Coluna Minas Gerais
13ª edição do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal valoriza projetos implementados por prefeituras
Foto: AMM | Divulgação
Gestores municipais de todo o Estado têm até o dia 21 de fevereiro para inscrever projetos inovadores no 13º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal, com objetivo de valorizar projetos implementados pelas prefeituras de Minas Gerais e inspirar outros gestores a melhorar cada vez mais processos e programas. Promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM), a premiação destaca projetos inovadores das prefeituras mineiras em quatro eixos da administração pública: Desenvolvimento Econômico, Educação, Meio Ambiente e Turismo.
“Receber o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal é mais do que uma honra: é reafirmar o compromisso com a inovação, a eficiência e a entrega de serviços de qualidade, sempre com foco no cidadão e nas transformações que tornam a gestão pública mais moderna e eficaz”, destaca o presidente da AMM e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius.
A premiação incentiva a inovação na gestão pública municipal, transformando projetos de políticas públicas bem-sucedidas em ferramentas para uma gestão moderna, voltada para resultados concretos, que contribuem para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Para participar, os projetos devem ter sido implementados até dezembro de 2024 e apresentar resultados comprovados. As inscrições devem ser feitas no site https://premio.amm-mg.org.br/.
Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia especial no 40º Congresso Mineiro de Municípios, que ocorrerá em maio de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte. Além de receber o reconhecimento, as prefeituras finalistas terão a oportunidade de compartilhar experiências e inspirar outras gestões municipais em um estande exclusivo montado no evento.
Cronograma
Inscrição e candidatura: 06/01/2025 a 21/02/2025
Avaliação dos Projetos: 24/02/2025 a 14/03/2025
Visitas às prefeituras selecionadas: 17/03/2025 a 19/03/2025
Visitas técnicas in loco: 20/03/2025 a 15/04/2025
Cerimônia e premiação: Durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios
Conheça os Eixos do Prêmio
Desenvolvimento Econômico: Reconhece projetos que impulsionam o empreendedorismo local, focando na criação de novos negócios, desburocratização, redução de custos administrativos e fomento a micro e pequenas empresas.
Educação: Premia práticas que melhoram a qualidade da Educação Básica, diminuem a evasão escolar, valorizam os profissionais da educação e promovem a participação da comunidade escolar.
Meio Ambiente: Destina-se a premiar iniciativas que promovem a sustentabilidade, com foco na gestão ambiental, controle de resíduos sólidos, qualidade do ar, descarbonização e uso racional dos recursos naturais.
Turismo: Reconhece ações que estimulam o desenvolvimento do setor, valorizando os serviços prestados aos turistas, envolvendo a cadeia produtiva local e promovendo a inclusão social.
Avaliação dos projetos
A avaliação dos projetos será feita por uma Comissão Avaliativa composta por representantes da AMM, órgãos do Governo Estadual e instituições acadêmicas ou parceiras. O processo de análise será minucioso, garantindo que os projetos sejam avaliados de forma imparcial e com base nos requisitos essenciais da gestão pública municipal.
“Os avaliadores têm um papel de grande responsabilidade, garantindo que cada prática de gestão seja analisada de forma crítica e profunda, sempre respeitando os princípios da transparência e integridade”, afirma Guilherme Levy, coordenador das áreas técnicas da AMM.
Sobre o Prêmio AMM
Criado em 2010, o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal tem como objetivo promover a inovação e a eficiência na administração pública municipal. Ao longo dos anos, a premiação tem incentivado prefeituras de Minas Gerais a adotar soluções criativas que geram impactos positivos na vida dos cidadãos.
Coluna Minas Gerais
Recorde na produção mineira de azeite
Foto: Divulgação Olivais Gamarra
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Recorde na produção mineira de azeite
O início da colheita de azeitonas em Minas Gerais vem animando os produtores, principalmente os da região da Serra da Mantiqueira, que estão com perspectivas de produção recorde de azeite em 2026, graças às boas condições climáticas a que as oliveiras estiveram sujeitas ao longo do ano anterior. Normalmente, a colheita do fruto no Estado ocorre a partir de fevereiro, mas, devido ao bom clima, a prática foi antecipada para a segunda quinzena de janeiro e deve seguir até março, dentro do prazo normal. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/producao-mineira-azeite-recorde-2026/
Novo trem do metrô já está em Minas
O primeiro dos novos trens do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte já está em solo mineiro. A composição, fabricada na China, chegou ao porto seco de Juiz de Fora, onde passa pelos procedimentos de desembaraço aduaneiro antes de seguir para a capital. A renovação da frota faz parte do contrato de concessão do metrô, acompanhado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, e representa um avanço na melhoria do transporte público sobre trilhos na RMBH. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/2026/01/29/novo-trem-do-metro-ja-esta-em-minas/
Hamburger mineiro é premiado
Belo Horizonte segue se firmando como um dos principais polos gastronômicos do Brasil, na edição 2025 do Burger Fest, o maior festival de hambúrguer do país. A capital mineira conquistou o segundo lugar na categoria Melhor Hambúrguer, com a Nimbos Bar, reforçando o protagonismo da culinária local no cenário nacional. Após vencer a categoria em 2024, o representante de Belo Horizonte ficou atrás apenas do BBC Burguer, de São Paulo, mantendo a cidade no pódio pelo segundo ano consecutivo. (Cidade Conecta)
https://www.cidadeconecta.com/gastronomia/hamburguer-de-bh-e-eleito-entre-os-melhores-do-brasil-no-burger-fest-2025/
Varginha aumenta vale alimentação
A Prefeitura de Varginha anunciou nesta quinta-feira (29) a concessão da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores municipais com índice de 7%, superior ao percentual de 5% estabelecido pelo Governo Federal. O reajuste garante um ganho real acima da inflação acumulada, demonstrando um compromisso ativo com a reposição do poder de compra da categoria. Além do reajuste salarial, a administração municipal ampliou o benefício do tíquete-alimentação. O valor do auxílio será reajustado em 8,52%, índice que corresponde ao dobro da inflação oficial. (O Debate)
https://www.odebatenoticias.com.br/post/varginha-concede-reajuste-com-ganho-real-e-amplia-benef%C3%ADcio-alimenta%C3%A7%C3%A3o
Livro tem receitas de vida
A Fundação Cristiano Varella, por meio do setor de Psicologia do Hospital do Câncer de Muriaé, lançou o projeto “Receitas de Vida – Compartilhando Sabores e Memórias”, uma iniciativa voltada a pacientes oncológicos em cuidados paliativos e seus familiares. O projeto resultou na produção de um livro colaborativo, apresentado em um encontro que reuniu os participantes da iniciativa. O material reúne receitas culinárias e também “receitas de vida”, como conselhos, aprendizados e mensagens deixadas como legado. (Gazeta de Muriaé)
https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16216/fundacao-cristiano-varella-lanca-projeto-receitas-de-vida-e-registra-historias-de-pacientes
Santa Casa ganha certificação
A Santa Casa de Misericórdia de Passos alcançou um novo patamar de reconhecimento institucional ao obter a Certificação de Hospital de Ensino – Nível 1. Esta certificação, concedida pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, valida a integração ensino-serviço e o ambiente de aprendizagem da instituição dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). (Observo)
https://www.observo.com.br/santa-casa-de-passos-conquista-certificacao-de-hospital-de-ensino
Prefeito de Orizânia é afastado
O prefeito de Orizânia, Jonia Leite, foi afastado do cargo por improbidade administrativa devido à estruturação de um esquema de fraude licitatória e desvio de recursos públicos por meio de contratos em que a prefeitura alugava máquinas pesadas do próprio prefeito. A decisão é em caráter liminar, tem validade de 90 dias e envolve também o bloqueio de R$ 5,8 milhões do réu, valor que poderá ser usado para pagamento de multas após a conclusão do processo, caso o pedido do Ministério Público de Minas Gerais seja deferido. (Diário de Manhuaçu)
https://diariodemanhuacu.com.br/2026/regional/prefeito-de-orizania-e-afastado-do-cargo-e-tem-quase-r-6-milhoes-bloqueados-pela-justica/
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásCopasa inicia série de reuniões com prefeitos para aprofundar diálogo sobre universalização do saneamento
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásQuatro meses após pedido ao Governo de Minas, AMM segue sem resposta
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásAeroporto de Uberlândia projeta crescimento
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCava da Vale provoca alagamentos
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásVender a Copasa pode até ser opção, mas retirar direitos dos mineiros, não
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásManifesto reforça defesa da democracia e do Estado de Direito
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásBR&267 tem 20 kms esburacados
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásImportações mantêm pressão sobre produtores



