodução / CNN Brasil – 17.10.2022

Tarcísio de Freitas não vai retirar as câmeras das fardas da PM

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou que não vai retirar as câmeras nas fardas dos policiais militares.  Em entrevista dada ao canal pago CNN Brasil nesta segunda-feira (5), o ex-ministro da Infraestrutura contou que irá esperar os resultados para decidir se continuará com o equipamento no ano que vem.

“A questão das câmeras eu fui mais crítico na campanha, agora vamos segurar. Vamos manter. Vamos ver o resultado e que ajustes a gente pode fazer”, afirmou Tarcísio. A declaração vai na contramão do que ele prometeu ao longo da campanha eleitoral.

Enquanto candidato, Freitas deixou claro que era contra as câmeras nos uniformes da Polícia Militar. Durante as eleições, o ex-ministro relatou que o equipamento inibia os policiais de agirem contra criminosos.

No entanto, Fernando Haddad (PT), seu principal adversário, apresentou números que mostram que a mortes por policiais caíram 80% entre junho de 2021 e maio de 2022. Além disso, as lesões corporais provocadas por policiais também diminuíram no mesmo período.

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Ao ser acusado de querer trazer a política de segurança pública adotada no Rio de Janeiro que, segundo seus adversários, proporcionou o surgimento de milícias, Tarcísio recuou e disse ao eleitor que tomaria a decisão final apenas quando se tornasse governador.

Faltando menos de um mês para assumir o cargo, Freitas deixou claro que manterá o equipamento nos uniformes dos policiais. Porém, esclareceu que poderá mudar de ideia, dependendo da maneira em que a ferramenta for utilizada ao longo dos próximos meses.

Tarcísio e o secretário de Segurança Pública

Tarcísio escolheu Guilherme Derrite para ser o secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo. “Estou inovando, colocando alguém que já esteve na Polícia Militar, que foi capitão da Rota, veio se aperfeiçoando, se aprofundando, que vai ser muito orientado por mim. A gente quer garantir que não vamos fazer experimentos”, explicou.

“Acho que tem que dar um voto de confiança para o Derrite, para fazer um bom trabalho. Uma coisa é o político, outra é o secretário de estado. Vou cobrar profissionalismo, resultado, trabalho. Quero que a população se sinta mais segura”, concluiu.

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Fonte: IG Política

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Fim da Carteira Nacional de Habilitação

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A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.

Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.

Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?

A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.

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Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.

Como a Validade da CNH Será Afetada?

O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.

Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.

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Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?

As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.

 

Fonte/ TerraBrasilNoticias

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