Coluna Minas Gerais

AMM e Codemge abrem inscrições para curso de capacitação em PPPs e Concessões

Publicados

em

AMM | Divulgação

A Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), publicou nesta terça-feira (22/7) o edital para seleção de 85 servidores públicos municipais interessados em participar do Curso de Capacitação Técnica em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões.

A iniciativa tem como objetivo qualificar gestores públicos municipais para atuarem no planejamento, estruturação e gestão de projetos de PPPs e Concessões. O conteúdo abrange temas como sustentabilidade, regulação, gestão contratual e o relacionamento com órgãos de controle.

O curso será realizado na modalidade EAD, com 60 horas-aula e certificação conjunta da AMM, Codemge e FESP. O início das aulas está previsto para 20 de agosto de 2025.


Inscrições abertas até 12 de agosto

As inscrições podem ser feitas entre 22/07 e 12/08/2025, pelo site www.portalamm.com.

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá enviar:

  • Formulário de inscrição preenchido no site;

  • Carta de indicação assinada pelo(a) prefeito(a) ou secretário(a);

  • Currículo atualizado, destacando experiências relevantes;

  • Declaração de participação ou interesse no Programa Cidade Parceira, da Codemge/Seinfra.

Leia Também:  Prefeito de Divinópolis afirma que presidente da AMM será vice na chapa de Cleitinho ao governo de Minas

Todos os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: [email protected].


Critérios de seleção

A seleção dos candidatos seguirá critérios técnicos definidos no edital, considerando:

  • Experiência prévia na área de PPPs e Concessões;

  • Atuação estratégica na administração municipal;

  • Vínculo com municípios filiados à AMM;

  • Participação em programas ou convênios com a Codemge.

O número de vagas por município será proporcional ao número de habitantes e à adesão ao Programa Cidade Parceira.

“A capacitação técnica dos servidores é fundamental para ampliar a capacidade dos municípios mineiros de estruturar projetos de qualidade em parceria com o setor privado, promovendo desenvolvimento, eficiência e inovação na gestão pública”, destaca o presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão.


Conteúdo programático

A formação será dividida em cinco módulos, com os seguintes temas:

  • Aspectos estratégicos das PPPs e Concessões;

  • Planejamento e estruturação de projetos;

  • Regulação e execução contratual;

  • Sustentabilidade, ESG e atuação dos órgãos de controle.

A programação inclui ainda estudos de caso, palestras e uma atividade de encerramento presencial.


Inscreva-se aqui:
https://central.amm-mg.org.br/cent_seg_Login/

Mais informações:
[email protected]

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional

Publicados

em

FECOMÉRCIO | Divulgação

Atividade turística do estado mantém trajetória de recuperação e apresenta desempenho mensal acima do registrado no país

O turismo em Minas Gerais registrou crescimento pelo terceiro mês consecutivo e apresentou desempenho acima da média nacional. Em novembro, o volume de atividade turística no estado avançou 0,3% na comparação com outubro, que já havia apresentado alta de 0,5% em relação a setembro, confirmando uma trajetória de recuperação desde o início do segundo semestre.

No cenário nacional, o crescimento do turismo foi de 0,2% em novembro, o que coloca Minas Gerais com resultado mensal superior ao do país. O desempenho reforça a relevância do setor turístico para a economia mineira, especialmente no fortalecimento do segmento de serviços.

Na comparação anual, entre novembro de 2025 e novembro de 2024, o turismo em Minas apresentou retração de 5,4%, indicando desaceleração em relação ao desempenho observado no ano anterior, quando houve crescimento de 4,6% na comparação com novembro de 2023. No mesmo recorte, o turismo brasileiro registrou crescimento de 2,1%.

Leia Também:  Execução de emendas impositivas de 2023 é tema de curso da Segov

Segundo análise econômica da Fecomércio MG, o desempenho mensal positivo em Minas Gerais reflete um cenário relativamente mais robusto do que o observado no país. Entre os fatores que contribuíram para o resultado está a influência de datas relevantes do calendário varejista, como a Black Friday, tradicionalmente realizada em novembro, que impulsiona não apenas o comércio, mas também o setor de serviços e o turismo, favorecido pelo maior dinamismo econômico do período.

No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2025, Minas Gerais registra queda de 3,9% no volume de atividade turística. No mesmo período, o crescimento nacional foi de 5,0%, evidenciando um ritmo mais moderado de recuperação no estado.

Já no acumulado de 12 meses, entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, o volume de atividade turística em Minas Gerais apresenta retração de 3,0%. No Brasil, a média de crescimento no mesmo intervalo foi de 5,5%.

Apesar dos desafios observados nos recortes anuais, os resultados mensais consecutivos indicam sinais de retomada do turismo mineiro, setor estratégico para a geração de empregos, movimentação econômica e fortalecimento das cadeias regionais ligadas ao comércio, aos serviços e ao lazer.

  • Sobre a Fecomércio MG
Leia Também:  Cemig abre inscrições para processo seletivo do Programa de Aprendizagem

A Fecomércio MG é a principal entidade representativa do setor de comércio, serviços e turismo em Minas Gerais, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. A instituição atua como porta-voz do empresariado mineiro, promovendo o diálogo com o poder público e a sociedade para fortalecer a economia estadual.

Além da representação institucional, a Federação administra o Sesc e o Senac em Minas Gerais, promovendo ações integradas nas áreas de educação, qualificação profissional, cultura, lazer e assistência social. Com 87 anos de atuação, a entidade desempenha papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do estado.

Fonte: Wagner Fernando Liberato – Comunicação Fecomércio MG

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA