Brasil e Mundo
Trem descarrila, produto químico vaza e contamina ar nos EUA
A população de Ohio e Pensilvânia estão sentindo as consequências de um acidente envolvendo um trem descarrilado no começo do mês. O impacto fez com que o meio de transporte causasse um grande derramamento de cloreto de vinila, ocasionando em um incêndio.
Pessoas que moravam há 1,6 km do local da explosão tiveram que deixar suas residências para não serem intoxicadas pelo gás gerado na queima do produto. O acidente aconteceu em 3 de fevereiro, em East Palestine, e cerca de 50 vagões – 10 transportavam o cloreto – descarrilaram.
O cloreto de vinila foi liberado no ar por cinco desses carros. Os bombeiros conseguiram diminuir a quantidade de produtos químicos tóxicos e inflamáveis na atmosfera, no entanto, ainda há uma nuvem de fumaça na região, o que preocupa as autoridades.
Os bombeiros retiraram as famílias dos bairros próximos de Ohio e Pensilvânia para que não sofressem com os produtos tóxicos. Porém, os governos das duas regiões já permitiram que eles voltem para as suas casas.
Cuidados em outros locais
Não são apenas Ohio e Pensilvânia que estão preocupados com a nuvem escura de fumaça. Uma empresa de água da Virginia Ocidental mudou seu método de processo de tratamento de água para que não haja nenhuma contaminação.
A concessionária informou que estudos foram feitos e que não houve nenhuma mudança na água bruta captada do rio Ohio. No entanto, eles seguirão tomando todos os cuidados para não prejudicar a população.
Veja o vídeo:
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
1800 militares da Marinha do Brasil realizam Operação Furnas 2025
A Marinha do Brasil (MB) está conduzindo, ao longo desta semana, a Operação Furnas 2025, um dos maiores treinamentos militares já realizados em Minas Gerais. A operação mobiliza cerca de 1.800 militares, além de embarcações, helicópteros, aviões de caça, drones, veículos blindados e anfíbios, em uma estrutura montada na região do Lago de Furnas, no Sul do estado.
O exercício, que seguirá até o dia 30 de outubro, conta com a participação de militares de nove países — entre eles França, Portugal, Chile e Reino Unido — e de um representante da Junta Interamericana de Defesa. O objetivo é treinar tropas e fortalecer a integração entre forças civis e militares, com foco em operações de defesa, missões de paz e ações de resposta a desastres naturais.
Ação Cívico-Social beneficiou população de São José da Barra
No último sábado (25), a Marinha promoveu uma Ação Cívico-Social (ACISO) em São José da Barra (MG), beneficiando centenas de moradores da cidade e de municípios vizinhos.
Durante a ação, foram oferecidos atendimentos médicos e odontológicos gratuitos, vacinação, aferição de pressão e glicemia, oficinas de primeiros socorros, cortes de cabelo, além de atividades educativas e culturais.
A programação contou com apresentações de cães de guerra, Banda do Corpo de Fuzileiros Navais, Fanfarra Municipal de São José da Barra e mostra de equipamentos e viaturas da Marinha, atraindo famílias e crianças durante todo o dia.
De acordo com o Capitão de Fragata Demóstenes Apostolides, diretor da Unidade Médica Expedicionária da Marinha, mais de 200 pessoas foram atendidas.
“Esse tipo de iniciativa aproxima a Marinha da população e reforça o compromisso social da instituição, que não se limita apenas à atuação militar, mas também ao cuidado e à solidariedade”, destacou o oficial.
Workshop em Passos reuniu instituições civis e militares
Na segunda-feira (27), a Marinha realizou o II Workshop Interagências de Cooperação com a Defesa Civil, na Faculdade Santa Casa de Passos (MG).
O encontro reuniu representantes da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Eletrobras, Santa Casa de Misericórdia e universitários da região.O evento teve como foco o intercâmbio de experiências e a troca de lições aprendidas em situações de emergência e desastres naturais, fortalecendo a integração entre órgãos civis e militares.
A programação incluiu palestras temáticas e um exercício de coordenação interagências, simulando cenários de calamidade pública.Demonstração de Capacidades será realizada nesta quarta-feira
O ponto alto da Operação Furnas 2025 acontecerá nesta quarta-feira (29), com a Demonstração de Capacidades no Lago de Furnas.
Durante o evento, a Marinha apresentará parte de seus meios operativos, com embarcações, aeronaves, veículos blindados e anfíbios, exibindo ao público a estrutura e a preparação das forças brasileiras para atuar em diferentes tipos de cenário.Presença e integração
Com a Operação Furnas 2025, a Marinha reforça sua presença estratégica em Minas Gerais e demonstra a importância do Lago de Furnas como área de treinamento e de integração com a sociedade civil.
As ações unem tecnologia, capacitação militar e compromisso social, fortalecendo o elo entre as Forças Armadas e a população mineira.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSetor de sorvetes denuncia possíveis práticas anticoncorrenciais de multinacionais e pede explicações sobre preços no Brasil
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásBR&381 com radares em 68 pontos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásOuro Preto ganha parque tecnológico
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásSítio Cascalho: histórias de superação na cafeicultura
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás“Sá Biquinha”: café cheio de histórias e memórias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásForrageiras mostram alto desempenho no semiárido
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásPrefeito vai vetar aumento dos vereadores
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásJornada Pedagógica qualifica instrutores e fortalece a educação no meio rural



