Coluna Minas Gerais

Aproximar a AMM dos municípios, afiliar as 853 cidades e levar capacitação a todas as regiões mineiras são prioridades da gestão do presidente Falcão

Publicados

em

AMM | Divulgação

Uma gestão pautada por ações municipalistas, voltadas a reforçar os caixas das prefeituras, aproximar a entidade de todos os municípios mineiros e oferecer capacitação a gestores e servidores públicos. Esses são os principais compromissos do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, nos primeiros 30 dias à frente da entidade.

Logo na primeira semana de trabalho, Falcão anunciou duas conquistas importantes para os municípios mineiros. O presidente da AMM formalizou a assinatura de um termo de cooperação com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), durante audiência com o presidente do órgão, conselheiro Durval Ângelo, no dia 7 de maio. O acordo prevê ações de capacitação e conciliação com os municípios, além da solicitação de uma consulta ao TCE sobre a possibilidade de retirar da folha de pagamento as despesas com pessoal da área da saúde.

Com o objetivo de afiliar os 853 municípios mineiros à AMM, a nova gestão já começou a colher resultados: Lavras, Itaverava e Santa Bárbara do Monte Verde formalizaram sua adesão ainda no primeiro mês, reforçando a credibilidade da proposta da atual diretoria.

Leia Também:  SEBRAE faz premiação nas categorias Ouro, Prata e Bronze para cidades parceiras

Atenção especial aos pequenos municípios

Uma das principais bandeiras da nova gestão é atuar em benefício de todos os municípios, com atenção especial aos menores, que enfrentam maiores dificuldades. Entre as iniciativas, está a defesa da revisão da distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), visando beneficiar administrações com menor arrecadação.

Atualmente, os municípios com coeficiente 0,6 no FPM — ou seja, aqueles com até 10.188 habitantes — representam 57% das cidades mineiras e são os que mais dependem de apoio institucional para garantir a prestação de serviços públicos de qualidade.

“Vamos trabalhar por todos os municípios, principalmente pelos pequenos, que são a maioria e os que mais precisam desse suporte. Ninguém faz nada sozinho, muito menos na política. Vamos ouvir todos os prefeitos. Queremos, desejamos e precisamos da participação de todos. O movimento municipalista é um só. Aqui, não temos partido político. Desde o início, assumi um compromisso com todos os prefeitos e prefeitas: não haverá coloração partidária na AMM, enfatiza o presidente Falcão.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Justiça exige segurança em ferrovia

Publicados

em

Foto: Felipe Couri/TM

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Justiça exige segurança em ferrovia
A Justiça Federal condenou a concessionária MRS Logística a adotar uma série de medidas de segurança em trechos ferroviários que cortam áreas urbanas dos municípios de Simão Pereira, Santana do Deserto e Matias Barbosa. A decisão, da 2ª Vara Federal de Juiz de Fora, atende pedido do Ministério Público Federal (MPF) e obriga a empresa a realizar intervenções como a readequação da sinalização, a instalação de barreiras físicas e a redução da velocidade dos trens. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/regiao/24-07-2025/justica-mrs-medidas-seguranca.html

Valadares terá “Procon Minas Integrado”
O Procon-MG lançará na próxima segunda-feira, 28, em Governador Valadares, o projeto Procon Minas Integrado. A iniciativa é do Ministério Público de Minas Gerais com objetivo de ampliar e descentralizar o atendimento ao consumidor em todas as regiões do estado. O Procon Minas Integrado tem como principal meta a instalação de novos postos de atendimento em municípios que ainda não contam com o serviço. A proposta é facilitar a resolução de conflitos entre consumidores e fornecedores. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/valadares-sedia-lancamento-do-projeto-procon-minas-integrado/

Leia Também:  Presidente da ALMG participa de solenidade do Ministério das Cidades em Araxá

Acesso da MG 050 receberá obra
A pressão exercida por moradores, empresários e o próprio prefeito Marcelo Moraes, diante da demora para o início das obras da alça de acesso entre aAMG-050 e o bairro Cidade Industrial, em São Sebastião do Paraíso, surtiu efeito. Representantes da Concessionária Nascentes das Gerais – Via Appia, em reunião com a Prefeitura, anunciaram o início da obra para o dia 29. A planilha foi aprovada e o valor da obra gira em torno de R$ 5,5 milhões. (Jornal do Sudoeste – SS Paraiso)
https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=219594

Caminhões abordados na BR 116 
A Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na manhã desta quarta-feira, 23 de julho, do evento “Comando de Saúde”, realizado pela Polícia Rodoviária Federal, em parceria com o Sest Senat, universidades Doctum e AlfaUnipac, na BR 116. Na ação, foram abordados caminhoneiros em frente ao posto da PRF, sendo convidados para se beneficiarem das ações preventivas de saúde: aferição de pressão arterial, glicemia e testes rápidos de hepatite e HIV. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=30623

Uberaba que tirar imóveis do Propag
Governo da prefeita Elisa Araújo articula junto ao governo de Minas a exclusão de imóveis atualmente cedidos ao Município, do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas (Propag). O chefe de Gabinete da Prefeitura de Uberaba, Caio Presotto, e o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini, estiveram em Belo Horizonte para tratarem da questão. Em maio passado, o governo de Minas incluiu 343 bens públicos que podem ser transferidos à União como forma de abatimento da dívida do Estado. Quatro imóveis localizados em Uberaba entraram na lista. (Jornal da Manhã – Uberaba)
https://jmonline.com.br/politica/prefeitura-tenta-impedir-que-imoveis-de-uberaba-sejam-usados-para-pagar-divida-de-minas-1.527798

Leia Também:  AMM propõe criação de consórcio específico para a Defesa Civil no Vale do Aço

Definida data do Festival da Linguiça
A Prefeitura anunciou que a 17ª edição do Festival da Linguiça será realizada nos dias 9 e 10 de agosto, no Parque Municipal Dr. Leopoldo Corrêa (Praia Popular). Criado em 2006, o festival se tornou uma das principais celebrações culturais e gastronômicas da cidade, reunindo moradores e visitantes em torno da culinária típica, atrações musicais e atividades para toda a família. O Festival promete dois dias de muito sabor, cultura e diversão. (Últimas Notícias – Formiga)
https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/festival-da-linguica-ja-tem-data-definida-evento-ira-acontecer-nos-dias-9-e-10-de-agosto/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA