Brasil e Mundo

Yanomami: mais de 700 crianças indígenas foram internadas em 2022

Publicados

em

Crianças Yanomami com desnutrição severa são atendidos por equipes do Ministério da Saúde
Condisi-YY/Divulgação – 21.01.2023

Crianças Yanomami com desnutrição severa são atendidos por equipes do Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde ( SMSA ) divulgou nesta quinta-feira (26) que em 2022 cerca de 703  crianças Yanomami foram internadas no hospital infantil de Roraima . Até a última quarta (25), 46 ainda estavam internadas na unidade, cinco delas em Unidades de Terapia Intensiva ( UTI ).

Segundo a SMSA, esses números são referentes aos pacientes internados no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).

Veja quais foram as principais causas das internações:

  • doença diarréica aguda;
  • gastroenterocolite aguda;
  • desnutrição;
  • desnutrição grave;
  • pneumonia;
  • picada de cobra e malária.

Os indígenas são atendidos na própria comunidades, no entanto, quando há um agravamento do quadro de saúde e a doença não pode ser tratada no local, as crianças são removidas de avião para Boa Vista, onde recebem atendimento no HCSA.

Leia Também:  Biden não virá para a posse de Lula; saiba quem confirmou presença

A unidade de saúde, administrada pela prefeitura de Boa Vista, é a única em Roraima que atende crianças de até 13 anos. Além disso, o hospital também recebe pacientes de outros países, como da Guiana e Venezuela, por fazerem fronteira com o Brasil.

“Desde novembro de 2019, a unidade hospitalar recebe recursos do IAE-PI (Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas). O valor mensal é de R$ 42.550,00. Quanto à saúde indígena, oferece alimentação e ambiente respeitando a cultura e hábitos dos povos indígenas”, afirmou a prefeitura.

Equipes do Ministério da Saúde realizam o resgate de indígenas em estado grave no território Yanomami desde o dia 16 de janeiro. Até o dia 24 de janeiro, cerca de 29 novas internações de crianças foram registradas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia diz que bolsonarista pretendia distribuir armas para atentado
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA