COLUNA MG
Poços de Caldas terá novo presídio

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Poços de Caldas terá novo presídio
A pedra fundamental que marca o início simbólico da construção de uma nova unidade prisional foi lançada nesta terça-feira (28/5), em Poços de Caldas, em um terreno localizado na BR-146, entre a cidade e o município de Andradas. As obras começam no próximo mês. O novo presídio, com capacidade para 628 vagas, será referência em tecnologia, automação e ressocialização e é fruto de um termo de compromisso firmado entre o Governo de Minas, o Ministério Público e a empresa Vale. Após a inauguração, a antiga unidade prisional de Poços de Caldas será desativada. (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)
Congresso da AMM movimenta MG
A Associação Mineira de Municípios (AMM) está na reta final na organização do 39º Congresso Mineiro de Municípios, que acontece nos dias 4 e 5 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. Segundo o presidente da entidade e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, o evento deste ano promete recorde de público. “Será mais uma grande oportunidade para debatermos a nossa pauta municipalista e os gestores municipais poderem se qualificar em mais de 400 temas relacionados à gestão pública”, explica. A programação do 39º Congresso Mineiro de Municípios traz, este ano, temas especiais a gestores, servidores públicos, empresários e estudantes. (Jornal Andradas Hoje)
https://jornalandradashoje.com.br/congresso-da-amm-movimenta-minas-gerais/)
Inovação Tecnológica para o Agro
O Governo de Minas e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) lançam em junho o Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica para o Agro. O evento, que começa em Uberaba em 5 de junho, visa apresentar tecnologias acessíveis aos produtores rurais. Com palestras, apresentações de startups e demonstrações práticas, o circuito abordará temas como transformação digital e inovações tecnológicas no agro. Próximas edições ocorrerão em Passos, Uberlândia, Buritizeiro e Pitangui, contando com diversas instituições parceiras. (Balcão News – Belo Horizonte)
https://balcaonews.com.br/2024/05/28/circuito-mineiro-de-inovacao-tecnologica-para-o-agro/)
Ipatingão receberá 131 novas árvores
Ipatinga celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com uma semana de atividades. De 4 a 8 de junho, estão programados plantio de mudas no estádio Ipatingão, blitz educativa com distribuição de mudas na avenida Burle Marx, curso sobre legislação ambiental para produtores rurais, e um passeio ecológico ao Parque Samambaia e outras áreas. As ações visam conscientizar sobre a importância das boas práticas ambientais e são coordenadas pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura. (Portal Silmara de Freitas – Ipatinga)
https://www.silmaradefreitas.com.br/ipatingao-recebera-131-novas-arvores-na-proxima-semana/
Vacina atualizada está disponível
No Sul de Minas, a nova vacina contra a variante XBB da Covid-19 está disponível desde 28 de maio. Em Poços de Caldas, a vacinação começou na UBS do Centro e se expandiu para todas as 21 salas de vacina. A Superintendência Regional de Saúde distribuiu doses para diversos municípios, com foco nos grupos prioritários. A vacina da Moderna foi aprovada pela Anvisa e atualizada para a subvariante Ômicron XBB 1.5. (Diário Regional – Pouso Alegre)
Emplacamento volta em São Vicente
A partir da semana que vem, o serviço de emplacamento de veículos voltará a ser feito em São Vicente de Minas. A novidade foi anunciada em reunião da equipe da unidade local da Polícia Civil com o prefeito Lili, na última quinta-feira, dia 23 de maio. Os representantes da Polícia Civil presentes ao encontro, no gabinete do prefeito, foram o delegado Lucas Terrão e os investigadores Rolister Cardoso Júnior e Valdenicio Fabiano de Almeida. (Jornal Panorama)
Festival de Gastronomia de Itapecerica
O Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica começa nesta quinta-feira (30) e vai até 2 de junho, com entrada gratuita. O evento, valorizando a culinária mineira, contará com shows de Roberta Miranda, Clayton e Romário, entre outros artistas. A programação inclui cerca de 60 expositores oferecendo pratos típicos como angu mole com molho de carne, carne de porco na lata, linguiça, arroz com suã e feijão tropeiro. O Senac Divinópolis também promoveu capacitações para os trabalhadores do festival, visando aprimorar os serviços oferecidos. (Últimas Notícias – Formiga)
Fonte: SINDIJORI MG


COLUNA MG
Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.
Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.
“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.
Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.
Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Fonte: SINDIJORI MG
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas