Brasil e Mundo
Unidades de saúde Yanomami têm esgoto a céu aberto e remédios vencidos


Um relatório dilvulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (8) mostra que equipes da pasta encontraram uma situação “insalubre” ao visitar postos de saúde que atendem indígenas Yanomami na região de Roraima . Segundo o documento, entre as condições precárias encontradas nos locais estão fezes em alojamentos, esgos a céu aberto e, até mesmo, medicamentos vencidos.
O relatório “Missão Yanomami” detalhou a visita dos agentes do Ministério da Saúde em Boa Vista e na Terra Indígena entre os dias 15 e 25 de janeiro. Dentre os locais listados estão a Casa de Saúde Indígena (Casai) de Boa Vista, polo base Surucucu e polo base Xitei.
Na Casai, unidade responsável pelo apoio, acolhimento e assistência aos indígenas na capital, foi encontrado, segundos as equipes, uma “estrutura precária sem ambiente adequado para higiene” . Ainda de acordo com eles, além disso, há banheiros com sanitários e portas quebradas, sem higienização e com canos enferrujados.
“Alguns alojamentos têm sanitários no chão (banheiro turco) e estão com a saída de água e estrutura muito danificadas. Malocas ou chaponas [local onde os indígenas ficam] muito sujas, com fezes por todo lado. Visualizado esgoto a céu aberto em vários pontos da área e muito lixo espalhado”, detalha o documento.
O local foi visitado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 21 de janeiro. Após sair da unidade, o mandatário classificiou a situação como “desumana” . Na ocasião, a unidade de saúde indígena estava superlotada com cerca de 715 indígenas internados – mais que o dobro da capacidade de cerca de 300 vagas.
A Terra Yanomami, maior território indígena do país, enfrenta uma crise humanitária e sanitária devido ao avanço do garimpo ilegal na região, apontado como o maior causador dos problemas atualmente. Crianças e adultos indígenas enfrentam quadros graves de desnutrição e malária.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais