Coluna Minas Gerais

32 anos ao lado de quem alimenta o Brasil

Publicados

em

SISTEMA FIEMG | Divulgação

Por Antônio Pitangui de Salvo, engenheiro agrônomo, presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais

Transformar o campo é impulsionar o desenvolvimento do Brasil. Ao completar 32 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Minas Gerais (Senar Minas) reafirma sua missão de promover a transformação do meio rural por meio da educação, tecnologia e valorização dos homens e mulheres que produzem o alimento que chega à mesa dos brasileiros.

Com uma atuação que vai muito além da capacitação técnica, a instituição contribui para o fortalecimento da agropecuária mineira. O incentivo à profissionalização, ao aumento da renda e às ações de saúde e educação tem impactado positivamente a qualidade de vida nas comunidades rurais.

O mundo se transformou — e o campo, por estar distante dos grandes centros urbanos, precisa, mais do que nunca, de acesso à tecnologia e à assistência técnica. Os produtores devem evoluir e se modernizar para se manterem competitivos. O maior desafio, hoje, é fazer o conhecimento chegar às propriedades, especialmente em um estado como Minas Gerais, que possui 853 municípios e mais de 600 mil propriedades rurais. É nesse cenário que o Senar Minas se consolida como um agente de mudança.

Leia Também:  Consumo de café no Brasil atingiu 21,67 milhões de sacas em 2023

Sem depender de salas de aula, o Senar leva o conhecimento para dentro das porteiras, para ser aplicado na prática. Em Minas Gerais, cerca de 90% dos produtores são pequenos e médios — justamente os que mais se beneficiam das ações da instituição. Uma ferramenta essencial nesse contexto é o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que oferece orientação contínua e personalizada aos produtores.

Com foco em gestão e boas práticas produtivas, são realizadas visitas mensais que contribuem para transformar as propriedades em modelos de eficiência. Os resultados são expressivos: aumento de renda, maior produtividade, sustentabilidade e melhoria na qualidade de vida no campo. Desde 2016, o ATeG já atendeu mais de 38.660 propriedades, com mais de 699 mil visitas técnicas realizadas. O programa abrange as 13 principais cadeias produtivas de Minas Gerais e promove ações que integram sustentabilidade ambiental, econômica e social, com acompanhamento constante.

Do planejamento financeiro ao aperfeiçoamento da produção, o ATeG tem sido um verdadeiro motor de transformação no setor agropecuário mineiro. Além disso, somam-se mais de 2,2 milhões de participações em cursos e treinamentos de Formação Profissional Rural, 777 mil em ações de Promoção Social — que envolvem saúde, serviços e educação — e mais de 245 mil eventos de qualificação promovidos em todo o estado.

Leia Também:  Brasil vence o Peru com gol de Marquinhos no finalzinho do jogo

Sempre ao lado de quem alimenta o Brasil, o Senar Minas valoriza o produtor rural e reafirma seu compromisso com um campo cada vez mais forte, moderno e sustentável. Neste aniversário, a instituição celebra a transformação do campo como sua maior colheita.

Parabéns, Senar Minas!

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Tremor não impacta as barragens

Publicados

em

(Foto: Reprodução JI)

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 
Tremor não impacta as barragens
Através de nota, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) informou que, após o registro do tremor de terra ocorrido na noite de sexta-feira (12/12) em Araxá e região, suas operações não sofreram nenhum impacto. A Companhia esclarece que todas as suas barragens permanecem em condições estáveis, com fatores de segurança acima dos recomendados pelas normas técnicas e exigidos pela legislação vigente. Além do monitoramento contínuo, realizado 24 horas por dia, sete dias por semana, a empresa mobilizou imediatamente sua equipe técnica, que realizou inspeções nas estruturas, não sendo identificada qualquer alteração em suas condições de segurança. (Jornal Interação – Araxá)
https://www.jornalinteracao.com.br/em-nota-a-cbmm-informou-que-o-tremor-de-terra-em-araxa-nao-causou-nenhum-impacto-na-estrutura-de-suas-barragens

JF terá R$ 309 milhões para investimentos
A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, na sexta-feira (12), quatro projetos de lei encaminhados pela Prefeitura que solicitam autorização para operações de crédito junto à Caixa Econômica Federal e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). O valor total dos empréstimos chega a R$ 309.821.234. Ao todo, as quatro operações destinam-se a investimentos nas áreas de infraestrutura, tecnologia, saneamento ambiental, construções de creches, unidades de saúde, amortizações e contratos de financiamento. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/politica/13-12-2025/camara-emprestimos-prefeitura.html

Leia Também:  Flamengo avança na Copa do Brasil com vitória apertada sobre o Amazonas

Patos faz atendimento por aplicativo
A Prefeitura de Patos de Minas lançou oficialmente, o PatoZap, novo canal de atendimento ao cidadão pelo WhatsApp. Disponível pelo número (34) 3822-9115, a ferramenta chega para facilitar o acesso da população aos serviços municipais, oferecendo uma alternativa rápida, prática e segura, diretamente no celular. Por meio do PatoZap, os moradores poderão solicitar serviços, acompanhar protocolos, receber documentos e avisos importantes. O canal integra diferentes áreas da administração, como das secretarias de Saúde, Trânsito, Finanças e Obras. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/patos-de-minas-inicia-atendimento-publico-via-whatsapp-com-o-lancamento-do-patozap

Natal impulsiona vendas de artesanato
Na região onde o artesanato em barro é protagonista e fortalece a renda dos artesãos, o período natalino também representa aumento nas vendas. Ceramistas do Vale do Jequitinhonha esperam que a data seja de faturamento muito superior à média dos demais meses. A tradição garante emprego e renda para muitas artesãs da região, e os presépios, assim como diversos artesanatos em cerâmica, já fazem parte da coleção da marca território Vale do Jequitinhonha, apoiada pelo Sebrae Minas. (Diário Tribuna)
https://diariotribuna.com.br/?p=32183

Muriaé faz demolição de Centro
A Prefeitura de Muriaé adquiriu o prédio onde funcionava o Centro Educacional de Muriaé, conhecido como CEM. Desde então a administração municipal avaliava a melhor forma de utilizar o espaço e entre as possibilidades estudadas estavam a instalação de serviços da Secretaria Municipal de Educação, a criação de um auditório e a implantação de outras estruturas destinadas ao fortalecimento das políticas educacionais. Após estudos técnicos, verificou-se que a estrutura do antigo prédio não suportaria manutenções e reformas. Diante desse diagnóstico, a medida mais segura e adequada definida pelos técnicos foi a demolição integral da construção e a futura edificação de um novo imóvel. (Gazeta de Muriaé)
https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16177/estrutura-comprometida-leva-a-demolicao-do-antigo-cem-e-prefeitura-planeja-nova-construcao-para-proximos-anos

Leia Também:  Furnas opera abaixo do limite mínimo

Rembrandt tem exposição em BH
Poucos artistas foram capazes de traduzir a alma humana com tanta profundidade quanto Rembrandt van Rijn (1606–1669). Entre claros e escuros, o mestre holandês reinventou a gravura no século 17 e inaugurou uma nova forma de olhar o mundo. Até 25 de janeiro de 2026, a Casa Fiat de Cultura realiza a exposição inédita  “Rembrandt – o Mestre da Luz e da Sombra”, reunindo 69 gravuras originais do artista. Com curadoria do diretor da Rede dos Museus da Região Marche Nord (Itália), Luca Baroni, a mostra chega a Belo Horizonte após temporada no Rio de Janeiro. (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/cultura/exposicao-inedita-no-brasil-apresenta-obras-de-rembrandt-o-mestre-da-luz-e-da-sombra/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA