COLUNA MG
Pesquisa da Fecomércio MG com empresários aponta: dia das mães movimenta 67,5% das empresas do comércio varejista
Celebrado este ano no dia 12 de maio, o Dia das Mães é a segunda melhor data comemorativa para o comércio varejista, só perdendo para o Natal. O período afeta positivamente 67,5% das empresas que compõem esse setor em Minas Gerais. É o que mostra a pesquisa Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães/ 2024, realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG.
A comemoração se destaca pelo forte apelo emocional e comercial, gerando diversas oportunidades de negócios, principalmente nos setores de vestuário, calçados, acessórios, decoração e artigos do lar, perfumaria, dentre outros. “Vale destacar também a grande importância que o Dia das Mães tem desempenhado para o setor de serviços. Nesta data, há um aumento da procura pelos segmentos de turismo, lazer, institutos de beleza, cultura, restaurantes, entre outros. Desta forma, o período que abrange o Dia das Mães se torna repleto de possibilidades para grande parte dos empresários do comércio, de serviços e de turismo”, destaca a economista da Fecomércio, Gabriela Martins.
A análise revela que 31,3% dos empresários esperam que as vendas este ano sejam melhores que as do ano passado. O otimismo e a esperança (47,7%) e o valor afetivo da data (24,2%) foram os principais motivos apontados para a expectativa por esse resultado. Em contrapartida, apenas 9,5% dos empresários que serão impactados esperam que as vendas deste ano sejam piores que as do ano passado. As vendas baixas no primeiro trimestre (41,0%) e a crise econômica (28,2%) se destacam entre os motivos para as expectativas de vendas piores.
Para melhorar as vendas no período, 28,8% dos comerciantes deverão realizar promoções e liquidações, enquanto 20,8% investirão em propagandas e divulgação. Outra ação realizada por 4,7% dessas empresas é a contratação de funcionários temporários a fim de melhorar o atendimento ao consumidor.
Na opinião dos empresários, 46,0% dos empresários esperam que o consumidor gaste, em média, um valor de R$ 70,00 a R$ 200,00 em compras, que devem ser pagas, na sua maioria, parceladas no cartão de crédito (47,8%), devem se sobressair em relação às demais no período.
Neste ano, a pesquisa Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães/2024 adota uma amostragem de 408 empresas espalhadas pelas dez regiões de planejamento do Estado (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas, Triângulo e Zona da Mata). A margem de erro da pesquisa, realizada entre 21 de março e 2 de abril, é de 5 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais, que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Fonte: SINDIJORI MG
COLUNA MG
Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.
Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.
“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.
Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.
Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Fonte: SINDIJORI MG
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO4 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais2 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Minas Gerais5 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
ESPORTES1 dia atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS2 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial