COLUNA MG
Mineirão será de Andrea Bocelli
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Mineirão será de Andrea Bocelli
O Mineirão se rende a um dos maiores tenores do mundo. Andrea Bocelli retorna ao Brasil em turnê que vai passar por três capitais e contará com convidados especiais de vários lugares do mundo. Além da já anunciada cantora Sandy, o tenor receberá grandes artistas da música clássica para celebrar seus 30 anos de carreira no Brasil. Em Belo Horizonte, a apresentação acontece no Mineirão, no dia 17 de maio, às 21 horas. Considerado o artista de maior sucesso na história da música clássica, o tenor já realizou cinco turnês no Brasil, a última em 2018. Entre os convidados, um dos destaques é Matteo Bocelli, filho do tenor, que se apresentará pela primeira vez no País. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/variedades/palco-mineirao-sera-andrea-bocelli/
Mapa mostra onde doar em BH
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul causaram estragos e deixaram milhares de pessoas desabrigadas ou desalojadas. Em Belo Horizonte, há várias instituições públicas, privadas e filantrópicas que estão mobilizadas para arrecadar doações destinadas às comunidades afetadas. Para facilitar encontrar a localização, o Por Dentro de Minas criou um mapa interativo reunindo os pontos de doações em Belo Horizonte. (Por Dentro de Minas – Belo Horizonte)
https://pordentrodeminas.com.br/noticias/gerais/2024/05/mapa-onde-doar-bh-vitimas-chuvas-rs/
Festival de Cultura Afro
A Associação Cultural Capoeira Gerais, liderada pelo Mestre Grande, está organizando o 1º Festival de Cultura Afro, que terá música, culinária, artes e capoeira em Formiga. Para engajar a comunidade, haverá uma reunião na próxima segunda-feira (13) para fornecer mais detalhes sobre o festival e como podem participar. O objetivo é envolver todos os aspectos da cultura afro, desde culinária até música, e convidar profissionais dessas áreas para mostrar seus talentos. (Últimas Notícias – Formiga)
https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/festival-de-cultura-afro-sera-realizado-em-formiga/
BH vai comprar 100 ônibus elétricos
Belo Horizonte receberá um investimento significativo de R$ 317 milhões do PAC Seleções para a compra de cerca de 100 ônibus elétricos, como parte de um esforço para melhorar a mobilidade urbana e reduzir a emissão de carbono na cidade. Este investimento faz parte de um plano mais amplo de substituir 40% da frota atual por veículos com energia limpa até 2030, alinhando-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. O teste de ônibus elétricos já começou na cidade, e mais empresas estão se preparando para operar com esses veículos. (Balcão News – Belo Horizonte)
https://balcaonews.com.br/2024/05/08/pbh-vai-comprar-100-onibus-eletricos/
Luta Antimanicomial é celebrado
No dia 18 de maio, Montes Claros celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial com uma semana de atividades voltadas para destacar o cuidado dos pacientes com sofrimento mental. As ações começam no dia 13, com eventos coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao longo da semana, serão realizadas atividades intersetoriais focadas em pacientes que necessitam de cuidados mentais ou que enfrentam problemas relacionados ao uso de drogas. No dia 17, haverá a tradicional Caminhada de Mobilização pelas ruas do centro da cidade. Montes Claros conta com uma rede de atenção psicossocial que oferece diversos tipos de atendimento e suporte. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
Multiartista premiada como Top de Minas
Graça Pires é uma artista de múltiplos talentos, cujas criações em pintura acrílica e esculturas impressionam pela excelência e beleza. Com o apoio de Luiz Otávio Brandão, Graça Pires expõe suas obras em galerias renomadas, onde sua expressão conceitual e diversificada é reconhecida e admirada. Seja utilizando vidro, metal ou outros materiais, sua produção reflete uma contemporaneidade que valoriza a liberdade e a inclusão de valores. Para os críticos, Graça Pires é uma construtora de caminhos diversos, cuja delicadeza da alma ressoa no universo imaginário. Mesmo diante dos desafios do mercado de arte, ela permanece comprometida com sua profissão. (MG Turismo – Belo Horizonte)
https://mgturismo.com.br/multiartista-premiada-como-top-de-minas/
Exposição de Orquídeas em Itaúna
A Associação Itaunense de Orquidófilos, sob a liderança do presidente Milton Ribeiro Pinto, tem o prazer de convidar a comunidade de Itaúna e entusiastas de orquídeas de todo o país para participar da 42ª Exposição Nacional de Orquídeas. O evento está agendado para os dias 17, 18 e 19 de maio. Itaúna, reconhecida como o berço da Cattleya walkeriana, é venerada pela comunidade orquidófila. Esta espécie, encontrada em sua flora nativa, já foi símbolo da cidade por muitos anos. A programação incluirá exposições de espécies de todo o país, bem como estandes de vendas de produtos e plantas, tanto mudas quanto adultas. (Jornal Integração Itaúna)
https://jornalintegracaoitauna.com.br/42a-exposicao-de-orquideas-em-itauna/
Fonte: SINDIJORI MG
COLUNA MG
Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.
Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.
“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.
Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.
Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Fonte: SINDIJORI MG