Brasil e Mundo
Vídeo: manifestantes protestam em Brasília contra Lula


Cerca de 100 manifestantes estão agrupados em frente ao hotel onde o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está hospedado, em Brasília . Eles protestam contra a eleição do petista, vencida no dia 30 de outubro.
O grupo segurava bandeiras do Brasil e faixas com palavras de ordem, dizendo que é hora de o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, “agir”.
Os manifestantes chegaram por volta das 18h, em 3 ônibus. Entre eles, estava o influenciador Oswaldo Eustáquio, apoiador do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) , derrotado no segundo turno das eleições.
Os presentes gritavam por um ato antidemocrático, a intervenção das Forças Armadas. Eles ainda xingavam Lula e os ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF ) Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A equipe de segurança do presidente eleito manteve todos os manifestantes fora do saguão do hotel. Ademais, 11 viaturas da Polícia Militar e um micro-ônibus da tropa de choque estiveram no local.
A segurança de Lula é feita principalmente por integrantes da PF (Polícia Federal) e por agentes da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal).
Outros protestos
Na sexta-feira (2), indígenas protestaram contra a eleição de Lula no Aeroporto Internacional de Brasília . Eles entoavam: “Se precisar, a gente acampa, mas o ladrão não sobe a rampa”. Por conta das manifestações, voos atrasaram.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas