Coluna Minas Gerais
AMM encerra 2024 com superávit de R$ 5,5 milhões e reforça compromisso com a eficiência na gestão

Imagem: AMM | Divulgação
O Conselho Fiscal da Associação Mineira de Municípios (AMM) aprovou, nesta terça-feira (5), as contas de fechamento de 2024 da entidade, destacando superávit de R$ 5.559.364,78. Nos últimos dois anos, o caixa já acumula quase R$ 15 milhões. Os números refletem uma gestão focada na responsabilidade fiscal, na otimização de recursos e na independência financeira da AMM sob a liderança do presidente Dr. Marcos Vinicius.
O superávit poderia ter sido ainda maior, não fosse o pagamento antecipado de parte das despesas do 40º Congresso Mineiro de Municípios, que será nos dias 6 e 7 de maio, totalizando quase R$ 1 milhão.
A gestão tem se destacado pelo equilíbrio financeiro e pela realização de eventos de capacitação e gestão pública praticamente sem comprometer os cofres da entidade. Grande parte das iniciativas promovidas pela AMM é viabilizada por meio de convênios e patrocínios, garantindo economia e ampliação dos serviços oferecidos aos municípios mineiros.
O relatório financeiro reafirma a eficiência da atual gestão e o compromisso com a sustentabilidade financeira da instituição, garantindo que cada centavo arrecadado seja aplicado de forma estratégica e responsável.
“A AMM reforça o compromisso com a transparência e a boa administração dos recursos, sempre com o objetivo de oferecer mais suporte e capacitação aos gestores municipais, fortalecendo cada vez mais o caixa. Acredito que o caixa robusto é fundamental para tornar a AMM cada vez mais independente”, afirmou Dr. Marcos Vinicius.
Participaram da reunião o presidente do Conselho Fiscal da AMM, Hélio Márcio Campos, prefeito de Ouro Branco, e o Conselheiro e ex-prefeito de Campos Altos, Paulo Cézar Almeida, além do Diretor Administrativo e Financeiro da AMM, Luiz Paulo Caetano, da Diretora de Comunicação e Eventos da AMM, e dos colaboradores do setor financeiro Fabrícia Leal e Lílian Dias.


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40º CMM: 2º Fórum Mineiro de Comunicação destaca a importância de ações estruturadas para o reconhecimento da gestão

AMM | Divulgação
Uma comunicação estratégica é essencial para fortalecer a imagem institucional e gerar reconhecimento positivo da gestão pública. Durante o 2º Fórum Mineiro de Comunicação, realizado no primeiro dia do 40º Congresso Mineiro de Municípios (6/5), o professor e consultor de Marketing Político Marcelo Vitorino apresentou a palestra “Como vencer o desafio de comunicar bem com o cidadão e ter a gestão reconhecida”. A proposta foi discutir a comunicação como uma ferramenta estratégica para aproximar as administrações municipais da população.
Segundo Vitorino, ações bem planejadas contribuem diretamente para o fortalecimento da confiança entre a comunidade e o poder público. “A comunicação da gestão tem que ser sólida o suficiente para que, quando chegue uma informação inverídica ao cidadão, ele consiga filtrar e dizer: ‘não, isso aqui não está acontecendo’”, afirmou.
Com a sala cheia, o palestrante trouxe exemplos práticos, destacou a importância de se contar com profissionais capacitados e reforçou que a comunicação de gestão deve tanto informar sobre os serviços públicos quanto proteger a administração de ataques indevidos. “É muito difícil alguém numa cidade usufruir 100% dos serviços que a prefeitura oferece. Por isso, comunicar é essencial”, explicou.
Vitorino também deixou um recado aos participantes: “Uma comunicação não salva uma gestão ruim, mas ajuda muito uma gestão que de fato está trabalhando”.
É preciso se comunicar
Em um cenário de crescente exigência por transparência e proximidade, a comunicação institucional ganha ainda mais protagonismo. No painel “Narrativa de Poder – Comunicação Pública em 360 graus”, com a participação de prefeitos e jornalistas, a necessidade de comunicar com clareza e estratégia foi unanimidade.
“Temos como obrigação entregar uma cidade melhor, mas também de comunicar o que é feito”, destacou o prefeito de Barbacena, Carlos Du.
O jornalista e diretor-executivo do O Fator, Lucas Ragazzi, reforçou o papel da imprensa como parceira estratégica: “Uma equipe de comunicação eficiente e proativa consegue estabelecer uma relação de confiança com a imprensa — e isso é crucial em momentos de crise”.
Já o prefeito de Ipanema, Júlio Fontoura, compartilhou um case de sucesso: “Ipanema é uma cidade com poucos recursos e precisávamos de uma marca. Criamos a Festa do Queijo e ficamos conhecidos em todo o País, com mídia gratuita. Comunicação é aproximação”.
Para o sócio-executivo da Deja Estratégia, Rodrigo Bueno, a comunicação está no centro da excelência administrativa. “Um mandato de excelência é baseado em três pilares: política, gestão e comunicação”.
O painel foi mediado pela jornalista e diretora de Comunicação da AMM, Tatiana Moraes.
Inteligência Artificial a favor da comunicação pública
Outro tema que chamou atenção no fórum foi a palestra “Comunicação Política em Mandato com Inteligência Artificial”, apresentada pelo escritor e mestre em Ciência Política Gilberto Musto.
Segundo Musto, a efetividade na comunicação institucional depende de uma estrutura narrativa clara. “Para comunicar com precisão, é preciso seguir três passos: primeiro falar da dor, depois mostrar o problema e, por fim, apresentar a solução. A maioria das instituições inverte essa lógica”, alertou.
Durante a palestra, o especialista também compartilhou prompts de comando que auxiliam na criação de conteúdo, gestão de crise e outras atividades de comunicação. “O uso da Inteligência Artificial tem custo zero. O que vocês precisam é criatividade e conhecimento. Com isso, já têm em mãos uma poderosa ferramenta de trabalho”, concluiu.
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