Coluna Minas Gerais

Aclamado por quase 200 prefeitos, Dr. Marcos Vinicius propõe nova sede da AMM para capacitar mais servidores municipais

Publicados

em

Foto: AMM | Divulgação

Candidato à reeleição à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM), Dr. Marcos Vinicius foi aclamado por quase 200 prefeitos em evento de apoio a ele realizado na noite dessa terça-feira (11/2), em Brasília. Na ocasião, ele discursou sobre o principal compromisso de campanha: oferecer uma nova sede da AMM para capacitar ainda mais gestores municipais, inclusive com cursos de pós-graduação, reforçando o apoio aos prefeitos e promovendo uma administração pública mais independente, eficiente e qualificada

“Um gestor capacitado, bem qualificado, consegue fazer mais com menos e levar ainda mais desenvolvimento às nossas cidades, especialmente às pequenas, que dependem quase que exclusivamente de FPM para sobreviver. Com uma sede mais robusta, mais equipada, vamos oferecer mais conhecimento de qualidade aos prefeitos e às suas equipes. Nesses dois anos à frente da AMM, eu fortaleci o caixa, dando mais independência financeira à Associação, e quero intensificar ainda mais essa gestão daqui para a frente. Vou fazer muito mais pelos nossos municípios”, garante o candidato.
Outro compromisso de campanha do Dr. Marcos Vinicius é alterar o estatuto, permitindo que o presidente ocupe o cargo por dois anos, em vez de três, e limitar a reeleição a uma vez. “A reeleição é importante porque permite a continuidade de um trabalho bem feito. Mas é necessário que seja limitada. A AMM não pode ficar refém de um grupo que usa a AMM em causa própria, como aconteceu no passado. E esse grupo quer voltar, ‘mascarado’ de novidade”, alerta.

Conquistas
A gestão de Dr. Marcos Vinicius à frente da AMM é marcada por importantes conquistas. Desde que ele assumiu a gestão da AMM, o saldo em caixa mais do que triplicou, saltando de R$ 4,4 milhões para R$ 14,4 milhões. Sob o seu comando, foi implementado, ainda, o Observatório AMM, uma plataforma on-line inovadora que coloca dados municipais essenciais diretamente nas mãos dos prefeitos.
Além disso, a AMM lançou o AMM nas Macros, um evento que leva capacitação a todas as regiões do estado, e o Governança 4.0, uma iniciativa voltada para a imersão de prefeitos eleitos em boas práticas de gestão. Apenas em janeiro de 2025, os técnicos da AMM percorreram mais de 5 mil quilômetros, passando por cinco cidades mineiras, reforçando o compromisso com a descentralização da entidade, reduzindo a dependência de Belo Horizonte, e promovendo a qualificação e o desenvolvimento dos municípios.

Leia Também:  Servidores do TJMG de seis comarcas são homenageados em Monte Carmelo

“Todas essas conquistas serão mantidas e intensificadas. Vamos melhorar ainda mais o Observatório, capacitar mais gestores, inclusive, nos municípios deles. Aliás, conheço a grande maioria dos prefeitos pelo nome e pela cidade porque estive presente nos municípios, sempre atuando de forma igualitária, sem distinção partidária ou regional”, pontuou.
Importante destacar que, sob a gestão de Dr. Marcos Vinicius, a AMM alcançou recorde de cidades mineiras afiliadas. A AMM é, atualmente, a maior associação estadual de municípios da América Latina.

Municipalismo

Dr. Marcos Vinicius tem se destacado na luta em prol da autonomia dos municípios e pela melhoria da gestão pública, enfrentando desafios de forma independente e consolidando a AMM como uma força política municipalista. À frente da Associação, Dr. Marcos Vinicius, que também ocupa o cargo de 1º vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), tem buscado a aprovação de Projetos de Lei (PLs) fundamentais no Congresso, com destaque para a PEC da Sustentabilidade Fiscal, que visa melhorar as finanças dos municípios. A Reforma Tributária é outra pauta altamente debatida pelo candidato à reeleição com parlamentares e entes do Executivo federal.
No âmbito estadual, a AMM, sob o comando de Dr. Marcos Vinicius, acionou o Superior Tribunal Federal (STF) para que todos os municípios afetados economicamente pelo rompimento da barragem de Mariana recebam parte do acordo, a exemplo do que foi firmado no caso da cidade de Brumadinho. “Todos os municípios foram impactados de alguma forma, não só aqueles que foram atingidos pela lama. Por isso, é justo que todos sejam compensados”, defende.

Leia Também:  FIEMG participa de nova rodada de negociação sobre a NR&01 e celebra prazo de transição para empresas

O presidente ainda destaca a importância de um líder municipalista em situações como a de Brumadinho. “A associação não foi chamada para participar da decisão sobre um acordo que impacta diretamente o município. Nossos prefeitos estavam prestes a assinar um compromisso sem ter pleno entendimento do que estava em jogo”, detalha.
A inserção do imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) no programa Nota Fiscal Mineira é outra bandeira do candidato à reeleição. Duas reuniões com o Secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Fernandes Lourenço Gomes, e com a Secretária Adjunta, Luciana Mundim, foram realizadas. “Precisamos incentivar que os munícipes peçam a nota para que os municípios arrecadem mais. Vou continuar transformando a AMM e garantindo avanços para as administrações municipais”, conclui.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Valadares terá debate sobre deportados

Publicados

em

Foto: Reprodução AgBR

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Valadares terá debate sobre deportados

Os impactos da política migratória do presidente americano Donald Trump para os brasileiros que vivem nos Estados Unidos serão debatidos em Governador Valadares pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Audiência pública com essa finalidade, solicitada pelo deputado Betão, será realizada nesta sexta-feira, 19, na Câmara Municipal. O objetivo é discutir políticas públicas de apoio aos trabalhadores brasileiros deportados e avaliar os impactos das deportações para a economia do Vale do Rio Doce. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)

https://jornaldacidadevalesdeminas.com/comissao-vai-a-valadares-discutir-situacao-de-brasileiros-deportados-dos-eua/

BH faz parceria com a Google

Belo Horizonte se prepara para dar um salto tecnológico. Nesta segunda-feira, 15 de setembro, em São Paulo, o prefeito Álvaro Damião firmou um protocolo de intenções com o Google Brasil, e abriu caminho para uma agenda de cooperação voltada à inovação na gestão pública. A parceria prevê ações em áreas estratégicas como segurança, sustentabilidade, resiliência climática, tecnologia em nuvem e inteligência artificial. No setor de mobilidade, BH será usada como cidade-piloto em testes de uma ferramenta desenvolvida pelo Google para otimizar o trânsito em grandes centros urbanos. (Cidade Conecta – Nova Lima)

Leia Também:  Servidores de Minas inativos e pensionistas especiais nascidos em maio devem providenciar o recadastramento obrigatório

https://www.cidadeconecta.com/noticias/belo-horizonte-faz-parceria-com-o-google/

Operação combate garimpo ilegal

Em cumprimento às ordens de serviços – “Operação Extração Mineral 3” e “Operação Mananciais Protegidos”, as equipes do 5º Pelotão da 3ª Cia Polícia Militar de Meio Ambiente, sediadas em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, e uma equipe da 3ª Cia PM Meio Ambiente, sediada em Governador Valadares, realizaram operações de apoio ao Grupamento PM MAmb nas cidades de Araçuaí e Itaobim, de 10 a 12 de setembro. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

https://diariotribuna.com.br/?p=31188

Cooperação em defesa do clima em Patos

Avança uma nova cooperação estratégica entre o 12º Batalhão de Bombeiros Militar e o Centro Universitário de Patos de Minas, ampliando as ações de resiliência regional no Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, em alinhamento à agenda 2030. No dia 9 de setembro, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar apresentou à Diretoria Executiva do Centro Universitário uma proposta de Termo de Cooperação Mútua. O encontro teve como objetivo demonstrar a importância de unir esforços entre as instituições para o fortalecimento da gestão de risco de desastres e da resiliência climática na região. (Folha Patense)

Leia Também:  Divinópolis recebe a primeira edição da “Caravana AMM”; projeto leva pauta municipalista e capacitação a todas as regiões de Minas Gerais

https://www.folhapatense.com.br/12bbm-e-unipam-realizam-parceria-para-fortalecimento-de-acoes-sobre-gestao-de-risco-de-desastres

Sabará faz mutirão de cidadania

Sabará se prepara para receber, nesta sexta, 19, uma grande ação de cidadania. O “Mutirão Cidadão: uma praça de serviços procê”, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), em parceria com a Prefeitura de Sabará, vai oferecer mais de 30 serviços gratuitos à população. O atendimento será realizado de 9h às 16h, em um espaço preparado para acolher os moradores com orientações, escuta ativa e serviços essenciais. A ação tem como objetivo aproximar os cidadãos de órgãos públicos e facilitar o acesso a direitos básicos, em um só lugar. (Folha de Sabará)

https://folhadesabara.com.br/noticia/49987/mutirao-cidadao-em-sabara-oferece-mais-de-30-servicos-gratuitos-no-dia-19-de-setembro

Fundação faz parceria com italianos

Os diretores da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e do Hospital Márcio Cunha (HMC) estiveram em Milão, na Itália, para uma visita institucional ao Instituto Humanitas, uma das mais renomadas redes hospitalares da Europa, referência em assistência, ensino e pesquisa clínica. A rede faz parte do Grupo Techint, acionista da Usiminas por meio da Ternium, e mantém forte atuação global em saúde, inovação e educação. A agenda reforça a relevância da parceria estratégica entre o Grupo Techint e a FSFX. (Portal Silmara Freitas)

https://www.silmaradefreitas.com.br/fsfx-e-hospital-marcio-cunha-fortalecem-parceria-internacional-em-visita-ao-instituto-humanitas-em-milao/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA