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Yanomami: Secretário de Saúde acusa políticos de terem elo com garimpo

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Povo Yanomami
Fernando Frazão/Agência Brasil

Povo Yanomami

Ricardo Weibe Tapeba , secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde , afirmou nesta terça-feira (7) que os DSEIs ( Distrito Sanitário Especial Indígena ), incluindo o Yanomami , foram “aparelhados” por políticos de Roraima. A declaração foi dada em coletiva de imprensa feita em Boa Vista.

Tapeba relatou que os políticos responsáveis por aparelhar os DSEIs prejudicaram o trabalho das equipes do setor. Ele ainda os acusou de terem ligações com garimpeiros.

“O que a gente experimentou no DSEI yanomami nos últimos anos foi um verdadeiro aparelhamento político, de verdadeiras oligarquias políticas que detém o poder em Roraima. As dificuldades que nós identificamos da área de gestão é resultado desse aparelhamento”, declarou o secretário.

Ricardo Weibe Tapeba, questionado quais pessoas estavam envolvidas no aparelhamento, afirmou que não poderia dar mais detalhes sobre o caso, porque a Polícia Federal estava investigando.

Ainda durante a coletiva, o secretário contou que precisará instalar um segundo hospital de campanha na região Yanomami para que sejam feitos atendimentos médicos aos indígenas. A unidade fará com que o grupo não precise se deslocar para Boa Vista, capital do estado.

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Ele ainda explicou que há um plano de infraestrutura para melhorar as condições nas unidades de saúde. “Vai resultar numa solução de água para as unidades de saúde, energia elétrica, internet e telefone e melhora nas condições físicas para diminuir a rotatividade de profissionais”, detalhou.

Governo Lula não tem informação de quantos garimpeiros escaparam do local

O ministro da Defesa, José Múcio, contou que o governo federal não tem feito o monitoramento de quantos garimpeiros fugiram das terras Yanomami.  Ele relatou que a preocupação atual é a humanitária dos indígenas.

Múcio viajará para a região para acompanhar as ações de assistência do governo federal aos indígenas. Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos, e Joenia Wapichana, presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), deverão também fazer parte da viagem.

A Terra Yanomami é a maior reserva indígena do Brasil. Atualmente, o local passa por uma grave crise sanitária. São dezenas de casos de malária e desnutrição grave. A situação piorou muito durante o governo Bolsonaro, que não criou política pública para evitar o avanço do garimpo ilegal.

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“Evidentemente nós estamos, primeiro, preocupados com a questão humanitária. Resolver a questão dos índios, da doença, tirar o povo que está lá dentro que não pode sair. Nós estamos com aviões pequenos dando esse apoio lá no aeroporto de Surucucu, a pista está em obras, a gente não pode levar aviões maiores. Então, você tem que levar mantimentos, trazer doentes, levar as pessoas que estão ficando boas. E está todo mundo envolvido nisso para ver se a gente vira essa página”, falou Múcio.

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Fonte: IG Política

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Fim da Carteira Nacional de Habilitação

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A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.

Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.

Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?

A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.

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Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.

Como a Validade da CNH Será Afetada?

O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.

Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.

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Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?

As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.

 

Fonte/ TerraBrasilNoticias

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