Brasil e Mundo

Yanomami: 78% das crianças com desnutrição atendidas já ganharam peso

Publicados

em

Crianças desnutridas na terra indígena Yanomami
Divulgação/Urihi Associação Yanomami

Crianças desnutridas na terra indígena Yanomami

Cerca de 78% das crianças Yanomami com desnutrição resgatadas no último mês em Roraima tiveram ganho de peso, apontam dados de acompanhamento de pacientes da Casa de Saúde Indígena (Casai). Segundo o Ministério da Saúde , um total de 186 atendimentos de crianças entre 0 e 14 anos foram realizados na unidade de janeiro até o último dia 13/2.

Os detalhamentos constam em um informe criado pela pasta intitulado de “Missão Yanomami”.  O território indígena, considerado o maior do Brasil, passa por uma grave crise humanitária e sanitária.

“Acompanhamento envolveu alimentação assistida e suplementação. Equipe se prepara para ampliar o tratamento para mais crianças”, detalha o informe.

Logo após o governo federal declarar emergência de saúde pública no local, ações para enfrentar à desassistência sanitária no território e em apoio aos indígenas tiveram início no dia 22 de janeiro.

Leia Também:  Covid-19: Saúde entrega vacinas destinadas a crianças com comorbidades

Nesta quarta-feira (15), está prevista a chegada de 12 novos profissionais da Força Nacional de Saúde para atuação na gestão das equipes e na Casai. Objetivo é ampliar o atendimento aos indígenas.

O Ministério da Saúde também destinou nove nove equipes de controle de endemia para atuarem no Território Yanomami. Ao todo, serão 18 profissionais em campo.

Além disso, junto com os profissionais, a pasta destinou medicamentos para tratamento da malária, balanças e testes rápidos. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Leia o decreto de Lula para o povo Yanomami
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA