COLUNA MG
OAB-MG, CAAMG E AMAT-MG inauguram sala de apoio à advocacia no Tribunal Regional do Trabalho

O presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, acompanhado pela diretora tesoureira Silvina Mendes e pelo diretor institucional Luiz Paulo, juntamente com diretores da OAB-MG e dirigentes de subseções, bem como advogados, desembargadores, juízes e autoridades participaram na quarta-feira, 17, da inauguração da Sala Antônio Carlos Penzin Filho. Está é mais uma iniciativa conjunta da OAB Minas Gerais, com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMG) e a Associação Mineira da Advocacia Trabalhista (AMAT-MG).
A sala será mais um espaço de apoio à advocacia mineira na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG). O nome do ambiente é uma homenagem ao advogado Antônio Carlos Penzin Filho, que foi procurador do trabalho e faleceu no ano passado.
O presidente Gustavo Chalfun destacou a missão dos dirigentes do sistema OAB-MG e CAAMG ao abraçar esse tipo de iniciativa. “É dever da nossa instituição colaborar com o poder público e com o poder judiciário para juntos construirmos um poder judiciário mais forte e uma sociedade ainda melhor. Eu creio que a presença de uma diretora legitimamente advogada trabalhista dentro da diretoria da OAB-MG, reforça o poder judiciário trabalhista, reforça a necessidade de valorizarmos o advogado e a advogada trabalhista, continuem contado com a CAAMG em todos os projetos da advocacia trabalhista”.
O diretor Institucional da CAAMG, Luiz Paulo, também ressaltou a relevância da iniciativa. “Esse espaço, apesar de ser da advocacia, é do jurisdicionado. “Com certeza é um espaço importante para o advogado do interior, especialmente dentro do TRT para atender a advocacia. Quando o advogado está bem assistido, bem aparelhado, quem sai ganhando com isso é o jurisdicionado. O foco da advocacia é a sociedade e o bem-estar do cidadão”, frisou.
A secretária-adjunta da OAB Minas e presidente da AMAT-MG, Cássia Hatem, emocionou ao lembrar-se do colega. “Penzin foi um advogado brilhante e uma referência para todos nós e para a advocacia. Ele foi uma pessoa maravilhosa”, disse.
O espaço, destinado à @amat.mg para uso de advogados trabalhistas, está localizado na sobreloja do anexo do edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho TRT-MG, 3ª Região. A sala está em pleno funcionamento para atender a advocacia mineira.
Fonte: SINDIJORI MG


COLUNA MG
Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.
Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.
“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.
Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.
Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Fonte: SINDIJORI MG
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem