COLUNA MG
Parque fomenta ecoturismo na região da Mantiqueira

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Parque fomenta ecoturismo na região
Por muito tempo, o turismo em Minas Gerais foi associado às cidades históricas, palco da era da mineração. No entanto, o estado tem sido cada vez mais procurado por suas belezas naturais, algumas ainda escondidas do grande público, como o caso da Serra Negra da Mantiqueira. Localizada entre os municípios de Lima Duarte, Olaria, Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde, parte da região foi transformada em parque estadual em 2018. Com diversas cachoeiras, trilhas e grutas, o grande potencial turístico da região já vem sendo explorado pelos municípios que a compõem. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
PBH aciona influencer na Justiça
A Prefeitura de Belo Horizonte ajuizou uma ação civil pública contra influenciador digital que promoveu uma “caça ao tesouro” na Praça do Papa, na Região Centro-Sul da capital mineira. O evento na Praça Governador Israel Pinheiro na último quinta-feira (9) provocou depredação de vários pontos do local e é investigado pela Polícia Civil. O executivo pede que o influenciador seja condenado a pagar ao município R$ 407.380, 82 – valor correspondente ao prejuízo material e danos morais coletivos. (Por Dentro de Minas – Belo Horizonte)
Sete Lagoas faz mutirão de vasectomia
A Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Saúde – deu início na última semana a um mutirão de vasectomia e de laqueadura. Inicialmente, 264 vasectomias e 367 laqueaduras estão sendo agendadas, sendo uma média de dez procedimentos diários, todos realizados no Hospital Nossa Senhora das Graças. Para ter direito à intervenção cirúrgica, a pessoa interessada deve ter passado por uma unidade básica de saúde (ESF) antes. (Diário de Sete Lagoas)
Varejo cresce 5,2% em Minas
O volume de vendas no comércio varejista encerrou o primeiro trimestre do ano com um avanço de 5,2% em Minas Gerais. Este é o melhor primeiro trimestre dos últimos anos. Para Gilson Machado, economista da Fecomércio MG, o bom desempenho do comércio varejista é reflexo da melhora do ambiente econômico em relação ao último ano. Diante disso, algumas atividades têm registrado um aumento significativo, contribuindo para o avanço do comércio varejista. (Ascom Fecomércio)
Servidores de S. Sebastião em greve
O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) esteve em São Sebastião do Oeste nesta quarta-feira (15) para coordenar a paralisação dos servidores municipais. A categoria vai paralisar as atividades por um dia, em manifestação contra a posição do Executivo que ainda mantém congelados benefícios e progressões de carreira da categoria. Estava prevista manifestação na Praça Padre Altamiro e durante todo o dia seriam realizadas atividades em protesto contra a posição do prefeito Belarmino Leite. (Portal G37 – Divinópolis)
Araxá é destaque em acesso à educação
O Centro de Liderança Pública divulgou o ranking educacional de 2023, destacando Araxá como a 38ª cidade do Brasil e a 3ª em Minas Gerais em acesso à Educação. Investimentos em infraestrutura, como creches e escolas, somados a programas como o “Eu Vou” e a Educação Integral, têm impulsionado o acesso e a qualidade do ensino na cidade. Projetos de distribuição de material escolar e uniformes também contribuem para melhorias, refletindo em avanços significativos no sistema educacional de Araxá. (Clarim – Araxá)
Revitalização do Rio reflete no norte de Minas
Os esforços do programa de Restauração das Bacias Hidrográficas do rio São Francisco em São João do Pacuí, Norte de Minas, estão mostrando resultados positivos. A construção de 300 barraginhas e 20 quilômetros de terraços está contribuindo para a recuperação das áreas afetadas, com um investimento de cerca de R$ 184 mil. Essas iniciativas não só beneficiam os produtores locais, como também promovem a preservação do solo e da água, essenciais para o abastecimento hídrico e o desenvolvimento sustentável da região. (Gazeta Norte Mineira)
19ª Apae Country
A 19ª edição da APAE Country em Além Paraíba/MG foi um sucesso, reunindo um grande público em uma noite de diversão e solidariedade. O evento começou com uma emocionante cavalgada seguida por uma carreata, culminando em um espaço de eventos na Ilha do Lazareto. A programação musical ofereceu uma variedade de shows, e também teve um aspecto beneficente, arrecadando alimentos para a APAE local. Com o intuito de conscientizar sobre a importância do apoio às pessoas com deficiência, a APAE Country foi mais uma vez um sucesso, reunindo alegria e união em prol de uma causa nobre. (Jornal Agora – Além Paraíba)
Fonte: SINDIJORI MG


COLUNA MG
Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.
Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.
“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.
Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.
Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Fonte: SINDIJORI MG
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem