Brasil e Mundo
Tarcísio diz que criará nova secretaria e revela quem cuidará da pasta
O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), revelou nesta quarta-feira (7) que vai criar uma secretaria que ficará responsável por desenvolver projetos e buscar investimentos privados. Rafael Benini é quem cuidará da pasta a partir do dia 1° de janeiro de 2023.
Benini, que auxiliou a campanha vitória para o governo paulista neste ano nas propostas econômicas, já foi diretor da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal ligada ao Ministério da Infraestrutura, quando Freitas era o ministro. Ele também teve seu nome cotado para ocupar algum setor do governo Bolsonaro.
Rafael se formou em administração de empresas pela Faculdade de Campinas e se tornou mestre em ciências econômicas pela USP. Ele diz em seu currículo que estuda a “regulação de mercados com ênfase no transporte ferroviário”.
“Nosso foco vai ser atrair investimento privado. Sabemos que é um desafio atrair em um momento em que a liquidez enxuga. O movimento de elevação de taxa de juros é uma constante, vemos uma drenagem de liquidez e isso aumenta o desafio de atrair capital estrangeiro”, disse Tarcísio em evento promovido pela revista Exame na B3.
“Vamos criar uma secretaria, a SPI (Secretaria de Parcerias de Investimentos), que será comandada por Rafael Benini, que trabalhou comigo no Ministério da Infraestrutura. ELe foi muito bem sucedido no Ministério”, acrescentou.
Tarcísio explicou que a secretaria terá como prioridade implementar o Trem Intercidades. A ferrovia servirá para ligar a capital paulista a Campinas. O projeto foi elaborado durante o governo João Doria (então no PSDB), mas acabou não saindo do papel.
Tarcísio quer secretários técnicos no governo de São Paulo.
Durante a campanha eleitoral, o ex-ministro da Infraestrutura garantiu que suas secretarias seriam administradas por profissionais técnicos. Ele relatou que gostou da experiência na pasta do governo Bolsonaro e gostaria de seguir o mesmo exemplo.
Porém, a ala mais radical que apoia o presidente da República não tem gostado da montagem de secretarias. Com o suporte de Gilberto Kassab (PSDB), Freitas tem esvaziado qualquer chance de ter bolsonaristas “raiz” em sua equipe de trabalho.
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Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
Fim da Carteira Nacional de Habilitação
A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.
Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.
Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?
A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.
Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.
Como a Validade da CNH Será Afetada?
O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.
Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.
Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?
As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.
Fonte/ TerraBrasilNoticias