CIDADES
Cabo Juliano vai lançar livro sobre a história de Alpinópolis
ALPINÓPOLIS, o historiador, escritor e Policial Militar Cabo Juliano Pereira de Souza lançará mais um livro sobre a história da cidade intitulado “Caminhando pela História – Um Passeio Pelas Ruas”, remonta a história da cidade através dos nomes das Ruas, Avenidas, Praças e Prédios públicos.
O autor realizou uma minuciosa pesquisa ao longo de 10 anos para apresentar os dados biográficos e genealógicos das personalidades que dão nome às ruas, avenidas, praças e prédios públicos do município de Alpinópolis. O autor também não se privou somente em relatar personalidades do passado, procurando reconhecer pessoas ainda vivas que muito fizeram e ainda fazem parte da história de Alpinópolis.
Além de relatar as biografias, o autor descreve primeiramente a história da cidade, desde a pequena Fazenda Ventania, depois arraial de São Sebastião da Ventania até chegar a Alpinópolis. O livro também descreve a história dos Bairros e seus pontos principais, procurando apontar como foi a evolução de cada um deles.
Outro atrativo são as fotografias antigas e atuais, que o autor ao longo dos anos adquiriu com várias famílias da cidade e possui um grande arquivo que serve de fonte de pesquisa a vários pesquisadores.
O projeto ganhou apoio e mobilizou vários empresários da cidade e anônimos, os quais contribuíram para que a obra chegasse ao seu estágio final e pudesse pudessem chegar às mãos da população, livros também vão ser distribuídos pela Prefeitura nas bibliotecas das escolas municipais para que alunos tenham o material como fonte de pesquisa.
A cerimônia de lançamento e homenagem aos “Amigos da História” está prevista para o dia 15 de dezembro no Teatro São Paulo, às 19 horas, onde ocorrerá apresentação de Ternos de Congo.
O autor também durante a cerimônia realizará homenagens a alguns filhos ilustres da cidade que fizeram e ainda fazem pela cidade de Alpinópolis, engrandecendo nossa cultura local. Parte da renda da venda dos livros será destinada a ações sociais da cidade, o qual o policial militar vem realizando ao lado dos integrantes do 3º pelotão de Alpinópolis.
O autor
Juliano Pereira de Souza, casado, pais de 2 filhos, e mais um a caminho é natural de Alpinópolis, atualmente exerce o cargo de Cabo da PMMG, sendo responsável pela Comunicação Organizacional do 3º Pelotão, trabalho que vem sendo feito com muita sabedoria e trouxe resultados satisfatórios a instituição. Porém o autor há mais de dez anos, vem realizando trabalho de pesquisas históricas e genealógicas no município e é um defensor da cultura local intervindo junto às autoridades locais para a perpetuação das tradições e da memória local.
No ano passado o autor lançou o Livro: “Ventania Valorizando Nosso Povo – Conhecendo Nossa História”, o qual tinha o intuito de chamar atenção das autoridades locais para que personalidades históricas que ainda não foram reconhecidas pelo poder público serem homenageadas . Devido a esse trabalho várias dessas personalidades foram homenageadas e vários dos nomes ganharam nomes de logradouros públicos e assim tiveram seu reconhecimento.
O pesquisador também é integrante do CBG (Colégio Brasileiro de Genealogia) e também recentemente ocupa cadeira no IGENSM (Instituto Genealógico Sul Mineiro).
“Tenho certeza que esse livro será um marco muito importante para a população alpinopolense e para os jovens, muitas vezes percorremos a cidade e vemos os nomes gravados em nossos logradouros, porém não sabemos que são essas pessoas e o que fizeram pela nossa cidade, com esse trabalho todos poderão sanar tais lacunas.” Disse o Cabo Juliano Pereira de Souza.
Direção gmaisbrazil.com.br Alex Cavalcante
Brasil e Mundo
Diego Oliveira (PSD) cala a opinião pública e torra 500 milhões a mais que gestão anterior!
Passos, cidade outrora promissora, agora se vê à deriva sob a gestão do prefeito Diego Oliveira. Em pouco mais de 42 meses no poder, Diego, do PSD (aquele partido do senador Rodrigo Pacheco, aliado de Lula), conseguiu a façanha de queimar meio bilhão de reais a mais que o seu antecessor, Renatinho Ourives – e tudo isso sem entregar uma obra que preste! Como se isso não fosse o suficiente, o prefeito ainda teve a brilhante ideia de pegar um empréstimo de R$ 70 milhões. Para quê? Pergunta para os vereadores que aprovaram a conta.
Além de todos os valores mencionados Diego Oliveira ainda torrou na sua gestão R$ 3,3 milhões em propaganda de rádio e Web TV. O que é mais importante? Consertar buracos ou brilhar nas telinhas? Fazer exames de saúde ou calar a opinião pública? Acho que já sabemos a resposta…
Entre 2021 e 2022, enquanto a cidade se esburacava e adoecia, Diego achou mais interessante investir em sua imagem. Foram R$ 2,5 milhões gastos em propaganda apenas neste período, enquanto apenas R$ 622 mil reais foram destinados à manutenção das ruas. Quer fazer as contas? O gasto em propaganda foi cinco vezes maior do que o destinado a tapar os buracos que afundam os carros dos cidadãos. Parece piada, mas não é!
Milhões Que Poderiam Ter Salvado Vidas
Agora, vamos falar sério: os R$ 500 milhões que o prefeito torrou vieram de onde? Claro, do governo Bolsonaro, que injetou dinheiro em todas as prefeituras do país. Mas em Passos, esses recursos caíram nas mãos de um gestor que parece estar mais preocupado com o brilho da própria imagem do que com a população. Para se ter uma ideia, com esse dinheiro daria para comprar 2.000 ambulâncias ou realizar cerca de 25 mil cirurgias eletivas no SUS. Hoje, a fila para esses procedimentos continua crescendo, com mais de 50 mil pedidos aguardando – sem previsão de atendimento. Mas calma, Diego está na TV e no rádio, então tudo deve estar bem, né?
O produtor rural Cláudio Michillo desabafa: “Da porteira pra dentro, ninguém precisa do prefeito. Precisamos da porteira pra fora! Esse dinheiro todo de propaganda daria pra consertar a estrada mestre pelos próximos 10 anos. Mas o produtor rural não rende votos!”
E a cereja no bolo? O Ministério Público está de olho nos contratos de publicidade feitos sem licitação. A prefeitura até tentou justificar, mas a desculpa não convenceu ninguém. Afinal, será que a propaganda era mesmo para informar a população ou apenas para promover o prefeito e calar quem ousa questionar? A pergunta que fica no ar: *cadê o dinheiro que estava aqui?*
Se tem uma coisa que a gente aprendeu, é que quando a política vira um circo, o palhaço somos todos nós. Fica o alerta: cuidado com o preço do espetáculo, porque a conta quem paga é você!