Coluna Minas Gerais
AMM articula “PL do Desmame” para dar alívio ao caixa das prefeituras mineiras
AMM | Divulgação
“Não podemos permitir que a falta de recursos continue a sufocar o futuro dos municípios, especialmente os entes com coeficiente 0,6 e das pessoas que nelas vivem”, alerta o presidente da Associação, Dr. Marcos Vinicius
O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Dr. Marcos Vinicius, articula com deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) o chamado Projeto de Lei (PL) do Desmame, que visa garantir mais autonomia e independência às cidades mineiras.
Atualmente, conforme explica o gestor da AMM, é comum que serviços obrigatoriamente prestados pelo Estado, como bombeiros, segurança pública e assistência técnica rural, por exemplo, sejam financiados pelos municípios por meio de convênios. O problema é que, embora esses serviços sejam essenciais, muitas cidades não têm condições de arcar com os custos.
“Sabemos da dor dos municípios, especialmente dos menores, que não têm onde tirar mais recursos. Os prefeitos tentam fazer o melhor, mas as dificuldades financeiras estão cada vez maiores, até mesmo para custear a folha de pagamento e os investimentos mínimos das cidades. Esse PL, que transfere a responsabilidade do pagamento desses serviços para o Estado, vai dar mais independência aos prefeitos, especialmente aos gestores de municípios de coeficiente 0,6, que poderão contar com mais recursos em caixa”, explica o presidente da AMM.
Coeficiente 0,6
Municípios de coeficiente 0,6 são aqueles classificados entre os menores do Estado, com população de até 10.188 habitantes. Em Minas Gerais, 473 cidades se encaixam nesse perfil e a grande maioria delas vive uma realidade difícil. “Devido à baixa arrecadação e à dependência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), essas cidades não têm como se sustentar. Embora tenha havido aumento no repasse de fevereiro, o valor ainda está longe de ser suficiente para que os prefeitos arquem com as obrigações dos municípios. Por isso, é tão difícil que ele ajude o Estado a arcar com os custos extras. Esse PL vem em ótima hora”, enfatiza o presidente da AMM.
Ele destaca, ainda, que o aumento do FPM em fevereiro foi dilapidado pela inflação e pelo custo crescente dos serviços públicos, o que torna o repasse ainda mais aquém das necessidades básicas das cidades.
Diretoria temática
Além do PL do Desmame, o presidente anunciou a criação de uma diretoria temática voltada exclusivamente para os municípios de coeficiente 0,6. Para isso, será formado um grupo de trabalho com o objetivo de melhorar a gestão e buscar alternativas que garantam a viabilidade financeira e a sustentabilidade desses municípios, aliviando carências e promovendo mais justiça na distribuição de recursos.
“Chegamos ao ponto em que não podemos mais esperar. Os municípios de coeficiente 0,6 são a espinha dorsal do nosso Estado e precisam de apoio urgente para que possam sobreviver. A AMM está aqui para dar voz a essa luta e buscar soluções que realmente façam a diferença. Não podemos permitir que a falta de recursos continue a sufocar o futuro dessas cidades e das pessoas que nelas vivem”, conclui Dr. Marcos Vinicius.
Coluna Minas Gerais
Cooperativa mineira entre as 300 do mundo
Foto: Divulgação
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Cooperativa mineira entre as 300 do mundo
A Cooxupé está entre as 300 maiores cooperativas do mundo, de acordo com a World Cooperative Monitor (WCM) 2025. O estudo, produzido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) em parceria com o Instituto Europeu de Pesquisa sobre Empresas Cooperativas e Sociais (Euricse), analisa o desempenho econômico e o impacto social das maiores cooperativas do mundo. A edição de 2025 do ranking tem caráter especial por coincidir com o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (Jornal da Região).
https://www.jornaldaregiaoonline.com.br/cooxupe-esta-entre-as-300-maiores-cooperativas-do-mundo
Sob ataques, prefeito deixa sessão
Abertura do ano legislativo da Câmara de Timóteo vira sessão de ataques ao prefeito. A sessão de abertura do ano legislativo na Câmara de Vereadores de Timóteo, terça-feira (11), não foi o que se esperava de uma cerimônia solene e respeitosa entre os poderes. Aproveitando a presença do chefe do executivo, prefeito Vitor Prado, vereadores de oposição partiram ao ataque com queixas, choradeira e denúncias mal fundamentadas. Surpreso com a sessão de horrores o prefeito deixou o plenário e retornou ao gabinete. (Jornal dos Vales)
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/61461/abertura-do-ano-legislativo-da-camara-de-timoteo-vira-sessao-de-ataques-ao-prefeito
Carnaval de oportunidades no Vale do Aço
O Carnaval de 2026 promete movimentar a economia de Minas Gerais, com expectativa de 13,2 milhões de foliões e impacto econômico de R$ 5,75 bilhões, segundo estimativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Mesmo sem uma tradição carnavalesca consolidada ou programação oficial de grande porte, no Vale do Aço, os dias de festa representam uma oportunidade estratégica para os pequenos negócios. Nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo, quase 65 mil pequenos negócios, dos quais 37.975 são microempreendedores individuais (MEI), podem ser impactados pelo Carnaval. (Portal Carlos Souto)
https://www.portalcarlossouto.com.br/noticias/regional/mais-de-60-mil-pequenos-negocios-vao-aquecer-a-economia-durante-o-carnaval-no-vale-do-aco/
Parceria aposta em formação de adolescentes
Um novo esforço para ampliar caminhos de formação e empregabilidade para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade acaba de ser anunciado em Brasília. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Localiza firmaram uma parceria de 12 meses para fortalecer o programa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO), iniciativa voltada à inclusão produtiva da juventude brasileira. A cooperação, iniciada em fevereiro de 2026, tem como objetivo expandir o acesso de meninas e meninos a oportunidades de capacitação profissional e trabalho decente em diferentes regiões do País. (Cidade Conecta)
https://www.cidadeconecta.com/lado-bom/parceria-aposta-em-formacao-profissional-e-inclusao-produtiva-de-adolescentes-em-vulnerabilidade/
Criação de cursos de medicina revogada
O Governo Federal revogou o edital que previa a abertura de novos cursos de Medicina em instituições privadas no País. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (10) e suspende, por enquanto, a possibilidade de autorização de novas graduações pelo programa que vinha sendo aguardado por cidades como Patrocínio e Monte Carmelo. O chamamento público, lançado em 2023 e adiado várias vezes, previa a criação de até 5,9 mil vagas. A revogação ocorreu após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que apontou problemas de qualidade em parte dos cursos existentes no País. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/governo-federal-revoga-edital-de-criacao-de-novos-cursos-de-medicina-e-sonho-de-patrocinio-e-interrompido
Governo confirma conclusão de hospital
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, vistoriou na manhã desta quarta-feira (11) as obras do Hospital Regional de Governador Valadares, que estão com cerca de 34% de execução e têm previsão de conclusão até o fim deste ano. A expectativa do governo estadual é que a unidade entre em funcionamento entre dois e três meses após a entrega da reforma, ampliando a oferta de atendimentos de média e alta complexidade na macrorregião Leste. (Diário do Rio Doce)
https://drd.com.br/zema-vistoria-obras-e-reafirma-entrega-do-hospital-regional-de-valadares-ate-o-fim-deste-ano/
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásSigma Lithium anuncia retomada das atividades de mineração na Mina 1, no Vale do Jequitinhonha
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásEmpresa inaugura PA Busines Park
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásPrefeituras mineiras terão R$ 500 milhões no Edital BDMG Municípios 2026 para financiar infraestrutura e sustentabilidade
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásOrquestra SESIMINAS celebra 40 anos com show especial ao lado de grandes nomes da música
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásJF faz concorrência do transporte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMineiros lideram aprovações no Sisu
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásSenar Minas se destaca em concurso nacional de vídeos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás16,7 milhões para a saúde em Uberlândia



