Coluna Minas Gerais

Aclamado por quase 200 prefeitos, Dr. Marcos Vinicius propõe nova sede da AMM para capacitar mais servidores municipais

Publicados

em

Foto: AMM | Divulgação

Candidato à reeleição à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM), Dr. Marcos Vinicius foi aclamado por quase 200 prefeitos em evento de apoio a ele realizado na noite dessa terça-feira (11/2), em Brasília. Na ocasião, ele discursou sobre o principal compromisso de campanha: oferecer uma nova sede da AMM para capacitar ainda mais gestores municipais, inclusive com cursos de pós-graduação, reforçando o apoio aos prefeitos e promovendo uma administração pública mais independente, eficiente e qualificada

“Um gestor capacitado, bem qualificado, consegue fazer mais com menos e levar ainda mais desenvolvimento às nossas cidades, especialmente às pequenas, que dependem quase que exclusivamente de FPM para sobreviver. Com uma sede mais robusta, mais equipada, vamos oferecer mais conhecimento de qualidade aos prefeitos e às suas equipes. Nesses dois anos à frente da AMM, eu fortaleci o caixa, dando mais independência financeira à Associação, e quero intensificar ainda mais essa gestão daqui para a frente. Vou fazer muito mais pelos nossos municípios”, garante o candidato.
Outro compromisso de campanha do Dr. Marcos Vinicius é alterar o estatuto, permitindo que o presidente ocupe o cargo por dois anos, em vez de três, e limitar a reeleição a uma vez. “A reeleição é importante porque permite a continuidade de um trabalho bem feito. Mas é necessário que seja limitada. A AMM não pode ficar refém de um grupo que usa a AMM em causa própria, como aconteceu no passado. E esse grupo quer voltar, ‘mascarado’ de novidade”, alerta.

Conquistas
A gestão de Dr. Marcos Vinicius à frente da AMM é marcada por importantes conquistas. Desde que ele assumiu a gestão da AMM, o saldo em caixa mais do que triplicou, saltando de R$ 4,4 milhões para R$ 14,4 milhões. Sob o seu comando, foi implementado, ainda, o Observatório AMM, uma plataforma on-line inovadora que coloca dados municipais essenciais diretamente nas mãos dos prefeitos.
Além disso, a AMM lançou o AMM nas Macros, um evento que leva capacitação a todas as regiões do estado, e o Governança 4.0, uma iniciativa voltada para a imersão de prefeitos eleitos em boas práticas de gestão. Apenas em janeiro de 2025, os técnicos da AMM percorreram mais de 5 mil quilômetros, passando por cinco cidades mineiras, reforçando o compromisso com a descentralização da entidade, reduzindo a dependência de Belo Horizonte, e promovendo a qualificação e o desenvolvimento dos municípios.

Leia Também:  Servidores da Educação iniciam mestrado pelo projeto Trilhas de Futuro Educadores

“Todas essas conquistas serão mantidas e intensificadas. Vamos melhorar ainda mais o Observatório, capacitar mais gestores, inclusive, nos municípios deles. Aliás, conheço a grande maioria dos prefeitos pelo nome e pela cidade porque estive presente nos municípios, sempre atuando de forma igualitária, sem distinção partidária ou regional”, pontuou.
Importante destacar que, sob a gestão de Dr. Marcos Vinicius, a AMM alcançou recorde de cidades mineiras afiliadas. A AMM é, atualmente, a maior associação estadual de municípios da América Latina.

Municipalismo

Dr. Marcos Vinicius tem se destacado na luta em prol da autonomia dos municípios e pela melhoria da gestão pública, enfrentando desafios de forma independente e consolidando a AMM como uma força política municipalista. À frente da Associação, Dr. Marcos Vinicius, que também ocupa o cargo de 1º vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), tem buscado a aprovação de Projetos de Lei (PLs) fundamentais no Congresso, com destaque para a PEC da Sustentabilidade Fiscal, que visa melhorar as finanças dos municípios. A Reforma Tributária é outra pauta altamente debatida pelo candidato à reeleição com parlamentares e entes do Executivo federal.
No âmbito estadual, a AMM, sob o comando de Dr. Marcos Vinicius, acionou o Superior Tribunal Federal (STF) para que todos os municípios afetados economicamente pelo rompimento da barragem de Mariana recebam parte do acordo, a exemplo do que foi firmado no caso da cidade de Brumadinho. “Todos os municípios foram impactados de alguma forma, não só aqueles que foram atingidos pela lama. Por isso, é justo que todos sejam compensados”, defende.

Leia Também:  AMM pede que prefeitos ajudem a barrar Projeto de Lei que onera municípios

O presidente ainda destaca a importância de um líder municipalista em situações como a de Brumadinho. “A associação não foi chamada para participar da decisão sobre um acordo que impacta diretamente o município. Nossos prefeitos estavam prestes a assinar um compromisso sem ter pleno entendimento do que estava em jogo”, detalha.
A inserção do imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) no programa Nota Fiscal Mineira é outra bandeira do candidato à reeleição. Duas reuniões com o Secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Fernandes Lourenço Gomes, e com a Secretária Adjunta, Luciana Mundim, foram realizadas. “Precisamos incentivar que os munícipes peçam a nota para que os municípios arrecadem mais. Vou continuar transformando a AMM e garantindo avanços para as administrações municipais”, conclui.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Centro logístico tem expansão em Pouso Alegre

Publicados

em

Foto: Ascom/PMPA

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Centro logístico tem expansão em Pouso Alegre
Foi iniciada nesta terça-feira a nova fase de expansão do Centro Logístico e Industrial Aduaneiro de Pouso Alegre, empreendimento que consolida o município como um dos principais polos logísticos de Minas Gerais e reforça sua ligação direta com o Rio de Janeiro por meio do novo Corredor Rio x Minas. Em operação desde 2017, o CLIA integra o grupo ICTSI, International Container Terminal Services Inc., maior operador portuário independente do mundo, com 33 terminais distribuídos em 19 países e 6 continentes. (Pouso Alegre em Foco)
https://pousoalegreemfoco.com.br/noticia/3010/pouso-alegre-inaugura-expansao-do-clia-e-consolida-posicao-estrategica-no-setor-logistico

Santa Casa nega risco de paralisação
A Prefeitura Municipal e a Irmandade Santa Casa de Poços de Caldas divulgaram uma nota conjunta para esclarecer informações sobre uma suposta paralisação dos serviços médicos no município. De acordo com o comunicado, não houve interrupção nos serviços hospitalares ou de pronto-atendimento, e nenhum aviso formal de possível paralisação foi encaminhado pelas equipes médicas. Tanto a Prefeitura quanto a Santa Casa reforçam que a rotina assistencial permanece inalterada. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/11/25/prefeitura-e-santa-casa-negam-risco-de-paralisacao-e-garantem-normalidade-nos-atendimentos/

Esquadrão de Cavalaria completa 96 anos 
Em 2025, O 4° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado completa 96 anos de história. História essa que, desde 1984, passou a ser contada a partir da cidade de Santos Dumont, com a vinda da única unidade de Cavalaria de Minas Gerais para o município. Para celebrar quase um século de história, foi organizada uma solenidade com a presença de prefeitos da região, além de autoridades civis e militares. Além da entrega de certificados e medalhas, as comemorações contaram com uma demonstração de força militar da tropa. Os militares entoaram canções alusivas à Cavalaria e Montanha. Houve também o desfile dos veículos e demonstrações com o armamento. (Portal 14B – Santos Dumont)
https://portal14b.com.br/Publicacao.aspx?id=632663

Leia Também:  Divinópolis recebe a primeira edição da “Caravana AMM”; projeto leva pauta municipalista e capacitação a todas as regiões de Minas Gerais

Norte na Campanha Minas Unida
Os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizam nos dias 28 e 29 de novembro o “Dia D” da Campanha Minas Unida contra o Aedes. Com a intensificação do período chuvoso, a iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) objetiva antecipar e reforçar a mobilização dos municípios e da população para o recolhimento e eliminação de materiais inservíveis, que possam acumular água. (Novo Jornal de Notícias – Montes Claros)
https://novojornaldenoticias.com/noticias/norte-de-minas-realiza-mutirao-da-campanha-minas-unida/

Aeroporto é o quarto mais movimentado
O Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso, foi o quarto mais movimentado de Minas Gerais entre os meses de janeiro e outubro deste ano. A estatística foi divulgada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) a partir de dados estatísticos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nos dez primeiros meses do ano, 115.329 passageiros passaram pelo sítio aeroportuário. O Aeroporto de Governador Valadares, administrado pela Infraero, assim como o do Vale do Aço, teve a movimentação de 73.315 passageiros no mesmo período. (Diário do Aço)
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0129405-aeroporto-do-vale-do-aco-e-o-quarto-mais-movimentado-do-estado

Leia Também:  Senar abre 100 vagas para cursos técnicos em Viçosa, Alvinópolis e Manhuaçu

Cooxupé campeã em Sustentabilidade
A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé foi reconhecida como a Campeã em Sustentabilidade, pelo Prêmio Melhores do Agronegócio 2025. A cerimônia, que celebrou as empresas mais destacadas do setor, aconteceu no dia 24 de novembro, em São Paulo, com a presença dos principais nomes do agro brasileiro. A conquista ressalta o compromisso da Cooxupé com a responsabilidade socioambiental, o cuidado com o meio ambiente e o incentivo às boas práticas agrícolas junto aos mais de 21 mil produtores cooperados. (Jornal da Região)
https://www.jornaldaregiaoonline.com.br/cooxupe-e-eleita-campea-em-sustentabilidade-no-premio-melhores-do-agronegocio-2025

Áreas de Uberaba despertam interesse
Pelo menos duas áreas de Uberaba despertaram interesse direto de órgãos federais dentro do Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag), iniciativa do governo Zema que prevê a transferência de imóveis mineiros à União para abatimento da dívida estadual. Entre as instituições que formalizaram intenção de uso estão a CeasaMinas — que mira o Mercado Livre do Produtor (MLP) da cidade — e o Incra, que apontou interesse no Horto Florestal do Ely, área de mais de 150 hectares pertencente ao Estado. (Jornal da Manhã)
https://jmonline.com.br/cidade/instituic-es-federais-miram-duas-areas-estrategicas-de-uberaba-incluidas-no-propag-1.566923

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA