COLUNA MG

Audiência pública sobre pilha de rejeitos e estéril Guariba

Publicados

em

A Ferro+ Mineração S.A. conjuntamente com FEAM (Fundação Estadual do Meio Ambiente), convida a população para participar da Audiência Pública onde será apresentado o empreendimento e discutido o Estudo Ambiental (EIA/RIMA) da Pilha de Rejeito e Estéril Guariba, localizada em Ouro Preto-MG e Congonhas- MG, conforme processo SLA 716/2023.

A AUDIÊNCIA PÚBLICA SERÁ REALIZADA NO DIA 05 DE JUNHO DE 2024 ÀS 19H.
Será possível participar do evento de 2 formas:
1 Presencialmente
Escola Municipal Engenheiro Oscar Weinschenck
Rua Padre João Pio, no 115, Matriz, Congonhas-MG.
Haverá transporte gratuito de ida e volta para o município de Ouro Preto-MG, Mota, Distrito de Miguel Burnier (Ouro Preto-MG) e bairro Pires (Congonhas-MG). Cadastre-se via WhatsApp (31) 99988-6336 até dia 31/05/2024, de segunda à sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h.

2 YouTube (acompanhar)
Os interessados podem também acompanhar a audiência pública ao vivo logo abaixo.
ATENÇÃO: Pelo Site/YouTube só será possível visualizar, ou seja, para formular perguntas orais ou escritas, o participante necessariamente deverá realizar sua participação presencialmente conforme Deliberação Normativa COPAM nº 225 de 25 de julho de 2018.

Leia Também:  Mineiro é vice-presidente da CNM

Conheça o projeto

O projeto Guariba, com processo SLA nº 716/2023, empreendimento previsto para ser instalado nos municípios de Congonhas e Ouro Preto no estado de Minas Gerais. O projeto contempla ampliação da área de disposição de estéril e rejeitos produzidos no complexo minerário atualmente licenciado.
Será implantada uma pilha de estéril e rejeito, assistida por estruturas auxiliares como estrada, rejeitoduto e adutora para recirculação de água. A área de implantação da Pilha de Disposição de Estéril e Rejeito – PDER Guariba está inserida nos municípios de Ouro Preto nas proximidades dos distritos de Mota e Miguel Burnier e bairro Pires em Congonhas.

Estudo Ambiental

Todos os estudos realizados na área do empreendimento, impactos diagnosticados, bem como as ações, medidas, planos e programas que estão sendo indicados para se evitar, minimizar e/ou compensar os danos ambientais e sociais previstos no Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) foram realizados por uma equipe de técnicos e especialistas em diversas áreas do conhecimento, em conformidade com a legislação ambiental vigente.
O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) está disponível para consulta nos seguintes locais:
– Secretaria Do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Congonhas-MG na Av. Júlia Kubitschek, nº 230, Centro;
– Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Ouro Preto-MG na Praça Américo Lopes,nº 109, Pilar;
– Câmara Municipal de Congonhas- MG na Rua Dr. Pacífico Homem Junior, nº 82, Centro;
– Câmara Municipal de Ouro Preto- MG na Praça Tiradentes, nº41, Centro;
– Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Comarca de Congonhas- MG na Rua Valdir Cunha, nº 205, Centro
– Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Comarca de Ouro Preto- MG na Praça Reinaldo Alves de Brito, nº 68, Centro
– E aqui no site
https://www.audienciaprojetoguariba.com.br/

Leia Também:  Cachaça mineira terá centro de referência

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

COLUNA MG

Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH

Publicados

em

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.

Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.

“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.

Leia Também:  Políticas para mães de vítimas de abuso sexual são tema de audiência

Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.

Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Leia Também:  Publicado comunicado sobre concurso de policial legislativo da ALMG

Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA