Coluna Minas Gerais
32 anos ao lado de quem alimenta o Brasil
SISTEMA FIEMG | Divulgação
Por Antônio Pitangui de Salvo, engenheiro agrônomo, presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais
Transformar o campo é impulsionar o desenvolvimento do Brasil. Ao completar 32 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Minas Gerais (Senar Minas) reafirma sua missão de promover a transformação do meio rural por meio da educação, tecnologia e valorização dos homens e mulheres que produzem o alimento que chega à mesa dos brasileiros.
Com uma atuação que vai muito além da capacitação técnica, a instituição contribui para o fortalecimento da agropecuária mineira. O incentivo à profissionalização, ao aumento da renda e às ações de saúde e educação tem impactado positivamente a qualidade de vida nas comunidades rurais.
O mundo se transformou — e o campo, por estar distante dos grandes centros urbanos, precisa, mais do que nunca, de acesso à tecnologia e à assistência técnica. Os produtores devem evoluir e se modernizar para se manterem competitivos. O maior desafio, hoje, é fazer o conhecimento chegar às propriedades, especialmente em um estado como Minas Gerais, que possui 853 municípios e mais de 600 mil propriedades rurais. É nesse cenário que o Senar Minas se consolida como um agente de mudança.
Sem depender de salas de aula, o Senar leva o conhecimento para dentro das porteiras, para ser aplicado na prática. Em Minas Gerais, cerca de 90% dos produtores são pequenos e médios — justamente os que mais se beneficiam das ações da instituição. Uma ferramenta essencial nesse contexto é o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que oferece orientação contínua e personalizada aos produtores.
Com foco em gestão e boas práticas produtivas, são realizadas visitas mensais que contribuem para transformar as propriedades em modelos de eficiência. Os resultados são expressivos: aumento de renda, maior produtividade, sustentabilidade e melhoria na qualidade de vida no campo. Desde 2016, o ATeG já atendeu mais de 38.660 propriedades, com mais de 699 mil visitas técnicas realizadas. O programa abrange as 13 principais cadeias produtivas de Minas Gerais e promove ações que integram sustentabilidade ambiental, econômica e social, com acompanhamento constante.
Do planejamento financeiro ao aperfeiçoamento da produção, o ATeG tem sido um verdadeiro motor de transformação no setor agropecuário mineiro. Além disso, somam-se mais de 2,2 milhões de participações em cursos e treinamentos de Formação Profissional Rural, 777 mil em ações de Promoção Social — que envolvem saúde, serviços e educação — e mais de 245 mil eventos de qualificação promovidos em todo o estado.
Sempre ao lado de quem alimenta o Brasil, o Senar Minas valoriza o produtor rural e reafirma seu compromisso com um campo cada vez mais forte, moderno e sustentável. Neste aniversário, a instituição celebra a transformação do campo como sua maior colheita.
Parabéns, Senar Minas!
