COLUNA MG
Primeiro ônibus elétrico lançado em Minas
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Primeiro ônibus elétrico lançado em Minas
CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciaram em Araxá nesta quarta-feira, dia 19 de junho, os primeiros testes em operação real de um protótipo conceito de ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com Nióbio, uso inédito na indústria automotiva mundial. A grande vantagem desse tipo de tecnologia é permitir uma recarga ultrarrápida, em que se pode atingir a autonomia máxima do veículo com apenas 10 minutos, maior segurança, além de uma vida útil que pode ser até três vezes superior às das baterias convencionais. (Clarin.net – Araxá)
Ibertioga faz Encontro de Bandas
Na semana passada, a Praça Santo Antônio, em Ibertioga, se transformou no palco de um belíssimo show de arte e cultura ao receber as Corporações Musicais das cidades de Bom Jardim de Minas, Dores de Campos, Madre de Deus de Minas, Barroso, São Miguel do Cajuru, São João del-Rei e de Ibertioga. Com repertórios variados entre clássicos musicais como “My Way”, passando pela MPB com “Lady Laura”, pagode e sertanejo, os músicos se apresentaram para os moradores e visitantes. (Jornal Panorama – Caxambu)
Queijo Patrimônio da Unesco
O Queijo Minas Artesanal está próximo de ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, após uma apresentação de produtores das regiões do Serro, Canastra e Cerrado em Paris, apoiada pelo Governo de Minas, Fartura e Cemig. O evento destacou a tradição e qualidade dos queijos, acompanhados por demonstrações culinárias que exaltaram a versatilidade do produto na cozinha mineira. Com a candidatura em análise pela Unesco, espera-se que o reconhecimento impulsione o turismo e promova o desenvolvimento econômico das regiões produtoras em Minas Gerais. (Gazeta de Varginha)
Entidade oferece serviço ao RS
O Instituto Algar de Uberlândia está mobilizando profissionais de saúde voluntários para oferecer atendimentos online gratuitos às pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Em parceria com a MediQuo, a iniciativa visa proporcionar suporte médico e psicológico, além de cuidados para pets, utilizando telemedicina para casos de menor gravidade. Os profissionais voluntários que podem contribuir são: médico generalista, médico da família e infantil, dermatologista, psiquiatra, ginecologista e obstetra, pediatra, psiquiatra, geriatra, psicólogo, educador físico e nutricionista.. (Diário de Uberlândia)
Natiruts faz show em Juiz de Fora
A turnê de despedida “Leve com você” foi iniciada e Natiruts toca em Juiz de Fora neste sábado (22). Formada em Brasília há 30 anos, a banda é um dos pilares do reggae brasileiro e conquistou uma legião de fãs com sucessos como “Quero ser feliz também”, “Sorri, sou rei” e “Andei só”. Essa turnê, que passará por 20 cidades brasileiras e se encerrará em dezembro em Belém, marca o fim de um ciclo tanto nos palcos quanto nos estúdios, deixando uma marca indelével na música brasileira. Com sentimento de missão cumprida, a banda se despede com um show com um repertório extenso e que promete agradar a todos. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Ipatinga promove Feira Oriental
Neste sábado (22), a Associação Nipo Brasileira de Ipatinga realizará a terceira edição da Feira Oriental, um evento dedicado à celebração da cultura japonesa. Entre as atrações programadas estão a culinária típica japonesa, apresentações culturais, um concurso de Cosplay e K-Pop, além de atividades como game free play e um torneio de Smash Bros. O evento também marcará os 116 anos da imigração japonesa no Brasil. Será realizado na sede da associação, com ingressos disponíveis tanto antecipadamente quanto na portaria. (Diário do Aço – Ipatinga)
Destinos de MG são os mais frios
Minas Gerais destaca-se como um dos principais destinos de inverno do Brasil, com Monte Verde e Maria da Fé figurando entre as localidades mais frias do país. Monte Verde, em Camanducaia, atrai visitantes com temperaturas que variam de 16ºC durante o dia a -2ºC à noite, oferecendo experiências românticas e gastronômicas, como o recém-inaugurado restaurante giratório Sierra 360°. Por sua vez, Maria da Fé é conhecida pelo frio intenso, com temperaturas médias entre 3ºC e 15ºC e destaque para seu Festival de Inverno e azeites de oliva. Além desses, o Parque Nacional do Caparaó e outras cidades como Alto Caparaó e Caldas complementam a oferta. (Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)
Exposição de selos no Museu Geográfico
O Museu Histórico e Geográfico está com uma nova exposição. “Lions em Selos: Uma Jornada Filatélica pelo Mundo” fica em cartaz na Sala de Exposições Temporárias Nini Mourão até 15 de julho, com entrada gratuita. Realização do Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas. Na mostra, o público terá a oportunidade de apreciar uma rica coleção de selos provenientes de vários países e continentes. O Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas tem como principal missão incentivar e promover a arte da coleção de selos, cédulas e moedas em todas as suas formas, além de fomentar a educação e a cultura. (Poços Já – Poços de Caldas)
Filme produzido em Ipatinga é selecionado
O curta-metragem “Resíduo Enquadrado”, produzido em Ipatinga, foi selecionado para a Mostra de Cinema de Ouro Preto, destacando-se na categoria Mostra Educação por sua abordagem experimental que explora a relação entre urbanismo e natureza. Realizado por alunos da Escola Estadual Manoel Izídio, o filme foi fruto de uma oficina de cinema, meio ambiente e mídia móvel, sob a direção coletiva e orientação do cineasta Gustavo Jardim. A obra, que combina elementos dramáticos e líricos para refletir sobre ameaças ambientais na cidade, representa um marco significativo no cenário audiovisual local, promovendo a expressão criativa e educacional dos jovens cineastas da região. (Portal da Cidade – Ipatinga)
https://ipatinga.portaldacidade.com/noticias/cultura/filme-produzido-em-ipatinga-e-selecionado-para-mostra-de-cinema-de-ouro-preto-5334
Fonte: SINDIJORI MG
COLUNA MG
Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.
Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.
“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.
Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.
Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Fonte: SINDIJORI MG