Brasil e Mundo

Transição define suspensão das estratégias na pasta de Minas e energia

Publicados

em

Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito e líder da equipe de transição para o governo Lula
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito e líder da equipe de transição para o governo Lula

ministro de Minas e Energia , Adolfo Sachsida, garantiu à equipe de  transição do presidente eleito Luiz Inácio  Lula  da Silva (PT) que nos próximos dois meses que finalizam o atual governo, as  estratégias promovidas pela pasta serão suspensas.

Dentre tais  estratégias , estão o processo de abertura do mercado de  energia elétrica para baixa tensão, que engloba os imóveis residenciais, além do apoio a tramitação de projetos do Congresso. Tudo será suspenso até o início da próxima gestão.

Outros pontos que a  equipe de transição  quer que seja paralisado neste momento são os procedimentos na esfera de óleo e gás, materiais que são de responsabilidade da Petrobras, bem como as privatizações, como a gasoduto Bolívia-Brasil. Segundo uma apuração da Folha, o  ministro  se dispôs a intermediar uma reunião, mas deixando claro que não podem interferir em uma instituição de capital aberto.


O senador Jean Paul Prates (PT-RN), membro da  equipe  de  transição no setor de Minas e Energia , disse que as suspensões são de “qualquer decisão de caráter estrutural e estratégico do Ministério”, ficando deste modo até a finalização da  transição

“Também fizemos menção em relação a isso, se dentro disso, estariam incluídas as decisões que a Petrobras está tomando em relação a algumas vendas de ativos que estão em curso nesse momento, solicitamos essa providência para que o ministro estenda isso a Petrobras, vamos ter um diálogo com a Petrobras especificamente”, afirmou o senador.

As questões envolvendo a Petrobras serão tratadas com a diretoria da estatal, pois o poder de decisão não cabe ao  Ministério de Minas e Energia.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Leia Também:  Deputada Júlia Zanatta (PL) Se Posiciona Sobre Proibição de Celulares nas Escolas


Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Romeu Zema toma posse para segundo mandato como governador de Minas em 1º de janeiro
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA