Coluna Minas Gerais
32 anos ao lado de quem alimenta o Brasil
SISTEMA FIEMG | Divulgação
Por Antônio Pitangui de Salvo, engenheiro agrônomo, presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais
Transformar o campo é impulsionar o desenvolvimento do Brasil. Ao completar 32 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Minas Gerais (Senar Minas) reafirma sua missão de promover a transformação do meio rural por meio da educação, tecnologia e valorização dos homens e mulheres que produzem o alimento que chega à mesa dos brasileiros.
Com uma atuação que vai muito além da capacitação técnica, a instituição contribui para o fortalecimento da agropecuária mineira. O incentivo à profissionalização, ao aumento da renda e às ações de saúde e educação tem impactado positivamente a qualidade de vida nas comunidades rurais.
O mundo se transformou — e o campo, por estar distante dos grandes centros urbanos, precisa, mais do que nunca, de acesso à tecnologia e à assistência técnica. Os produtores devem evoluir e se modernizar para se manterem competitivos. O maior desafio, hoje, é fazer o conhecimento chegar às propriedades, especialmente em um estado como Minas Gerais, que possui 853 municípios e mais de 600 mil propriedades rurais. É nesse cenário que o Senar Minas se consolida como um agente de mudança.
Sem depender de salas de aula, o Senar leva o conhecimento para dentro das porteiras, para ser aplicado na prática. Em Minas Gerais, cerca de 90% dos produtores são pequenos e médios — justamente os que mais se beneficiam das ações da instituição. Uma ferramenta essencial nesse contexto é o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que oferece orientação contínua e personalizada aos produtores.
Com foco em gestão e boas práticas produtivas, são realizadas visitas mensais que contribuem para transformar as propriedades em modelos de eficiência. Os resultados são expressivos: aumento de renda, maior produtividade, sustentabilidade e melhoria na qualidade de vida no campo. Desde 2016, o ATeG já atendeu mais de 38.660 propriedades, com mais de 699 mil visitas técnicas realizadas. O programa abrange as 13 principais cadeias produtivas de Minas Gerais e promove ações que integram sustentabilidade ambiental, econômica e social, com acompanhamento constante.
Do planejamento financeiro ao aperfeiçoamento da produção, o ATeG tem sido um verdadeiro motor de transformação no setor agropecuário mineiro. Além disso, somam-se mais de 2,2 milhões de participações em cursos e treinamentos de Formação Profissional Rural, 777 mil em ações de Promoção Social — que envolvem saúde, serviços e educação — e mais de 245 mil eventos de qualificação promovidos em todo o estado.
Sempre ao lado de quem alimenta o Brasil, o Senar Minas valoriza o produtor rural e reafirma seu compromisso com um campo cada vez mais forte, moderno e sustentável. Neste aniversário, a instituição celebra a transformação do campo como sua maior colheita.
Parabéns, Senar Minas!
Coluna Minas Gerais
Caravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
AMM | Divulgação
Atenção, prefeitos, prefeitas, vereadores, vereadoras e servidores públicos mineiros: a Caravana AMM estará em Machado, na Região Sul de Minas, nos dias 25 e 26 de novembro, para dois dias de debates intensos e qualificados sobre a pauta municipalista.
O encontro reunirá gestores e agentes públicos em atividades de capacitação, atendimentos técnicos e apresentação das principais demandas regionais. Um dos destaques será a elaboração e leitura da Carta Municipalista da Região Sul, documento que consolidará as prioridades dos municípios para o fortalecimento da pauta municipalista em Minas Gerais.
A Caravana AMM é uma iniciativa itinerante da Associação Mineira de Municípios que percorre as 10 macrorregiões do estado com o tema “Ouvir para propor”. A proposta reforça o compromisso da entidade em se aproximar dos municípios do interior, promovendo conhecimento, diálogo e soluções práticas para os desafios da gestão pública. O evento conta com o apoio das microrregionais e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
“Ao levar capacitação e atendimento técnico para o interior, reforçamos nossa missão de fortalecer a gestão pública e dar voz às demandas regionais, sempre em defesa dos cidadãos mineiros. A Caravana AMM foi idealizada para ouvir de perto os municípios, compreender suas realidades e, juntos, construirmos soluções”, destaca o presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão.
Programação
Primeiro dia
-
Construção conjunta do Documento de Demandas Regionais
-
Leitura da Carta Municipalista
-
Apresentação institucional da AMM
-
Atendimentos técnicos nas áreas de interesse dos municípios da região
Segundo dia
-
Curso da Escola de Gestão Municipalista (EGM), da AMM
-
EMOÇÕES2 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES2 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásRodovias com radares de velocidade média
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásPesquisa Fecomércio MG: Comércio mineiro otimista para o Natal
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásIgor Eto deixa o Partido Novo para assumir comando do Avante em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásOperação de mineração volta no Jequitinhonha
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF



