Coluna Minas Gerais

AMM propõe criação de consórcio específico para a Defesa Civil no Vale do Aço

Publicados

em

Foto: AMM | Divulgação

 

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius, propôs, na manhã desta terça-feira (28), a formação de um consórcio da Defesa Civil no Vale do Aço. “Se fizermos um consórcio, trabalharemos de maneira preventiva, com uma equipe robusta para fazer o planejamento do que a gente precisa no dia a dia. Quando tiver algum desastre, estaremos aptos e prontos para atender aos municípios deste consórcio”, afirma. O anúncio foi feito durante solenidade de abertura do AMM nas Macros, evento de capacitação de servidores municipais promovido pela AMM, em Ipatinga.

“A gente vem enfrentando esses fenômenos climáticos há alguns anos. As chuvas desabrigaram famílias em Antônio Dias, Timóteo e uma tragédia ainda maior em Ipatinga e Santana do Paraíso ceifou vidas. Vimos a necessidade de consorciarmos todos os municípios do Vale do Aço com uma Defesa Civil robusta. A forma mais eficaz de trabalhar as políticas públicas é por meio dos consórcios. A união entre todos é que dá resultado. Então, a AMM traz soluções ao dia a dia dos municípios”, reforça o presidente da AMM.

Leia Também:  Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, ressalta que a criação do consórcio pode auxiliar muito os gestores públicos. “Tudo o que a gente faz por meio de um consórcio, faz em larga escala e, consequentemente, tem custo menor daquela operação, além de ter mais eficiência”, reforça o gestor.

A mesma opinião é compartilhada pelo prefeito de Rio Piracicaba, Augusto Silva, ao falar que a criação do consórcio é uma forma de apoiar os prefeitos com respostas rápidas, uma vez que a maior parte dos municípios do Vale do Rio Doce são populações ribeirinhas, então, há o risco de acontecer incidentes.

AMM nas Macros

Nesta semana, o Vale do Jequitinhonha/Mucuri e o Vale do Rio Doce recebem o AMM nas Macros, evento de capacitação de servidores municipais realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM). Os eventos são realizados em Ipatinga, no dia 28 de janeiro, e em Teófilo Otoni, no dia 30 de janeiro, ambos das 8h às 17h. O público-alvo do AMM nas Macros  são prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais e demais gestores, que receberão orientações estratégicas para a implementação de políticas públicas de forma eficaz.

Leia Também:  Defesa Sanitária Vegetal contribui para sanidade das lavouras mineiras

Em Ipatinga, o encontro acontece na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – Vale do Aço, na Avenida Pedro Linhares Gomes, nº 5.431; enquanto em Teófilo Otoni o evento será na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Avenida Dr. Luis Boali Pôrto Salman, nº 1.370.

“Com o sucesso da edição anterior, o AMM nas Macros se consolida como uma iniciativa essencial para promover avanços na gestão pública municipal em Minas Gerais, contribuindo para uma administração mais eficiente e integrada. Este é um momento único para fomentar a troca de experiências e fortalecer a governança local”, destaca Dr. Marcos Vinicius.

SERVIÇO:

Informações para a imprensa:

Tatiana Moraes |

31 98811.6769

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar anuncia doação de 84 mil litros de leite

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Parceria garantirá o repasse mensal de 7 mil litros para hospitais e instituições assistenciais de Belo Horizonte ao longo de um ano

Durante a abertura da Megaleite 2025, o Sistema Faemg Senar reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do setor agropecuário mineiro e com a responsabilidade social. Realizada no dia 10 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, a cerimônia oficializou duas importantes parcerias que asseguram a doação mensal de 7 mil litros de leite a instituições hospitalares e assistenciais da capital mineira, totalizando 84 mil litros ao longo de 12 meses.


Termos de parceria

O primeiro acordo firmado estabelece a doação mensal de 2 mil litros de leite longa vida ao Serviço Social Autônomo Servas (SSA-Servas). A iniciativa conta com a participação da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Itambé e CCPR, tendo o Sistema Faemg Senar como entidade interveniente. A distribuição será dividida igualmente: metade destinada ao Hospital Mário Penna e a outra metade a instituições socioassistenciais cadastradas pelo SSA-Servas.

O segundo termo prevê o repasse mensal de 5 mil litros de leite em embalagens Tetra Pak ao Hospital da Baleia, referência estadual em atendimento médico humanizado. Esta ação conjunta reúne o Sistema Faemg Senar, o Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (SILEMG), a Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Fecomércio.

Leia Também:  Januária: Polícia Civil apreende adolescente por homicídio

Compromisso social e equilíbrio do setor

“A doação, além de simbolizar a força da união entre as entidades, demonstra que, quando a cadeia do leite está equilibrada, tudo se torna possível — inclusive atender quem mais precisa com um produto tão essencial. Esse equilíbrio, essa pacificação que o setor vive hoje, é o que nos permite contribuir com tranquilidade e responsabilidade para o atendimento dos pacientes. Vamos seguir juntos, cumprindo nossa missão”, afirmou Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar.

A iniciativa reforça o papel do setor agropecuário como agente de transformação social, aliando produção, solidariedade e compromisso com a população mineira.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA