Pesquisar
Close this search box.

COLUNA MG

MP e Usiminas assinam acordo

Published

on

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

MP e Usiminas assinam acordo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Usiminas assinaram, na manhã desta quinta-feira, 13 de junho, Termo de Ajustamento de Conduta prevendo medidas para compensação integral pelos possíveis danos ambientais decorrentes de emissões atmosféricas irregulares provocadas pela empresa, entre o período de julho de 2021 e setembro de 2023. Segundo apurado, os danos se deram principalmente pela emissão de gases na atmosfera decorrentes de degradação nas coquerias da empresa, equipamentos responsáveis pela produção de coque, etapa importante na fabricação de aço. (Jornal Classivale – Ipatinga)

https://jornalclassivale.com.br/noticia/3402/ministerio-publico-e-usiminas-assinam-acordo-para-compensar-danos-ambientais-causados-pela-empresa

Arrecadação sobe em MG

Em maio, a arrecadação do Estado de Minas Gerais subiu 9,4%, alcançando cerca de R$8,81 bilhões, com um aumento significativo nas receitas não tributárias, principalmente devido ao repasse de dividendos de empresas estatais. Esse crescimento é atribuído ao bom cenário econômico do estado, com baixa taxa de desemprego e investimentos privados estimados em R$300 bilhões até 2026. Além disso, medidas como o programa de regularização de débitos e o aumento da fiscalização contribuíram para o aumento da arrecadação. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

https://diariodocomercio.com.br/financas/arrecadacao-sobe-94-em-minas-gerais/)

Caratinga tem 61.159 eleitores

Caratinga tem, até o momento, 61.159 eleitores e eleitoras aptos/as a votar nas eleições municipais de 2024, que acontecem em 06 de outubro. Os dados estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após o término do prazo para regularização e emissão do título eleitoral, ocorrido no último dia 8 de abril.

Leia Também:  Sem acordo: CNA diz que União Europeia quer asfixiar o agronegócio brasileiro

Do total, 55.397 (90,58%) já estão com biometria e 5.762 (9,42%) sem biometria. São 32.288 mulheres e 28.869 homens. A consolidação do número de eleitoras e eleitores aptos a votar nas eleições 2024, ainda não está finalizada, considerando que alterações ainda estão previstas, como processamento de óbitos, eleitores condenados e os que tiveram penas extintas. (Diário de Caratinga)

https://diariodecaratinga.com.br/caratinga-tem-61-159-eleitores-aptos-a-votar/

Minascon em Divinópolis

O Minascon 2024 em Divinópolis, que acontecerá de 4 a 6 de julho, oferecerá uma série de palestras, painéis temáticos e workshops abordando questões técnicas relevantes para engenharia, arquitetura e a cadeia produtiva da construção. Os temas incluem ESG, descarbonização da construção, automação no canteiro de obras, controle tecnológico, segurança no trabalho, legislação urbanista e regularização de edificações. Haverá também um painel sobre habitação de interesse social, com a participação da Caixa Econômica Federal para discutir o programa Minha Casa Minha Vida. (Portal Gerais – Divinópolis)

https://portalgerais.com/minascon-2024-vai-debater-temas-atuais-e-relevantes-da-construcao-em-divinopolis/

Transporte atende candidatos de concurso

A Superintendência de Transporte de Uberaba irá disponibilizar ônibus extras para atender a demanda do Concurso Público da Prefeitura, cujas provas acontecerão nos dias 15 e 16 de junho. Os principais pontos de reforço serão a Uniube e o campus da UFTM, devido ao maior fluxo de candidatos. Os horários de abertura e fechamento dos portões variam entre os dias e períodos de prova. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Leia Também:  Expoleste 2024 promete surpreender

https://jmonline.com.br/cidade/transporte-publico-tera-onibus-extras-para-atender-candidatos-do-concurso-1.392598

Formiga é certificada no Mapa

Por meio do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, Formiga foi novamente certificada no Mapa do Turismo Nacional. Para a aprovação e participação no mapa, alguns critérios são observados, como a participação do município em uma Instância de Governança – Formiga integra o Circuito Turístico “Grutas e Mar de Minas”. É necessário, também, que a cidade tenha um Conselho Municipal do Turismo ativo. O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área territorial a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. (Tribuna Formiguense)

https://tribunacentroeste.com.br/noticias/formiga-novamente-certificada-no-mapa-do-turismo-nacional

Expo Usipa abre inscrições

A 34ª Expo Usipa, a maior feira de negócios da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços de Minas Gerais, tem o prazer de anunciar a abertura das inscrições para suas Palestras Técnicas. Com um total de 69 palestras programadas, elas prometem ser uma oportunidade ímpar para profissionais e entusiastas do setor aprimorarem seus conhecimentos gratuitamente. As palestras serão realizadas no Colégio São Francisco, em Ipatinga, dos dias 16 e 17 de julho, com uma programação diversificada e rica em conteúdo, essencial para o desenvolvimento e atualização técnica. (Portal Silmara Freitas – Ipatinga)

https://www.silmaradefreitas.com.br/expo-usipa-abre-inscricoes-gratuitas-para-palestras-tecnicas-2/

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

COLUNA MG

Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH

Published

on

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.

Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.

“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.

Leia Também:  Sejusp e PRF assinam protocolo de intenções para a realização de capacitações e doação de equipamentos 

Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.

Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Leia Também:  Sem acordo: CNA diz que União Europeia quer asfixiar o agronegócio brasileiro

Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Fonte: SINDIJORI MG

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA