Brasil e Mundo
Tarcísio vai com Kassab a jantar de Lira e ignora Bolsonaro em fala


O governador de São Paulo , Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou do jantar organizado pelo presidente da Câmara , Arthur Lira (PP-AL), na última quinta-feira (26). Ele foi ao evento acompanhado de Gilberto Kassab , presidente nacional do PSD e seu secretário da Casa Civil.
Tarcísio decidiu comparecer na reunião por ter boa relação com Lira. No período em que esteve à frente do Ministério da Infraestrutura, Freitas revelou que teve muita facilidade em aprovar projetos no Congresso Nacional por causa do apoio do presidente da Câmara.
Ele foi convidado para discursar e aproveitou para elogiar o ex-aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O governador paulista é um dos defensores da reeleição de Lira, mas não articulou para que o Republicanos fizesse parte do grupo do chefe da Câmara dos Deputados porque seu partido fechou questão sobre o tema desde o ano passado.
Apesar de ter sido eleito com o apoio do bolsonaristas, Tarcísio não citou o nome de Bolsonaro em seu discurso, segundo informações do portal G1. Nas últimas semanas, ele passou a ser criticado por apoiadores do ex-presidente, chamando-o de traidor e o acusando de ter interesse em concorrer ao cargo de chefe do Executivo federal.
No entanto, nos bastidores, Tarcísio tem dito para aliados que seu principal objetivo é montar uma base forte para concorrer à reeleição de governador de São Paulo. Publicamente, ele segue se posicionando a favor do capitão da reserva.
Tarcísio em Brasília
A ida do governador para Brasília não foi apenas para participar do jantar promovido por Lira. Ele se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os outros 26 governadores para tratar de diversos assuntos.
Após o fim do encontro, Tarcísio, Lula e os outros mandatários estaduais divulgaram uma carta em defesa da democracia.
Lira terá apoio amplo na Câmara
Apesar da rejeição do PSOL, Lira terá enorme apoio na Câmara. Ele contará com os votos de deputados tanto do PL quanto do PT. Não por acaso o jantar contou com a presença de diversos parlamentares, como Eduardo Bolsonaro, Ricardo Salles, Mário Frias e Érika Hilton.
O PT cogitou formar uma base governista para isolar o PL, mas percebeu que não teria votos suficientes e decidiu negociar espaço na Mesa Diretora com Lira. A intenção é evitar que o presidente da Câmara se coloque como oposição ao governo federal.
O PL também iniciou conversas para lançar um nome, mas chegou à conclusão que o melhor caminho era apoiar Lira. Valdemar Costa Neto até ameaçou expulsar qualquer parlamentar do partido que se coloque concorrente do atual chefe da Câmara.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar