Coluna Minas Gerais

Brasil transforma indústria global de lítio

Publicados

em

Sigma Lithium | Divulgação

A estratégia da Sigma Lithium, empresa brasileira que integra operações de processamento e industrialização de óxido de lítio verde e rastreável, se baseia em crescimento sustentável, ampliação da capacidade industrial e custos operacionais baixos, garantindo assim sua competitividade global, combinando tecnologia, eficiência e responsabilidade social.

Na conferência internacional promovida pelo BNDES sobre a cadeia de valor de minerais estratégicos para a transição energética e descarbonização, Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium, destacou a ascensão do Brasil como um dos protagonistas na produção global de lítio verde e rastreável. Segundo ela, o país tem se tornado um polo atrativo para investimentos devido à sua capacidade de unir inovação tecnológica, sustentabilidade e competitividade.

Ana Cabral contou que o grande diferencial da operação da Sigma está no processo industrial, onde o lítio ganha valor agregado por meio de tecnologia e processos sustentáveis. A empresa, que opera no Vale do Jequitinhonha, desenvolveu um modelo industrial baseado em automação, inteligência artificial e processos digitalizados. “Nossa planta de produção de óxido de lítio é a mais moderna do mundo”, explicou.

A tecnologia utilizada permite otimizar o processamento, consolidando o Brasil como um dos países com menor custo operacional no setor. “Hoje, nosso custo ‘all-in’ é o segundo menor do mundo, perdendo apenas para operações na Austrália e no Chile, que possuem grande escala industrial.”

Além do baixo custo, a CEO da Sigma Lithium avalia que um dos grandes diferenciais do projeto da empresa é o fato da operação ganhar escala com implantação da segunda planta greentech, com rastreabilidade e eficiência operacional, sempre respaldados por uma robusta lei trabalhista.

Prioridades da Operação: Segurança e Sustentabilidade

Ana Cabral ressaltou o compromisso da Sigma Lithium com a segurança no trabalho e a rastreabilidade dos processos. A empresa alcançou um histórico impressionante de zero acidentes em toda a sua operação, um feito raramente visto no setor. “Rastreabilidade é um direito humano. Significa garantir que nossos trabalhadores tenham condições seguras e dignas de trabalho. A companhia opera há mais de 555 dias com zero acidentes “, declarou.

Leia Também:  Exportações mineiras para os EUA caem 49,5%

A Companhia também tem impacto social significativo na região do Vale do Jequitinhonha, empregando 1.600 pessoas e gerando cerca de 13 mil empregos indiretos. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento da comunidade. Impulsionamos microcrédito e investimos na capacitação da mão de obra local”, disse.

Salto tecnológico

Durante sua fala, Ana Cabral destacou que a planta “greentech” da Sigma Lithium adota um sistema SCADA (Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados) que agora incorpora Inteligência Artificial.

“Essa tecnologia permite que o sistema aprenda com as detecções de anomalias na mineralogia, tornando-o cada vez mais eficiente. O SCADA inteligente passa a fazer recomendações digitais para a correção do curso do processo produtivo, digitalização de processos e digitalização do controle de frota. Integração de uma operação mineral e uma industrial”, detalhou.

Perspectivas Futuras

A Sigma Lithium segue em plena expansão, com planos de dobrar sua capacidade produtiva graças ao financiamento do BNDES pelo Fundo Clima. A empresa já está entre as dez maiores produtoras globais de lítio e tem previsão de subir para o quinto lugar nos próximos meses.

O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de suprimentos de lítio. “A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado”, concluiu Ana Cabral.

Leia Também:  Eduardo Bolsonaro diz que foi ao Catar levar vídeos sobre o Brasil

Reconhecimento internacional

Yusuke Hino, representante da Associação de Baterias para Cadeia de Suprimentos (BASC), disse durante a conferência que a entidade acompanha de perto o trabalho da Sigma Lithium, e que a companhia tem revolucionado a cadeia de lítio no mundo, com uma produção sustentável, projetando o Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.

O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de materiais de bateria. “A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado”, concluiu Ana Cabral.

Sobre o evento

Organizada pelo BNDES, a conferência ‘Cadeias de Valor de Minerais Estratégicos para Transição Energética e Descarbonização’ reuniu autoridades do governo, entidades, indústrias e empresas nacionais e estrangeiras responsáveis por projetos de minerais estratégicos do Brasil.

Ana Cabral integrou o painel mediado por Henrique Vasquez, gerente da Finep, que também reuniu Fabiano José de Oliveira Costa, CEO da AMG; Marco Antônio Coelho de Berton, pesquisador-chefe do Instituto Senai Paraná; Paulo Castellari, diretor da Appian Capital/Graphcoa; e Silvia C. Alves da França, diretora-presidente do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem).

O painel debateu o desenvolvimento da cadeia de minerais estratégicos para projeção do Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.

A íntegra da conferência está disponível por meio  deste link.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Aeroportos de Minas recebem investimentos

Publicados

em

Foto: Reprodução NJN

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 

Aeroportos de Minas recebem investimentos
O Aeroporto de Montes Claros está entre os 11 terminais contemplados no Plano de Investimentos em Ampliação e Modernização de Aeroportos, anunciado nessa quarta-feira (11), em Brasília. Com o objetivo de ampliar a conexão das áreas produtivas do interior aos grandes centros, o projeto conta com R$ 5,7 bilhões em investimentos. Além do Aeroporto de Montes Claros, a verba contempla os aeroportos de Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro. (Novo Jornal de Notícias)
https://novojornaldenoticias.com/noticias/aeroporto-de-montes-claros-recebera-investimento-da-uniao/

Cervejarias anunciam fusão em Poços
O setor cervejeiro do sul de Minas Gerais vive um marco histórico. Após mais de oito meses de negociações, a Cervejaria Gonçalves e a Cervejaria Gorillaz oficializam sua união, passando a operar como uma única empresa sob o nome Grupo Gonçalves. A fusão consolida a maior cervejaria da região com capacidade produtiva de 100 mil litros mensais e inaugura uma nova fase de expansão e fortalecimento do mercado artesanal mineiro. (Jornal Mantiqueira)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2026/02/13/cervejaria-goncalves-anuncia-fusao-e-cria-a-maior-cervejaria-do-sul-de-minas-gerais/

Itatiaiuçu adere ao consórcio
O Município de Itatiaiuçu deu mais um passo no fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres com a concretização do convênio com o Consórcio Regional de Promoção de Cidadania Mulheres das Gerais. A formalização da parceria ocorreu após reunião entre representantes da Prefeitura e do Consórcio. A adesão integra a primeira medida de reparação coletiva prevista no Segundo Termo de Acordo Complementar implementada e direcionada, principalmente, ao atendimento de mulheres vítimas de violência no município, que até então não contavam com encaminhamento adequado para acolhimento. (Folha do Povo)
https://www.folhapovoitatiaiucu.com/municipio-firma-parceria-com-o-consorcio-mulheres-das-gerais-4784

Leia Também:  Vitória/Minas terá 36 novas locomotivas

Muriaé terá casamento comunitário
Estão abertas as inscrições para o Projeto Casamento Comunitário 2026, iniciativa que permitirá a oficialização gratuita do casamento civil de casais em união estável em Muriaé. Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 27 de fevereiro, presencialmente no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faminas, no Centro da cidade, mediante apresentação da documentação exigida em edital. Ao todo, serão ofertadas 60 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. (Gazeta de Muriaé)
https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16227/inscricoes-abertas-para-o-casamento-comunitario-2026-em-muriae

Diamantina espera 40 mil foliões por dia
O Carnaval já começou a dar o tom em Diamantina. No último domingo, 8 de fevereiro, o Centro Histórico foi tomado pela alegria com o cortejo do Bloco Axé Mineirin, que arrastou foliões pelas ruas da cidade. Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, Diamantina se prepara para mais uma edição de um dos carnavais mais emblemáticos do Brasil. Até 17 de fevereiro de 2026, o Centro Histórico será novamente palco de uma grande celebração popular, reunindo música, blocos caricatos, manifestações culturais e milhares de foliões vindos de diversas regiões do país. (MG Turismo)
https://mgturismo.com.br/carnaval-da-cidade-historica-de-diamantina-ja-comecou-e-expectativa-e-atrair-cerca-de-40-mil-folioes-por-dia/

Leia Também:  Varíola dos macacos: total de mortes no Brasil chega a 11

Caratinga terá mutirão da família
A Defensoria Pública de Minas Gerais está promovendo em Caratinga o Mutirão das Famílias, uma iniciativa voltada à resolução consensual de conflitos na área do Direito de Família, com atendimento jurídico gratuito para pessoas de baixa renda. A proposta é oferecer orientação e sessões de conciliação que priorizam o diálogo, o respeito e a construção conjunta de soluções, evitando desgastes emocionais e processos judiciais prolongados. O mutirão incentiva métodos alternativos de solução de conflitos, garantindo maior participação das partes envolvidas nas decisões que impactam diretamente suas famílias. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/policia/defensoria-publica-promove-mutirao-das-familias-em-caratinga/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA