COLUNA MG
Estrada de Ferro completa 120 anos
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Estrada de Ferro completa 120 anos
A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) completou 120 anos como uma das ferrovias mais modernas e seguras do Brasil, com tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e sistemas de monitoramento. A inovação inclui inspeção automática de vagões, carro controle para medição da geometria da linha e carro ultrassom para identificar e prevenir fraturas de trilhos. Todas as informações são gerenciadas pelo Centro de Controle Operacional em Vitória (ES), garantindo segurança e eficiência na movimentação de trens e mercadorias ao longo dos 905 quilômetros da ferrovia. (Jornal Classivale – Ipatinga)
https://jornalclassivale.com.br/noticia/3329/estrada-de-ferro-vitoria-a-minas-completa-120-anos
Roberta Miranda é confirmada em festival
Roberta Miranda é uma das atrações confirmada no XVI Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica. Haverá ainda diversas outras atrações musicais, como Clayton e Romário, Bruno Rosa, Duduca e Dalvan, Falcão e Darvel. O evento acontece de 30 de maio a 2 de junho. O cardápio conta com mais de 70 pratos diferentes, preparados por moradores locais, em fogões a lenha a céu aberto. Conforme a Prefeitura, também haverá aulas gratuitas de gastronomia durante o festival. (Tribuna Forminguense)
Curso gratuito para produtores rurais
A Prefeitura de Pouso Alegre, em mais um esforço para fortalecer o setor agrícola do município, está apoiando um curso essencial para produtores rurais. Em parceria com o Sebrae, será oferecido o curso “Checkup Finanças – Sebrae Agro”, totalmente gratuito e voltado para a gestão financeira no campo. O curso aborda temas fundamentais para o sucesso financeiro das propriedades rurais, incluindo planejamento financeiro, gestão de receitas e despesas, custos fixos e variáveis, além de orientações sobre crédito rural. Esta é uma oportunidade única para os produtores rurais de Pouso Alegre aprimorarem seus conhecimentos em gestão financeira. (Diário Regional – Pouso Alegre)
20ª Expoleste em Valadares
A 20ª Expoleste em Governador Valadares está chegando, e a Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE-GV) traz a terceira edição da “ExpoTurismo Viva Valadares”. O evento acontecerá de 22 a 26 de e apresentará estandes com potencialidades e destinos turísticos do município. Durante os cinco dias de evento os visitantes conhecerão atrações como: aventuras no ar, na água e na terra com experiência virtual; apresentação do inventário de aves da Ibituruna; rotas e circuitos gastronômicos; informações de festivais e torneios e apresentação de projetos de artesanato. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
Prefeitura amplia vacinação contra HPV
A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba ampliou a vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos, além do público de 9 a 14 anos. A medida tem como objetivo aumentar a adesão à vacinação e combater o câncer de colo do útero. A recomendação da dose única foi embasada em estudos que comprovam sua eficácia, seguindo as diretrizes da OMS e da Opas. O grupo prioritário também inclui pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, podendo receber a vacina até os 45 anos. (Jornal de Uberaba)
Santuário espera 50 mil fiéis
O Santuário de Santa Rita em Cássia espera receber cerca de 50 mil pessoas durante a novena dedicada à santa, que iniciou na última segunda-feira, 13, e estende até o dia 22 de maio. Segundo informações do reitor do santuário, padre Michel Pires, durante o período serão celebrados a Festa de Santa Rita de Cássia e os dois anos do Santuário, maior do mundo dedicado à santa. O Santuário ive uma fase muito promissora. “Já tem uma agenda de eventos fechada e confirmações de romarias ao longo de todo ano”, disse o reitor. (Folha da Manhã – Passos)
https://clicfolha.com.br/santuario-de-santa-rita-espera-50-mil-pessoas-durante-novena/
Uemg terá restaurante em Divinópolis
Foi aprovado em definitivo nesta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei que busca fortalecer as políticas de permanência estudantil. Com a aprovação, a construção do Restaurante Universitário na UEMG unidade Divinópolis será realidade. O projeto tem como objetivo expandir o Programa de Assistência Estudantil para incluir a concessão de auxílios pecuniários, bolsas acadêmicas, moradia estudantil, transporte, restaurante universitário, creche e outros serviços essenciais para o bem-estar e sucesso acadêmico dos estudantes. (Divinews – Divinópolis)
Minas bate recorde em leilões
A Expozebu 2024, realizada em Uberaba, Minas Gerais, foi marcada por recordes de faturamento, alcançando R$ 184,28 milhões com a venda de 1.491 animais. O destaque foi o aumento na média de preços dos animais leiloados, atingindo R$ 123,5 mil por exemplar, impulsionado por vendas excepcionais. A genética bovina brasileira se destacou internacionalmente, evidenciada pela valorização dos animais e pelo reconhecimento da qualidade do mercado nacional. O evento também promoveu debates sobre temas relevantes para o agronegócio brasileiro, consolidando sua importância como plataforma para o setor. (Folha Machadense)
Fonte: SINDIJORI MG
COLUNA MG
Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.
Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.
“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.
Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.
Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Fonte: SINDIJORI MG