COLUNA MG
Voos extras de Uberaba crescem 85%
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
Voos extras de Uberaba crescem 85%
Voos comerciais têm feito sucesso no Aeroporto Mário de Almeida Franco em Uberaba. Segundo o diretor Guilherme Zapola, ambas as empresas registraram alta adesão. Somente na semana passada, a Azul Linhas Aéreas registrou 85% de ocupação em um de seus voos extras para Viracopos em Campinas. O diretor aponta que no mês de março houve um aumento de 40% na demanda usual. Além disso, ele analisa a boa adesão dos voos extras como uma demanda reprimida. Zapola destaca que este é o primeiro ano que o Aeroporto de Uberaba supera os dados de 2019, que registraram um acumulado de 2.500 a 3.000 passageiros por ano. (Jornal da Manhã – Uberaba)
BH oferta refeições para população
Os Restaurantes Populares de Belo Horizonte têm sido fundamentais na garantia do direito à alimentação adequada, fornecendo mais de 163 mil refeições nos primeiros três meses deste ano para a população em situação de rua. Além de alimentação nutritiva, esses estabelecimentos oferecem um espaço de acolhimento, funcionando todos os dias da semana desde 2020. (Jornal Esplanada – Belo Horizonte)
Orquestra de Rock fará show em BH
A Orquestra Mineira de Rock (OMR) apresentará o show inédito “Onírico” no Palácio das Artes, em 17 de maio, celebrando seus 25 anos. O espetáculo contará com a participação especial do músico Marcus Viana e incluirá músicas autorais conhecidas e inéditas, que farão parte do primeiro álbum do grupo a ser lançado este ano. Com uma formação única de 13 músicos e uma fusão sonora memorável, a apresentação promete arranjos inusitados para canções consagradas da música brasileira, erudita e do rock. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)
https://edicaodobrasil.com.br/2024/05/03/orquestra-mineira-de-rock-fara-show-inedito-em-bh/
Fenabon 2024 é anunciada
A Bom Negócio Produtos Agropecuários e Nutrição Animal anunciou as datas da 8ª edição da Fenabon – Feira de Negócios na sede da fábrica em Patrocínio, que será nos dias 23 e 24 de Agosto de 2024. O tema deste ano será: “Eficiência e Resultado Nutrindo o Agro”. A empresa também tem filiais em Guimarânia e Patos de Minas e atende toda Região. A Feira em mais uma edição promete agitar o Agronegócio da região, e é uma boa oportunidade para expandir seus negócios e estar por dentro das últimas tendências do setor. (Jornal de Patrocínio)
Salão Internacional de Humor de Caratinga
O Salão Internacional de Humor de Caratinga estará de volta, destacando o talento e criatividade de artistas brasileiros e internacionais. A mostra competitiva abordará o tema “Diálogo” e será realizada na Casa Ziraldo de Cultura, de 17 a 28 de junho de 2024. Além disso, o evento prestará homenagem ao ator Ivan Capúa e ao jornalista Luís Pimentel. O cartunista Ziraldo Alves Pinto, patrono do evento, será lembrado com um troféu especial em sua honra. O Salão conta com o apoio da Prefeitura de Caratinga para premiações e troféus. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/19o-salao-internacional-de-humor-de-caratinga/)
Rodeio de Santana do Paraíso
O Rodeio de Santana 2024, que será promovido nos dias 26, 27 e 28 de julho, na Arena Paraíso, terá como atrações nacionais Gino & Geno e Alemão do Forró. Valendo vaga na final da Liga Nacional de Rodeios (LNR), o evento gratuito contará com a tradicional fogueira e shows regionais durante os três dias, divulgou o governo local.
Em breve, serão confirmadas as atrações regionais. Além dos shows, o Rodeio de Santana terá montarias em touro e prova dos três tambores. O vencedor irá representar o município na final da Liga Nacional de Rodeios (Diário do Aço – Ipatinga)
Festividades mantém a cultura do congado
Parte importante dos festejos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, a Guarda de Moçambique realizou o hasteamento da bandeira de Nossa Senhora, em Betim. O rito foi realizado na sede da Irmandade, na Colônia Santa Isabel, lugar de concentração das festividades. Nesse domingo (05), as pessoas celebraram a chegada da imagem de Nossa Senhora do Rosário em uma barca, e o cortejo de São Benedito, Santa Efigênia, São Jorge e Nossa Senhora do Rosário até a sede. As celebrações do Reinado de Nossa Senhora do Rosário são uma importante tradição histórica e cultural de Betim. (Jornal Panorama – Caxambu)
https://jornalpanoramaminas.com.br/festividades-do-reinado-de-nossa-senhora-do-rosario-mantem-a-cultura-do-congado-viva-em-betim/
Fonte: SINDIJORI MG
COLUNA MG
Cresce o número de famílias com dificuldades de quitar as dívidas em BH
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Belo Horizonte (PEIC) mostra que, entre maio e junho, houve aumento do endividamento da ordem de 1%. Ao todo, 89,9% dos consumidores da capital possuem algum tipo de compromisso financeiro.
Sobre o nível de inadimplência, a PEIC indica que 53,2% das famílias da cidade estão com alguma conta em atraso – evolução de 3,0 pontos percentuais entre um mês e outro. O nível de inadimplência das famílias que ganham até 10 salários-mínimos é 21,9% maior do que entre aquelas que ganham acima dessa faixa de renda.
“Com um maior acesso ao crédito, visto o aumento de renda e a facilidade de ter acesso a certas modalidades, tais como o cartão de crédito, as famílias passam a ser endividar para conseguir suprir todas suas demandas. O grande problema acontece quando os consumidores não conseguem cumprir com os seus compromissos financeiros tornando-se assim inadimplentes. As altas taxas de juros aplicadas no mercado faz com que a situação de descontrole orçamentário fique ainda mais crítica para as famílias”, explica Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG.
Entre as famílias endividadas, 18,8% acreditam que não terão como pagar, sendo que 41,5% destas estão com contas atrasadas há mais de três meses. O percentual das inadimplentes sobe desde janeiro de 2024 quando alcançava 10,4% das famílias da capital.
Já entre aquelas famílias de Belo Horizonte com dívidas, mas que estão conseguindo pagar as contas, 76,7% possuem compromisso financeiro por um período de três meses ou mais. Na média, as dívidas das famílias comprometem 29,9% do orçamento da casa com o cartão de crédito liderando o endividamento de 92,7% dos consumidores.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos, fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Fonte: SINDIJORI MG