Coluna Minas Gerais
40º CMM: 2º Fórum Mineiro de Comunicação destaca a importância de ações estruturadas para o reconhecimento da gestão
AMM | Divulgação
Uma comunicação estratégica é essencial para fortalecer a imagem institucional e gerar reconhecimento positivo da gestão pública. Durante o 2º Fórum Mineiro de Comunicação, realizado no primeiro dia do 40º Congresso Mineiro de Municípios (6/5), o professor e consultor de Marketing Político Marcelo Vitorino apresentou a palestra “Como vencer o desafio de comunicar bem com o cidadão e ter a gestão reconhecida”. A proposta foi discutir a comunicação como uma ferramenta estratégica para aproximar as administrações municipais da população.
Segundo Vitorino, ações bem planejadas contribuem diretamente para o fortalecimento da confiança entre a comunidade e o poder público. “A comunicação da gestão tem que ser sólida o suficiente para que, quando chegue uma informação inverídica ao cidadão, ele consiga filtrar e dizer: ‘não, isso aqui não está acontecendo’”, afirmou.
Com a sala cheia, o palestrante trouxe exemplos práticos, destacou a importância de se contar com profissionais capacitados e reforçou que a comunicação de gestão deve tanto informar sobre os serviços públicos quanto proteger a administração de ataques indevidos. “É muito difícil alguém numa cidade usufruir 100% dos serviços que a prefeitura oferece. Por isso, comunicar é essencial”, explicou.
Vitorino também deixou um recado aos participantes: “Uma comunicação não salva uma gestão ruim, mas ajuda muito uma gestão que de fato está trabalhando”.
É preciso se comunicar
Em um cenário de crescente exigência por transparência e proximidade, a comunicação institucional ganha ainda mais protagonismo. No painel “Narrativa de Poder – Comunicação Pública em 360 graus”, com a participação de prefeitos e jornalistas, a necessidade de comunicar com clareza e estratégia foi unanimidade.
“Temos como obrigação entregar uma cidade melhor, mas também de comunicar o que é feito”, destacou o prefeito de Barbacena, Carlos Du.
O jornalista e diretor-executivo do O Fator, Lucas Ragazzi, reforçou o papel da imprensa como parceira estratégica: “Uma equipe de comunicação eficiente e proativa consegue estabelecer uma relação de confiança com a imprensa — e isso é crucial em momentos de crise”.
Já o prefeito de Ipanema, Júlio Fontoura, compartilhou um case de sucesso: “Ipanema é uma cidade com poucos recursos e precisávamos de uma marca. Criamos a Festa do Queijo e ficamos conhecidos em todo o País, com mídia gratuita. Comunicação é aproximação”.
Para o sócio-executivo da Deja Estratégia, Rodrigo Bueno, a comunicação está no centro da excelência administrativa. “Um mandato de excelência é baseado em três pilares: política, gestão e comunicação”.
O painel foi mediado pela jornalista e diretora de Comunicação da AMM, Tatiana Moraes.
Inteligência Artificial a favor da comunicação pública
Outro tema que chamou atenção no fórum foi a palestra “Comunicação Política em Mandato com Inteligência Artificial”, apresentada pelo escritor e mestre em Ciência Política Gilberto Musto.
Segundo Musto, a efetividade na comunicação institucional depende de uma estrutura narrativa clara. “Para comunicar com precisão, é preciso seguir três passos: primeiro falar da dor, depois mostrar o problema e, por fim, apresentar a solução. A maioria das instituições inverte essa lógica”, alertou.
Durante a palestra, o especialista também compartilhou prompts de comando que auxiliam na criação de conteúdo, gestão de crise e outras atividades de comunicação. “O uso da Inteligência Artificial tem custo zero. O que vocês precisam é criatividade e conhecimento. Com isso, já têm em mãos uma poderosa ferramenta de trabalho”, concluiu.
Coluna Minas Gerais
Antônio de Salvo assume como 2º vice&presidente da CNA
João Martins foi reeleito para mais um mandato à frente da CNA
FAEMG SENAR | Divulgação
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, tomou posse como 2º vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nesta terça-feira (9/12) em Brasília. De Salvo integra a nova diretoria executiva da CNA, liderada pelo presidente João Martins, reeleito por unanimidade para mais um mandato à frente da entidade.
│ “Um setor que impulsiona a economia precisa se manter unido para que, cada vez mais, a gente possa trazer riquezas para o Brasil e uma vida melhor para nossos produtores rurais. Vamos continuar trabalhando com firmeza para que o agro seja cada vez mais ouvido, respeitado e para que as demandas dos produtores mineiros estejam no centro das discussões nacionais”.
Em novembro deste ano, De Salvo também reassumiu a presidência do Sistema Faemg Senar para o seu segundo mandato.
Posse na CNA
A cerimônia reuniu representantes de entidades do agro, do setor privado, deputados, senadores, embaixadores, autoridades, familiares, produtores rurais, presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária, diretores e integrantes do Sistema CNA/Senar.
│ “Temos orgulho de anunciar que atingimos a nossa meta. Alcançamos 400 mil pequenos produtores, em todos os pontos do país, priorizando as regiões menos favorecidas. Levamos a essa nova classe um conjunto de conhecimentos e assistência, que lhes permite alcançar o máximo de sua capacidade”.
Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da CNA (2025-2029)
Diretoria Executiva
Presidente – João Martins da Silva Júnior (BA)
1º vice-presidente – Gedeão Silveira Pereira (RS)
2º vice-presidente – Antônio Pitangui de Salvo (MG)
1º vice-presidente de Finanças – Humberto Miranda (BA)
2º vice-presidente de Finanças – Muni Lourenço Silva Júnior (AM)
1º vice-presidente de Secretaria – Marcelo Bertoni (MS)
2º vice-presidente de Secretaria – José Amílcar de Araújo Silveira (CE)
Conselho Fiscal
Efetivos
Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL)
Paulo Carneiro (TO)
Hélio Dias de Souza (RO)
Suplentes
Raimundo Coelho de Souza (MA)
Luiz Iraçú Guimarães Colares (AP)
José Álvares Vieira (RN)
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