COLUNA MG

Minas Gerais segue liderando com bom desempenho turístico

Publicados

em

O estado de Minas Gerais encerra o primeiro bimestre do ano com um bom desempenho no volume de atividade turística, conforme análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG. Com um desempenho de 7,6% em relação ao mesmo período do ano de 2023, o estado mineiro registra o melhor desempenho do indicador nos primeiros meses do ano. Os estados de Pernambuco e Rio de Janeiro foram os outros que registraram melhores desempenhos, com 4,0% e 3,6%, respectivamente. O desempenho do volume de atividade turística do Brasil foi bem tímido, com um avanço de 0,3%.

O bom desempenho para o período deve ser atribuído ao período de férias e ao carnaval, que aqueceram o turismo mineiro nos primeiros meses de 2024. É importante destacar que o carnaval vem ganhando mais força na capital mineira, contribuindo com o aumento da atividade turística do estado. De acordo com a Prefeitura da Cidade, mais de 262 mil turistas de outros estados visitaram a capital durante o período, e mais de 5,5 milhões de foliões aproveitaram uma das maiores festas de rua do país.

Nos primeiros meses do ano, o Aeroporto de Confins, principal aeroporto do estado, registrou a circulação de mais de 1,28 milhões de passageiros entre embarque e desembarque, um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em números de voos, o estado registrou quase 21 mil pousos e decolagens até fevereiro em todos os seus aeroportos, um aumento de 3,8% em relação aos dois meses do ano de 2023.

O número de turistas estrangeiros no estado registrou um aumento expressivo no período, com crescimento de 52,6%. Minas recebeu 8.427 turistas de 62 países diferentes. No primeiro bimestre de 2023, entraram em solo mineiro 5.523 turistas de 60 países. Cabe destacar que 7 em cada 10 turistas estrangeiros que visitaram Minas Gerais são originários de 5 países:

Portugal (2.708)

Estados Unidos (1.131)

Colômbia (906)

Alemanha (888)

Leia Também:  Governo de Minas publica edital com mais de 19 mil vagas para a rede estadual de ensino

Itália (523)

Para Gilson Machado, economista da Fecomércio MG, o contexto econômico atual, com a inflação convergindo para o centro da meta, a taxa básica de juros desacelerando, o aumento dos investimentos locais, a melhora no mercado de trabalho e nos rendimentos reais, tem contribuído para o crescimento da atividade turística.

O desempenho acumulado nos últimos 12 meses, de março de 2023 a fevereiro de 2024, mostra um crescimento mais intenso. Minas Gerais teve uma alta de 12,6%, mantendo o melhor desempenho para essa abertura, seguido pelos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Bahia, com desempenhos de 10,4%, 8,8% e 8,6%, respectivamente. Já o Ceará (-6,7%) e o Distrito Federal (-2,5%) registraram atividade turística desacelerando com maior intensidade. O desempenho brasileiro para o volume de atividade turística foi de 4,9%.

O mercado de trabalho formal está mais aquecido para as atividades relacionadas ao turismo no estado mineiro. Fevereiro fechou com quase 307 mil profissionais com carteira assinada, sendo adicionados ao longo dos últimos 12 meses 15.415 profissionais ao mercado de trabalho formal. Em fevereiro de 2023, as atividades que compõem o setor turístico tinham 291 mil profissionais com carteira assinada. O setor turístico do estado tem 6,4% de todos os profissionais com carteira de trabalho ativa.

Na comparação anual, fevereiro de 2024 em relação a fevereiro de 2023, Minas Gerais registrou um avanço de 4,9%, segundo melhor desempenho do volume de atividade turística observado entre as Unidades da Federação analisadas. O estado do Ceará teve o melhor crescimento nessa base de comparação, com avanço de 5,6%. Em contraste, os estados do Espírito Santo e Goiás registraram as maiores quedas, com perdas de 12,2% e 8,9%, respectivamente. Vale destacar que o contexto nacional teve um desempenho bem tímido, com uma aceleração de 0,3%.

O indicador do volume de atividade turística registrou certo padrão, com metade das Unidades da Federação registrando avanço e a outra metade apresentando queda na variação mensal, fevereiro frente a janeiro do ano corrente. O estado mineiro teve um desempenho negativo, com queda de 1,5%, enquanto a desaceleração a nível nacional foi menos intensa, com 0,8%. Entre os estados com as maiores quedas, encontram-se Ceará e Santa Catarina, com desacelerações de 5,4% e 3,7%, respectivamente. Entre os estados que tiveram queda na atividade turística, Minas só registrou uma maior desaceleração do que o Rio Grande do Sul, que teve uma queda de 1,0%. Em contraste com esse comportamento de baixas, o Distrito Federal e a Bahia registraram desempenhos mais expressivos, com avanços de 8,3% e 2,4%, respectivamente.

Leia Também:  Unidades produtoras associadas da Siamig Bioenergia mobilizam-se para auxiliar vítimas no RS

Na base de comparação mensal, é muito comum que o indicador registre ora avanço, ora desaceleração. Isso ocorre devido à sua base de comparação ser pequena, o que faz com que as sazonalidades em determinados meses façam com que o indicador desacelere, e o mês de fevereiro possui menos dias que o mês de janeiro.

Com os bons resultados observados nos últimos meses e a crescente visibilidade que o estado de Minas Gerais tem ganhado, os investimentos no setor turístico e suas riquezas gastronômicas, culturais e a fama de melhores anfitriões do Brasil, espera-se que o volume de atividade turística continue mostrando bons resultados. Isso é destacado por Gilson Machado.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

COLUNA MG

Domingos Sávio conduz com maestria o Encontro Regional do PL em Divinópolis e reforça a união da direita mineira

Publicados

em

 

DIVINÓPOLIS- O deputado federal Domingos Sávio (PL-MG) liderou, no último dia 10 de outubro, o Encontro Regional do Partido Liberal (PL) realizado no Clube Oeste, em Divinópolis, reunindo mais de 500 lideranças políticas de mais de 50 cidades mineiras. Pré – candidato ao Senado Sávio ganhou destaque principalmente por defender o agronegócio brasileiro, a saúde e se posicionar contra a ditadura da toga.

O evento contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais e pré-candidatos às eleições de 2026, consolidando o PL como o principal polo de força da direita em Minas Gerais.

Domingos Sávio conduziu o encontro com maestria, dando voz a diversas lideranças e promovendo um ambiente de democracia interna e fortalecimento coletivo. Seu discurso destacou a importância da união e da coerência ideológica no campo conservador.
“Temos que deixar de lado as vaidades pessoais para termos uma conexão com algo bem maior: a liberdade do nosso povo.” Afirmou Sávio!

Representando o deputado federal Maurício do Vôlei, participou o assessor político Alex Cavalcante, conhecido como Mochila, que fez um discurso firme em defesa da liderança de Jair Messias Bolsonaro e das pautas de direita.

Leia Também:  Procon combate abusos na venda de arroz

“Não existe herdeiro de pai vivo. Nosso líder é e vai continuar sendo Jair Messias Bolsonaro. O centrão está tentando matar nosso capitão, e como patriotas temos que resistir”, afirmou Mochila, sendo fortemente aplaudido pelos presentes.

O presidente regional do Campo das Vertentes e vice-prefeito de São João del Rei, Rogério Cury, avaliou o encontro como uma oportunidade de novos contatos e descobertas políticas, ressaltando o clima de integração e entusiasmo entre as lideranças.

”Não vamos retroceder. O BRASIL é dos brasileiros”.

Já o prefeito de Pará de Minas, Inácio Franco, também do PL defendeu a construção de uma aliança estratégica com o centrão, destacando a importância do diálogo político para garantir vitórias nas próximas eleições majoritárias em Minas e no Brasil.

A defesa que também foi abordada por alguns parlamentares deixou o público em silêncio, demonstrando rejeição a ideia.

O evento reforçou o compromisso do PL em defender os valores conservadores, a liberdade e o patriotismo, princípios que unem as lideranças do partido sob a inspiração do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ficou claro que o candidato que não estiver alinhado a essas pautas possivelmente não terá sucesso nas urnas, pelo menos entre os milhões de patriotas desse país!

Leia Também:  Em três anos, Governo de Minas realizou 114,6 mil fiscalizações ambientais em todo o estado

Além do prefeito de Pará de Minas e dezenas de prefeitos da zona da mata e centro-oeste marcaram presença os prefeitos do sudoeste , Giovanni Gualberto Macedo, da cidade de Pimenta, Negrinho da cidade de Cássia, Itamar de Pains e Cristiano de Capitólio.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA