Segunda-Feira, 7 de Abril de 2025

Brasil e Mundo

Wilson Lima lamenta morte de Amazonino: “Maiores líderes da história”

Publicados

em

Wilson Lima e Amazonino
Reprodução/redes sociais

Wilson Lima e Amazonino

O governador do Amazonas , Wilson Lima (União Brasil), usou as redes sociais para lamentar a morte de Amazonino Mendes (Cidadania) e decretar luto oficial de sete dias no estado. O ex-chefe do Executivo amazonense morreu aos 83 anos neste domingo (12).

“Entrei para a política fazendo críticas e buscando, em grande parte das vezes, sempre ser um contraponto ao que ele e seu grupo político foram e representaram para o nosso Estado. Mas uma coisa é inegável: Amazonino foi um dos maiores líderes políticos da história do Amazonas”, afirmou Lima.

Os dois se enfrentaram na corrida eleitoral pelo estado em duas oportunidades. A primeira disputa ocorreu em 2018, quando Amazonino tentava se reeleger. Porém, Wilson Lima conseguiu superá-lo e foi eleito pela primeira vez.

No ano passado, Mendes voltou a ser candidato para ocupar o cargo de governador pela quinta vez. Porém, Wilson Lima o superou e foi reeleito.

Além do governador do Amazonas, Amazonino foi homenageado por outras lideranças políticas.  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o falecimento do político.

Leia Também:  Engenheiro é preso por envolvimento na morte da namamorada

“Amazonino Mendes tinha gosto e vocação política, governando o estado do Amazonas quatro vezes, representando-o no Senado, e sendo também prefeito três vezes de Manaus”, escreveu o petista.

Amazonino Mendes

Amazonino foi internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, no dia 25 de dezembro de 2022. O quadro de saúde dele estava piorando ao longo dos últimos anos. Durante a campanha do ano passado, ele não teve uma agenda cheia e evitou participar de grandes mobilizações no interior.

Após a eleição, ele foi internado para se recuperar de uma inflamação no intestino grosso e uma pneumonia, mas recebeu alta no dia 6 de dezembro. No dia 18, ele passou por uma consulta médica e recebeu a orientação de permanecer em São Paulo. Dias depois, ele retornou para o hospital e ficou por lá por 48 dias.

A família ainda não deu detalhes do velório e como o corpo será levado para Manaus, onde deve ser velado e sepultado. Ele deixa três filhos.

Veja a trajetória de Amazonino Mendes

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Tragédia na BR-365: Acidente em Uberlândia Mata 4 Pessoas e Deixa Feridos
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA