Coluna Minas Gerais

Brasil transforma indústria global de lítio

Publicados

em

Sigma Lithium | Divulgação

A estratégia da Sigma Lithium, empresa brasileira que integra operações de processamento e industrialização de óxido de lítio verde e rastreável, se baseia em crescimento sustentável, ampliação da capacidade industrial e custos operacionais baixos, garantindo assim sua competitividade global, combinando tecnologia, eficiência e responsabilidade social.

Na conferência internacional promovida pelo BNDES sobre a cadeia de valor de minerais estratégicos para a transição energética e descarbonização, Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium, destacou a ascensão do Brasil como um dos protagonistas na produção global de lítio verde e rastreável. Segundo ela, o país tem se tornado um polo atrativo para investimentos devido à sua capacidade de unir inovação tecnológica, sustentabilidade e competitividade.

Ana Cabral contou que o grande diferencial da operação da Sigma está no processo industrial, onde o lítio ganha valor agregado por meio de tecnologia e processos sustentáveis. A empresa, que opera no Vale do Jequitinhonha, desenvolveu um modelo industrial baseado em automação, inteligência artificial e processos digitalizados. “Nossa planta de produção de óxido de lítio é a mais moderna do mundo”, explicou.

A tecnologia utilizada permite otimizar o processamento, consolidando o Brasil como um dos países com menor custo operacional no setor. “Hoje, nosso custo ‘all-in’ é o segundo menor do mundo, perdendo apenas para operações na Austrália e no Chile, que possuem grande escala industrial.”

Além do baixo custo, a CEO da Sigma Lithium avalia que um dos grandes diferenciais do projeto da empresa é o fato da operação ganhar escala com implantação da segunda planta greentech, com rastreabilidade e eficiência operacional, sempre respaldados por uma robusta lei trabalhista.

Prioridades da Operação: Segurança e Sustentabilidade

Ana Cabral ressaltou o compromisso da Sigma Lithium com a segurança no trabalho e a rastreabilidade dos processos. A empresa alcançou um histórico impressionante de zero acidentes em toda a sua operação, um feito raramente visto no setor. “Rastreabilidade é um direito humano. Significa garantir que nossos trabalhadores tenham condições seguras e dignas de trabalho. A companhia opera há mais de 555 dias com zero acidentes “, declarou.

Leia Também:  AMM articula “PL do Desmame” para dar alívio ao caixa das prefeituras mineiras

A Companhia também tem impacto social significativo na região do Vale do Jequitinhonha, empregando 1.600 pessoas e gerando cerca de 13 mil empregos indiretos. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento da comunidade. Impulsionamos microcrédito e investimos na capacitação da mão de obra local”, disse.

Salto tecnológico

Durante sua fala, Ana Cabral destacou que a planta “greentech” da Sigma Lithium adota um sistema SCADA (Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados) que agora incorpora Inteligência Artificial.

“Essa tecnologia permite que o sistema aprenda com as detecções de anomalias na mineralogia, tornando-o cada vez mais eficiente. O SCADA inteligente passa a fazer recomendações digitais para a correção do curso do processo produtivo, digitalização de processos e digitalização do controle de frota. Integração de uma operação mineral e uma industrial”, detalhou.

Perspectivas Futuras

A Sigma Lithium segue em plena expansão, com planos de dobrar sua capacidade produtiva graças ao financiamento do BNDES pelo Fundo Clima. A empresa já está entre as dez maiores produtoras globais de lítio e tem previsão de subir para o quinto lugar nos próximos meses.

O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de suprimentos de lítio. “A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado”, concluiu Ana Cabral.

Leia Também:  Cuiabá goleia e passa para próxima fase da Copa do Brasil

Reconhecimento internacional

Yusuke Hino, representante da Associação de Baterias para Cadeia de Suprimentos (BASC), disse durante a conferência que a entidade acompanha de perto o trabalho da Sigma Lithium, e que a companhia tem revolucionado a cadeia de lítio no mundo, com uma produção sustentável, projetando o Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.

O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de materiais de bateria. “A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado”, concluiu Ana Cabral.

Sobre o evento

Organizada pelo BNDES, a conferência ‘Cadeias de Valor de Minerais Estratégicos para Transição Energética e Descarbonização’ reuniu autoridades do governo, entidades, indústrias e empresas nacionais e estrangeiras responsáveis por projetos de minerais estratégicos do Brasil.

Ana Cabral integrou o painel mediado por Henrique Vasquez, gerente da Finep, que também reuniu Fabiano José de Oliveira Costa, CEO da AMG; Marco Antônio Coelho de Berton, pesquisador-chefe do Instituto Senai Paraná; Paulo Castellari, diretor da Appian Capital/Graphcoa; e Silvia C. Alves da França, diretora-presidente do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem).

O painel debateu o desenvolvimento da cadeia de minerais estratégicos para projeção do Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.

A íntegra da conferência está disponível por meio  deste link.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

AMM recebe visita do Governador de Goiás

Publicados

em

Foto: Divulgação AMM

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

AMM recebe visita do Governador de Goiás

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, recebeu, nesta terça-feira (2), na sede da entidade, em Belo Horizonte, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e a primeira-dama, Gracinha Caiado. Esta foi a primeira vez que um governador de outro estado visitou oficialmente a AMM em seus mais de 70 anos de história, fato que reforça a relevância da interlocução institucional construída nesta gestão. (Observo – Passos)

https://www.observo.com.br/amm-recebe-visita-do-governador-de-goias

Arcos pode proibir músicas inadequadas

Está em tramitação no Legislativo Municipal de Arcos, o Projeto de Lei Ordinária nº 028/2025, que dispõe sobre a proibição da execução de músicas com alusão a drogas, violência, conteúdos sexuais e apologia ao crime nas instituições públicas de ensino municipais de Arcos. O objetivo é proibir a execução desse tipo de música nas escolas da rede municipal de ensino e em eventos educacionais promovidos pelo Município de Arcos. (Jornal do Centro Oeste – Arcos)

https://www.jornalcco.com.br/proibicao-de-musicas-inadequadas-nas-escolas-municipais-de-arcos

Poços terá R$ 400 mil para o esporte

A Prefeitura de Poços de Caldas publicou, nesta terça-feira (02), no Diário Oficial do Município, a formalização de parcerias para a realização de importantes melhorias em equipamentos esportivos da cidade. As ações serão executadas por meio do programa “Empresa Amiga do Esporte”, criado pela Lei Municipal que possibilita que empresas locais contribuam diretamente com a revitalização de espaços esportivos. Entre os locais contemplados estão: Estádio Municipal Benedito Bandola de Oliveira – Bandolão; Pista Municipal de Atletismo Edvaldo Costa; Estádio Municipal Rubens Brunelli – Marco Divisório e Quadra de Esportes do Bairro São José. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Leia Também:  Pesquisa da AMM sobre falta de vacinas leva Ministério da Saúde a investigar logística em Minas Gerais

https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/09/03/pocos-tera-r-400-mil-em-investimentos-em-equipamentos-esportivos/

Bambuí terá o festival de MPB 

É consenso em todos os grupos e redes socias de músicos, cantores e compositores de todo o país, que o mais competitivo e variado festival de MPB do ano acontecerá na cidade de Bambuí do dia 19 deste mês no Parque de Exposições. Intitulado 1a Grammbuhy, Primeira Grande Mostra de Música de Bambuí, o festival de MPB, a princípio, iria classificar 15 canções, mas devido à grande quantidade de inscrições, 131, e à qualidade dos trabalhos apresentados, a Prefeitura Municipal, por meio de sua Secretaria de Cultura, abriu mais três vagas e serão 18 as participantes. (O Pergaminho – Formiga)

https://www.opergaminho.com.br/bambui-tera-o-festival-de-mpb-mais-competitivo-do-brasil-em-2025

Copasa faz melhorias em Montes Claros

A Copasa intensifica as ações voltadas para o controle de perdas de água nas redes de distribuição em Montes Claros. A iniciativa visa melhorar a qualidade do fornecimento de água tratada, garantindo a pressão adequada nas redes e evitando a ocorrência de intermitências, com o objetivo de assegurar a disponibilidade do recurso em quantidade suficiente para a população. Com recursos de R$ 700 mil, foram iniciadas neste mês as obras de substituição de 3.500metros de redes de distribuição, localizadas avenida Cula Mangabeira, uma das principais vias públicas da cidade. (Jornal de Notícias – Montes Claros)

Leia Também:  Maringá recebe o Flamengo na quinta-feira pela Copa do Brasil

https://novojornaldenoticias.com/noticias/copasa-substitui-redes-para-combater-perdas-de-agua/

Região de Manhuaçu apresenta crescimento

A população dos municípios da região de Manhuaçu apresentou crescimento discreto em 2025, segundo estimativa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento compara os dados de 2024 e 2025, mostrando pequenas variações em quase todas as cidades da região. O maior município, Manhuaçu, teve sua população estimada em 97.328 habitantes em 2025, contra 96.545 em 2024, registrando um aumento de 783 pessoas. Outros municípios também registraram crescimento, como Divino (21.428 em 2025, ante 21.329 em 2024), Ipanema (20.181 ante 20.095) e Martins Soares (8.797 ante 8.725) (Diário de Manhuaçu)

https://diariodemanhuacu.com.br/2025/cidade/regiao-de-manhuacu-tem-leve-crescimento-populacional-em-2025-aponta-ibge/

Caratinga faz ‘Dia de Cooperar’

O Dia de Cooperar, conhecido como “Dia C”, reuniu alunos de escolas públicas, professores, voluntários e colaboradores do Sicoob Credcooper em uma manhã especial  no Ginásio do Centro de Convenções Funec. Com foco na educação financeira, o evento trouxe atividades lúdicas e educativas que uniram solidariedade, aprendizado e diversão. Criado em Minas Gerais, o “Dia C” se tornou um movimento nacional, levando ações voluntárias de saúde, cultura e educação para diferentes comunidades do país. Em Caratinga, a edição deste ano teve como tema a importância de ensinar sobre dinheiro de forma simples e acessível. (Diário de Caratinga)

https://diariodecaratinga.com.br/cidade/dia-c-promove-atividades-de-educacao-financeira-a-alunos-de-escolas-publicas-da-regiao/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA