Pesquisar
Close this search box.

COLUNA MG

Hospital de Divinópolis será escola

Publicados

em

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Hospital de Divinópolis será escola

Reunião realizada em Brasília selou o acordo para que o Hospital Regional funcione como hospital-escola. A decisão foi fechada após um pedido da Prefeitura de Divinópolis, que foi atendido pelo Ministério da Educação. A definição ocorreu em reunião com participação do prefeito Gleidson Azevedo, do secretário do Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, do governador de Minas, Romeu Zema, do ministro da Educação, Camilo Santana. O hospital-escola funcionará em parceira com a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). (Jornal Agora – Divinópolis)

https://www.agoracomvoce.com.br/2024/05/21/exclusivo-hospital-regional-de-divinopolis-funcionara-como-hospital-escola/

MP de Patos de Minas ganha sede

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inaugurou, nesta quarta-feira, 22 de maio, a nova sede das Promotorias de Justiça de Patos de Minas. A solenidade contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, de representantes da administração do MPMG, promotores de Justiça da região e outras autoridades. Antes, às 15 horas, Jarbas Soares Júnior recebeu o Título de Cidadão Honorário de Patos de Minas, em solenidade na Câmara Municipal. (Folha Patense)

https://folhapatense.com.br/patos-de-minas/nova-sede-do-ministerio-publico-de-minas-gerais-em-patos-de-minas-sera-inaugurada-amanha-quarta-feira/

Congresso da AMM movimenta MG

A Associação Mineira de Municípios (AMM) está na reta final na organização do 39º Congresso Mineiro de Municípios, que acontece nos dias 4 e 5 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. Segundo o presidente da entidade e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, o evento deste ano promete recorde de público. “Será mais uma grande oportunidade para debatermos a nossa pauta municipalista e os gestores municipais poderem se qualificar em mais de 400 temas relacionados à gestão pública”, explica. (Gazeta de Varginha)

Leia Também:  Charretes substituídas em Tiradentes

https://www.gazetadevarginha.com.br/post/39%C2%BA-congresso-mineiro-de-munic%C3%ADpios-amm-movimenta-minas-gerais-nos-dias-4-e-5-de-junho

Fliaraxá homenageia Djamila e Bruna

O Festival Literário Internacional de Araxá (Fliaraxá) celebra sua 12ª edição de 19 a 23 de junho, com o tema “Memória, Literatura e Diversidade”. O evento contará com 84 convidados, divididos igualmente por gênero e raça, e todas as atividades serão transmitidas on-line. Realizado na Fundação Calmon Barreto, o festival inclui programação infantil, a “Rua da Economia Criativa”, e homenageia as autoras Djamila Ribeiro e Bruna Lombardi, além de ter Conceição Evaristo como convidada especial. O falecido Ziraldo é o patrono, e um prêmio de redação e desenho será baseado em sua obra. (Clarim – Araxá)

https://clarim.net.br/fliaraxa-recebe-mais-de-80-autores/)

BH homenageia líder quilombola

Belo Horizonte recebeu a escultura “A Voz do Vale”, homenageando o líder quilombola Alê do Rosário, instalada no Quintal da Dona Geni, no Bairro Lagoinha. Criada pelos artistas Gu Ferreira e Paulo César Aguiar para o programa “Caminhos”, a obra visa reintegrar a população em situação de vulnerabilidade social através da arte. Na cerimônia de inauguração, Eliane Parreiras e o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, destacaram o impacto de Alê do Rosário na valorização das comunidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha. (Jornal Esplanada – Belo Horizonte)

https://jornalesplanada.com.br/pbh-participa-de-parceria-para-homenagear-lider-quilombola-ale-do-rosario/

Formiga é contemplada com Programa

Na segunda-feira (20), autoridades de Formiga estiveram no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social em Brasília, onde foram informados que o município foi contemplado com R$250 mil pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A medida visa ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares. O programa permite que alimentos adquiridos pelo Poder Público sejam destinados ao Banco Municipal de Alimentos para beneficiar famílias em insegurança alimentar. (Últimas Notícias – Formiga)

https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/formiga-e-contemplada-com-proposta-do-programa-de-aquisicao-de-alimentos/)

Leia Também:  Festas Juninas movimentam o comércio mineiro

Tradição dos Jogos Indígenas retomada

Os Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais (JPIMG) retornaram para sua sétima edição em Carmésia, no Vale do Rio Doce, de 20 a 24 de maio. O evento, que não ocorria desde a pandemia, reúne quase mil atletas de 22 aldeias para competições e intercâmbio cultural. Organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Educação, o JPIMG promove a valorização das culturas indígenas com esportes, artesanato e apresentações. (Jornal Andradas Hoje)

https://jornalandradashoje.com.br/governo-de-minas-retoma-a-tradicao-dos-jogos-dos-povos-indigenas/)

Risco de desastre ambiental de Minas

O levantamento do governo federal identificou 1.942 municípios brasileiros suscetíveis a desastres ambientais, afetando 8,9 milhões de pessoas. Esse estudo, atualizado em 2022, serve para embasar as obras do Novo PAC. A Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Minas Gerais e Acre são os estados com maior população em áreas de risco. As recomendações incluem melhorar sistemas de alerta e coordenar ações governamentais para gestão de riscos e prevenção de desastres. Populações pobres são as mais vulneráveis. No Sul de Minas, cidades como Alfenas e Pouso Alegre estão na lista de risco. (Jornal da Região – Guaxupé)

https://www.jornaldaregiaoonline.com.br/noticias/cidades/6766/minas-gerais-esta-na-lista-dos-estados-com-risco-de-desastre-ambiental)

Python será destinada para BH

Uma cobra python de três metros de comprimento, originária do sudeste asiático, foi entregue ao Centro de Biodiversidades da Usipa após ser resgatada pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Agora, será encaminhada ao Instituto Estadual de Florestas em Belo Horizonte. Esse resgate faz parte do Programa de Recuperação da Fauna sem Lar do Vale do Aço, patrocinado pela Arpava, Usiminas e IEF, e destaca a importância da preservação da biodiversidade regional. (Diário do Aço – Ipatinga)

https://diariodoaco.com.br/noticia/0115804-python-recebida-pelo-cebus-sera-destinada-a-belo-horizonte

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

COLUNA MG

Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH

Publicados

em

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.

Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.

“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.

Leia Também:  Alunos temem fechamento de escola que funciona na Fucam

Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.

Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Leia Também:  Mineirão será de Andrea Bocelli

Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA