Coluna Minas Gerais

32 anos ao lado de quem alimenta o Brasil

Publicados

em

SISTEMA FIEMG | Divulgação

Por Antônio Pitangui de Salvo, engenheiro agrônomo, presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais

Transformar o campo é impulsionar o desenvolvimento do Brasil. Ao completar 32 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Minas Gerais (Senar Minas) reafirma sua missão de promover a transformação do meio rural por meio da educação, tecnologia e valorização dos homens e mulheres que produzem o alimento que chega à mesa dos brasileiros.

Com uma atuação que vai muito além da capacitação técnica, a instituição contribui para o fortalecimento da agropecuária mineira. O incentivo à profissionalização, ao aumento da renda e às ações de saúde e educação tem impactado positivamente a qualidade de vida nas comunidades rurais.

O mundo se transformou — e o campo, por estar distante dos grandes centros urbanos, precisa, mais do que nunca, de acesso à tecnologia e à assistência técnica. Os produtores devem evoluir e se modernizar para se manterem competitivos. O maior desafio, hoje, é fazer o conhecimento chegar às propriedades, especialmente em um estado como Minas Gerais, que possui 853 municípios e mais de 600 mil propriedades rurais. É nesse cenário que o Senar Minas se consolida como um agente de mudança.

Leia Também:  Paloma Bernardi faz topless em praia de Barcelona e pira web: ‘Pode isso Brasil?’

Sem depender de salas de aula, o Senar leva o conhecimento para dentro das porteiras, para ser aplicado na prática. Em Minas Gerais, cerca de 90% dos produtores são pequenos e médios — justamente os que mais se beneficiam das ações da instituição. Uma ferramenta essencial nesse contexto é o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que oferece orientação contínua e personalizada aos produtores.

Com foco em gestão e boas práticas produtivas, são realizadas visitas mensais que contribuem para transformar as propriedades em modelos de eficiência. Os resultados são expressivos: aumento de renda, maior produtividade, sustentabilidade e melhoria na qualidade de vida no campo. Desde 2016, o ATeG já atendeu mais de 38.660 propriedades, com mais de 699 mil visitas técnicas realizadas. O programa abrange as 13 principais cadeias produtivas de Minas Gerais e promove ações que integram sustentabilidade ambiental, econômica e social, com acompanhamento constante.

Do planejamento financeiro ao aperfeiçoamento da produção, o ATeG tem sido um verdadeiro motor de transformação no setor agropecuário mineiro. Além disso, somam-se mais de 2,2 milhões de participações em cursos e treinamentos de Formação Profissional Rural, 777 mil em ações de Promoção Social — que envolvem saúde, serviços e educação — e mais de 245 mil eventos de qualificação promovidos em todo o estado.

Leia Também:  Produtores rurais de Padre Paraíso recebem prêmio nacional

Sempre ao lado de quem alimenta o Brasil, o Senar Minas valoriza o produtor rural e reafirma seu compromisso com um campo cada vez mais forte, moderno e sustentável. Neste aniversário, a instituição celebra a transformação do campo como sua maior colheita.

Parabéns, Senar Minas!

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Professores da UFJF no ranking

Publicados

em

Foto: Divulgação

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Professores da UFJF no ranking

Seis docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora iguram entre os 2% de cientistas mais influentes do mundo, segundo ranking internacional elaborado pela Universidade de Stanford (EUA). O levantamento reúne dados padronizados sobre citações e inclui o índice h — métrica que combina produtividade e impacto com base nos artigos mais citados. A lista, referente ao ano de 2024, avalia a relevância da produção científica global em diferentes áreas do conhecimento. No total, 1.461 pesquisadores brasileiros integram o estudo, o que posiciona o Brasil na 24ª colocação mundial. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/19-10-2025/ranking-de-stanford-coloca-seis-professores-da-ufjf-entre-os-2-mais-influentes-do-mundo-na-ciencia.html

Campeonato de Parapente foi sucesso

Terminou no domingo, 19, a 2ª etapa do Campeonato Valadarense de Parapente. A competição que contou com a participação de vários pilotos de nossa cidade e da região teve apenas uma prova válida. A iniciativa da Associação do Voo Livre Ibituruna contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

No sábado (18) a prova de 37 km consistiu em sair da Ibituruna sentido Galiléia, depois retornar a Ibituruna, ir em Derribadinha (pontilhão) e novamente retornar a Ibituruna e goal (chegada) foi na feira da paz. Segundo o piloto e organizador Enderson Moreira o campeonato foi um sucesso. (Jornal da Cidade)

Leia Também:  Alimentação fora de casa mais cara

https://jornaldacidadevalesdeminas.com/2a-etapa-do-campeonato-valadarense-de-parapente-foi-um-sucesso/

Caratinga se destaca na alimentação

Em meio às discussões do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), um estudo divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) revela que a microrregião de Caratinga é um dos destaques positivos do estado na adesão a políticas de segurança alimentar, mas ainda precisa avançar na estrutura das escolas públicas. O levantamento integra a série “Conhecer para Fiscalizar” e analisa a situação da segurança alimentar em todos os 853 municípios mineiros, abordando desde a governança local até a infraestrutura das escolas e a execução de programas federais. (Diário de Caratinga)

https://diariodecaratinga.com.br/regional/microrregiao-de-caratinga-se-destaca-em-seguranca-alimentar-mas-ainda-enfrenta-desafios-estruturais-nas-escolas-aponta-tcemg/

Feira de Artesanato abre inscrições

A maior feira de artesanato da América Latina, a Feira Nacional de Artesanato (FNA), está com inscrições abertas para a sua 36ª edição, que será realizada entre os dias 3 e 7 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte. O evento é promovido pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape) e promete reunir milhares de visitantes, expositores e artistas de todo o país. Com o tema “Sustentabilidade”, a edição de 2025 reforça a importância de práticas responsáveis na produção artesanal, incentivando a inovação sem perder o vínculo com a tradição. (Cidade Conecta – Nova Lima)

Leia Também:  PM recebe capacitação sobre o agro mineiro

https://www.cidadeconecta.com/noticias/cultura/feira-nacional-de-artesanato-abre-inscricoes-para-a-36a-edicao-em-belo-horizonte/

Câmara quer apurar premiação

A vereadora Meiriele Maximino apresentou um requerimento à Câmara Municipal de Poços de Caldas solicitando informações sobre os R$ 1.248.000 que, segundo publicação no Diário Oficial do Município, foram destinados à aquisição de medalhas e troféus. O pedido será lido durante a sessão legislativa desta terça-feira (21). A parlamentar também requer esclarecimentos sobre os gastos com premiações, arbitragem e outras despesas nos campeonatos de futebol de campo, society e futsal, realizados ou apoiados pela Secretaria Municipal de Esportes nos anos de 2023, 2024 e 2025. (Poços Já)

https://pocosja.com.br/geral/2025/10/20/vereadora-quer-explicacoes-sobre-gasto-de-r-12-milhao-com-medalhas-e-trofeus/ 

Retotalização altera composição da Câmara

No dia 3 de outubro, o TRE­-MG realizou a retotalização do resultado das Eleições 2024 para a Câmara Municipal de Las­sance, no Norte de Minas. O ato foi determinado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolher o recurso do Avante e deferir o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da agremiação, com a consequente validação dos votos recebidos pelos candidatos que concorreram nas eleições. Com a retotalização, houve mudança nos quocientes eleitoral e partidário. Em razão disso, dois candidatos do Avante foram eleitos (Jornal de Notícias)

https://novojornaldenoticias.com/noticias/retotalizacao-de-votos-altera-a-camara-municipal-de-lassance/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA