Coluna Minas Gerais

Atividade turística mineira acumula 4,4% de crescimento no ano

Publicados

em

Imagem: Fecomércio MG | Divulgação

Análise realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, mostra que a atividade turística no estado chegou ao mês de outubro acumulando um crescimento de 4,4%. O incremento foi positivo na comparação com outubro de 2023 e nos últimos doze meses. Nesta base de comparação, Minas Gerais ocupa o 5º lugar no país, só perdendo para estados do litoral, como Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.   

Houve recuo da atividade turística mineira, quando comparado o desempenho do mês de setembro/24 com o mês de outubro/24, em -1,5%. De acordo com a análise, esta base de comparação traz reflexos sazonais com variações que indicam ora aceleração, ora desaceleração.

Quando se compara o crescimento da atividade entre outubro de 2024 e mesmo mês de 2023, há crescimento de 2,7% sobre uma base de crescimento alta no mês do ano anterior que acumulou 15,1% sobre outubro de 2022. No mesmo intervalo de tempo (out23xout24), a média de crescimento nacional, que envolve 11 estados mais o Distrito Federal, foi de 8,5%.

Leia Também:  Atividade turística em Minas Gerais cresce mais de 15 vezes acima da média nacional em fevereiro

De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, Minas Gerais apresenta expansão acima da média nacional desempenhando em quinto lugar no acumulado dos 12 meses com 4,8%. “O crescimento do turismo em Minas gerais, mantem sua performance positiva entre os cinco melhores no país, e um dos principais fatores que contribuíram para essa consolidação, foram em especial, as atividades turísticas referente a eventos culturais que promoveram a cultura local, festivais de música e o ecoturismo, acrescidas das promoções de roteiros realizado pelas agências de turismo, promovendo esses conjuntos de fatores que impactam positivamente e fomentam os setores de turismo, serviços e comercio’’. Explica Gonçalves.

No acumulado do ano, a taxa de crescimento de 4,4% da atividade turística supera a média nacional em 2,1 pontos percentuais. Na comparação com os últimos 12 meses, o desempenho estadual, de 4,8%, também supera a média nacional em 2,4 pontos.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Leia Também:  Polo atrai investimentos para Montes Claros

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Falcão é eleito presidente da AMM

Publicados

em

Foto: Reprodução/Patos Notícias

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Falcão é eleito presidente da AMM
Luís Eduardo Falcão (Novo), prefeito de Patos de Minas, foi eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) em uma disputa contra Marcos Vinícius da Silva Bizarro. A eleição, realizada nesta sexta-feira (04/04) em Belo Horizonte, contou com a participação de prefeitos de todo o estado. Falcão assume o mandato (2025-2028) com a promessa de promover mudanças estruturais na entidade e aumentar a transparência da gestão. Após cerca de 30 minutos de apuração, o resultado foi 361 votos para Luís Eduardo Falcão contra 288 votos pro Marcos Vinícius da Silva Bizarro. (Patos Notícias)
https://patosnoticias.com.br/falcao-e-eleito-presidente-da-amm-e-promete-gestao-transparente/

Prefeito pede CPI do transporte
O prefeito de Sabará, Sargento Rodolfo, protocolou um pedido para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar o transporte público na cidade. A CPI vai apurar as receitas, despesas e subsídios concedidos à empresa responsável pelo serviço, buscando garantir transparência e fiscalização detalhada. O prefeito destacou que a gestão não aceitará pressões da empresa para concessão de subsídios, enquanto o presidente da Câmara expressou o compromisso dos vereadores em conduzir a investigação com imparcialidade. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/43937/prefeito-protocola-pedido-de-cpi-do-transporte-publico-em-sabara

Leia Também:  Presidente Ângela Botelho inaugura a Mentoria de Gestores que reúne lideranças da OAB&MG e CAAMG

Varginha debaterá dengue e febre
A Superintendência Regional de Saúde de Varginha realizará, no dia 7 de abril, uma reunião com prefeitos e secretários de saúde de 50 cidades do Sul de Minas para discutir o avanço da dengue e febre amarela na região. O encontro, que ocorrerá das 8h às 17h no Teatro Capitólio, tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de saúde, contando com a presença do subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Campos, e do Dirigente da Superintendência Regional de Saúde, Luiz Paulo Riceputi Alcântara. (Blog do Madeira – Varginha)
https://blogdomadeira.com.br/varginha-recebera-representantes-de-50-cidades-para-debater-avanco-da-dengue-e-febre-amarela/

Dengue: 12 mortes em Uberaba
Chega a 12 o número de mortes suspeitas por dengue em Uberaba, conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Nos primeiros quatro meses do ano, oito mortes foram confirmadas em decorrência de problemas causados por dengue. Em todo o ano de 2024, foram nove o número de óbitos confirmados em decorrência de problemas causados pela dengue. O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba (SMS) aponta que, no município, foram notificados 8.630 casos de dengue e 1.093 confirmados. (Jornal da Manhã – Uberaba)
https://jmonline.com.br/cidade/numero-de-mortes-suspeitas-por-dengue-chega-a-12-em-uberaba-1.490486

Troco Solidário em Caeté
O projeto Troco Solidário permite que clientes dos Supermercados SJ e Avenida de Caeté doem o troco de suas compras para a Santa Casa da cidade, com o objetivo de ajudar na manutenção do hospital, como reformas e aquisição de materiais. A doação é feita de forma simples e automática, quando o consumidor opta por contribuir ao ser perguntado pelo atendente de caixa. Além dessa iniciativa, a Santa Casa também recebe doações através de cofres solidários espalhados pela cidade, doações via Pix, adesão ao programa de doações na conta de água do SAAE e aceitação de alimentos e cobertores. Essas ações buscam engajar a comunidade na manutenção do único hospital da cidade. (Jornal de Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/troco-solidario-e-mais-uma-forma-de-ajudar-a-santa-casa-de-caete/

Leia Também:  Crédito rural do plano safra 23/24 atinge R$ 373,4 bilhões, crescimento de 13%

Diocese proíbe rifas e sorteios
A Diocese de Guaxupé, por intermédio do bispo dom José Lanza Neto, suspendeu por tempo indeterminado atividades de arrecadação financeira através de show de prêmios, ação entre amigos, rifas e bingos, que ficam proibidas por todas as paroquias. A medida foi tomada por recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Um comunicado interno foi enviado a cada um dos padres. Cabe aos párocos, revelar o conteúdo aos conselhos de Econômico e Pastoral e depois aos fiéis. (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/diocese-anuncia-proibicao-de-paroquias-promoverem-sorteios

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA