Coluna Minas Gerais
Atividade turística mineira acumula 4,4% de crescimento no ano

Imagem: Fecomércio MG | Divulgação
Análise realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, mostra que a atividade turística no estado chegou ao mês de outubro acumulando um crescimento de 4,4%. O incremento foi positivo na comparação com outubro de 2023 e nos últimos doze meses. Nesta base de comparação, Minas Gerais ocupa o 5º lugar no país, só perdendo para estados do litoral, como Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.
Houve recuo da atividade turística mineira, quando comparado o desempenho do mês de setembro/24 com o mês de outubro/24, em -1,5%. De acordo com a análise, esta base de comparação traz reflexos sazonais com variações que indicam ora aceleração, ora desaceleração.
Quando se compara o crescimento da atividade entre outubro de 2024 e mesmo mês de 2023, há crescimento de 2,7% sobre uma base de crescimento alta no mês do ano anterior que acumulou 15,1% sobre outubro de 2022. No mesmo intervalo de tempo (out23xout24), a média de crescimento nacional, que envolve 11 estados mais o Distrito Federal, foi de 8,5%.
De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, Minas Gerais apresenta expansão acima da média nacional desempenhando em quinto lugar no acumulado dos 12 meses com 4,8%. “O crescimento do turismo em Minas gerais, mantem sua performance positiva entre os cinco melhores no país, e um dos principais fatores que contribuíram para essa consolidação, foram em especial, as atividades turísticas referente a eventos culturais que promoveram a cultura local, festivais de música e o ecoturismo, acrescidas das promoções de roteiros realizado pelas agências de turismo, promovendo esses conjuntos de fatores que impactam positivamente e fomentam os setores de turismo, serviços e comercio’’. Explica Gonçalves.
No acumulado do ano, a taxa de crescimento de 4,4% da atividade turística supera a média nacional em 2,1 pontos percentuais. Na comparação com os últimos 12 meses, o desempenho estadual, de 4,8%, também supera a média nacional em 2,4 pontos.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.


Coluna Minas Gerais
Sistema Faemg Senar lança campanha “Camisa Verde Que Transforma”

FAEMG SENAR | Divulgação
Entrou no ar nesta segunda-feira (7), data em que se celebra o Dia do Produtor Rural Mineiro e os 74 anos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a campanha publicitária “Camisa Verde Que Transforma”. Com foco no fortalecimento da imagem institucional do Sistema Faemg Senar e na valorização do produtor rural mineiro, a iniciativa busca ampliar o reconhecimento da marca junto à sociedade e posicionar o Senar Minas como agente de transformação no campo.
O elemento central da campanha é a tradicional camisa verde usada pelos técnicos de campo do Sistema Faemg Senar — profissionais que levam diretamente às propriedades rurais assistência técnica e gerencial, por meio do Programa ATeG, além de outras ações de qualificação. A partir de agora, esse uniforme passa a ser tratado como um ativo proprietário da marca, símbolo do impacto positivo gerado no meio rural.
“A camisa verde representa conhecimento, inovação, gestão e renda para quem produz. Onde ela chega, chega também a transformação que o campo precisa — e que se reflete em benefícios para toda a sociedade”, destaca o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.
Desenvolvida pela agência Dezoito Comunicação, a campanha será veiculada em todo o estado, com presença em TV aberta e por assinatura, rádio, mídias digitais, redes sociais, painéis eletrônicos, backbus e revistas especializadas.
“A estratégia multicanal visa consolidar o novo posicionamento institucional do Sistema Faemg Senar, promovendo a aproximação com os públicos urbano e rural”, explica o diretor da Dezoito, Helvécio Flores.
“Uma marca forte protege a instituição em tempos de crise e frente à desinformação, aumenta a confiança dos produtores, atrai parcerias e amplia nossa presença nos debates que importam para o agro. Essa campanha é o início de um movimento contínuo de valorização da atuação do Movimento Faemg Senar”, afirma o coordenador de Comunicação do Sistema, Rogério Maurício.
Estratégia
A campanha será desenvolvida ao longo do segundo semestre de 2025, com etapas que destacam o impacto concreto do ATeG nas diferentes cadeias produtivas. A estratégia tem como base os resultados da Pesquisa Quaest – Faemg, que avaliou a percepção da população mineira sobre o agronegócio e revelou que 80% dos entrevistados têm uma imagem positiva do setor.
A pesquisa também apontou que grande parte da população urbana ainda desconhece o trabalho realizado pelo Sistema Faemg Senar.
“A agropecuária é reconhecida como a principal atividade econômica de Minas, à frente de setores tradicionais como mineração, indústria e serviços. Vamos continuar comunicando quem somos e o que fazemos, para fortalecer ainda mais a confiança dos mineiros no setor — e nos homens e mulheres do campo”, conclui De Salvo.
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