Coluna Minas Gerais
Rodovias com radares de velocidade média
Foto: Divulgação
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Rodovias com radares de velocidade média
Os radares de velocidade média — tecnologia que calcula a velocidade do veículo ao longo de um trecho, e não apenas em um ponto fixo — começaram a ser testados em rodovias que cortam Minas Gerais. Os primeiros equipamentos foram instalados na BR-050, no Triângulo Mineiro, e já estão em período educativo. A expectativa da concessionária Ecovias Minas-Goiás é de que o sistema comece a multar apenas no ano que vem. A tecnologia também está sendo implementada pela EPR Via Mineira na BR-040 e outras rodovias concessionadas podem receber o sistema. (Por Dentro de Minas)
https://pordentrodeminas.com.br/mais/2025/11/rodovias-de-minas-gerais-recebem-testes-de-radares-de-velocidade-media/
Extração de cristais tem operação
A Polícia Federal deflagrou uma operação que mira um esquema estruturado de extração ilegal de cristais de quartzo, com ramificações em vários municípios do Estado e ponto de atuação também na zona rural de Arcos. A ação, intitulada Operação Picareta, busca desarticular um grupo formado por garimpeiros, empresários e proprietários rurais que, segundo as investigações, atuavam no comércio clandestino de minerais pertencentes à União. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Arcos, Corinto, Curvelo, Diamantina, Nova Serrana, São Lourenço e Teófilo Otoni. (Correio do Centro Oeste)
https://www.jornalcco.com.br/pf-investiga-extracao-ilegal-de-quartzo-e-trabalhadores-em-condicao-analoga-a-escravidao-na-zona-rural-de-arcos
Hospital faz cirurgia inédita no Leste
No dia 8 de novembro, a equipe de Cirurgia Vascular do Hospital Márcio Cunha realizou um procedimento inédito no Leste de Minas, marcando um avanço importante na oferta de tratamentos de alta complexidade na região, com a utilização da técnica endoâncora, que permite uma sutura endovascular. A cirurgia foi realizada no paciente Evando de Barros Mendes, de 61 anos, portador de um aneurisma de aorta abdominal – uma condição grave que exige precisão e tecnologia de ponta. O procedimento foi necessário devido à presença de um “colo hostil”, uma angulação na aorta que dificulta a colocação da prótese. (Jornal dos Vales)
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/59394/hospital-marcio-cunha-realiza-cirurgia-inedita-no-leste-de-minas
Prefeito critica encontro de consórcios
O prefeito de Divinópolis e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itapecerica (Cisvi), Gleidson Azevedo, atacou, nesta terça-feira, 18, o Encontro de Consórcios realizado na cidade. Ele afirmou estar “cansado” desse tipo de evento “não agrega”, embora tenha elogiado o encontro no início do mês. Durante o discurso, Gleidson – irmão do senador Cleitinho – aumentou o tom e ressaltou que o encontro reúne muitos representantes e cria desperdício de recursos. Conforme ele, a presença de prefeitos, assessores, presidentes e secretários gera alto custo e não traz retorno imediato para a população. (Portal Gerais)
https://portalgerais.com/prefeito-detona-evento-de-consorcios-r-1-milhao-parado-aqui-estou-cansado/
Crianças escrevem história de Araxá
O FestNatal Araxá 2025 vai celebrar os 160 anos do município com um projeto literário inédito: um livro infantil escrito por crianças da cidade sobre a história e as riquezas locais. A iniciativa, conduzida pelos escritores Cesar Campos e Rafael Nolli, reuniu mais de 40 estudantes de escolas públicas, particulares e rurais em uma oficina realizada no último sábado, 8. Na atividade, as crianças foram convidadas a criar uma história coletiva inspirada em Araxá. (Jornal Interação)
https://www.jornalinteracao.com.br/festnatal-2025-livro-escrito-por-criancas-comemora-os-160-anos-de-araxa
Estudantes de Patrocínio premiados
Estudantes da rede municipal de ensino de Patrocínio foram reconhecidos na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025, realizada nesta sexta-feira, 14, na sede do Ministério Público do Trabalho, em Belo Horizonte. A premiação reuniu representantes de 18 municípios mineiros e destacou produções artísticas voltadas aos temas combate ao trabalho infantil e aprendizagem profissional. Patrocínio foi contemplada em duas categorias, com resultados expressivos que reforçam o trabalho desenvolvido nas escolas e o envolvimento dos estudantes nas ações do eixo Educação do Projeto Resgate à Infância. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/estudantes-de-patrocinio-sao-premiados-na-etapa-mineira-do-premio-mpt-na-escola-2025
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásEmpresa anuncia investimento em Poços
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásUberlândia terá 2,4 mil casas do “Minha Casa”
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásGasoduto Centro&Oeste é inaugurado
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásPeixamento fortalece pesca artesanal no Norte
-
Coluna Minas Gerais11 horas atrásRodovias com radares de velocidade média



