Coluna Minas Gerais

Brasil transforma indústria global de lítio

Publicados

em

Sigma Lithium | Divulgação

A estratégia da Sigma Lithium, empresa brasileira que integra operações de processamento e industrialização de óxido de lítio verde e rastreável, se baseia em crescimento sustentável, ampliação da capacidade industrial e custos operacionais baixos, garantindo assim sua competitividade global, combinando tecnologia, eficiência e responsabilidade social.

Na conferência internacional promovida pelo BNDES sobre a cadeia de valor de minerais estratégicos para a transição energética e descarbonização, Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium, destacou a ascensão do Brasil como um dos protagonistas na produção global de lítio verde e rastreável. Segundo ela, o país tem se tornado um polo atrativo para investimentos devido à sua capacidade de unir inovação tecnológica, sustentabilidade e competitividade.

Ana Cabral contou que o grande diferencial da operação da Sigma está no processo industrial, onde o lítio ganha valor agregado por meio de tecnologia e processos sustentáveis. A empresa, que opera no Vale do Jequitinhonha, desenvolveu um modelo industrial baseado em automação, inteligência artificial e processos digitalizados. “Nossa planta de produção de óxido de lítio é a mais moderna do mundo”, explicou.

A tecnologia utilizada permite otimizar o processamento, consolidando o Brasil como um dos países com menor custo operacional no setor. “Hoje, nosso custo ‘all-in’ é o segundo menor do mundo, perdendo apenas para operações na Austrália e no Chile, que possuem grande escala industrial.”

Além do baixo custo, a CEO da Sigma Lithium avalia que um dos grandes diferenciais do projeto da empresa é o fato da operação ganhar escala com implantação da segunda planta greentech, com rastreabilidade e eficiência operacional, sempre respaldados por uma robusta lei trabalhista.

Prioridades da Operação: Segurança e Sustentabilidade

Ana Cabral ressaltou o compromisso da Sigma Lithium com a segurança no trabalho e a rastreabilidade dos processos. A empresa alcançou um histórico impressionante de zero acidentes em toda a sua operação, um feito raramente visto no setor. “Rastreabilidade é um direito humano. Significa garantir que nossos trabalhadores tenham condições seguras e dignas de trabalho. A companhia opera há mais de 555 dias com zero acidentes “, declarou.

Leia Também:  Liberada mineração Mariana/Ouro Preto

A Companhia também tem impacto social significativo na região do Vale do Jequitinhonha, empregando 1.600 pessoas e gerando cerca de 13 mil empregos indiretos. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento da comunidade. Impulsionamos microcrédito e investimos na capacitação da mão de obra local”, disse.

Salto tecnológico

Durante sua fala, Ana Cabral destacou que a planta “greentech” da Sigma Lithium adota um sistema SCADA (Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados) que agora incorpora Inteligência Artificial.

“Essa tecnologia permite que o sistema aprenda com as detecções de anomalias na mineralogia, tornando-o cada vez mais eficiente. O SCADA inteligente passa a fazer recomendações digitais para a correção do curso do processo produtivo, digitalização de processos e digitalização do controle de frota. Integração de uma operação mineral e uma industrial”, detalhou.

Perspectivas Futuras

A Sigma Lithium segue em plena expansão, com planos de dobrar sua capacidade produtiva graças ao financiamento do BNDES pelo Fundo Clima. A empresa já está entre as dez maiores produtoras globais de lítio e tem previsão de subir para o quinto lugar nos próximos meses.

O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de suprimentos de lítio. “A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado”, concluiu Ana Cabral.

Leia Também:  Sistema Faemg Senar lança o 1º Congresso Nacional da Carne durante a Expozebu

Reconhecimento internacional

Yusuke Hino, representante da Associação de Baterias para Cadeia de Suprimentos (BASC), disse durante a conferência que a entidade acompanha de perto o trabalho da Sigma Lithium, e que a companhia tem revolucionado a cadeia de lítio no mundo, com uma produção sustentável, projetando o Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.

O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de materiais de bateria. “A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado”, concluiu Ana Cabral.

Sobre o evento

Organizada pelo BNDES, a conferência ‘Cadeias de Valor de Minerais Estratégicos para Transição Energética e Descarbonização’ reuniu autoridades do governo, entidades, indústrias e empresas nacionais e estrangeiras responsáveis por projetos de minerais estratégicos do Brasil.

Ana Cabral integrou o painel mediado por Henrique Vasquez, gerente da Finep, que também reuniu Fabiano José de Oliveira Costa, CEO da AMG; Marco Antônio Coelho de Berton, pesquisador-chefe do Instituto Senai Paraná; Paulo Castellari, diretor da Appian Capital/Graphcoa; e Silvia C. Alves da França, diretora-presidente do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem).

O painel debateu o desenvolvimento da cadeia de minerais estratégicos para projeção do Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.

A íntegra da conferência está disponível por meio  deste link.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Pouso Alegre entrega Business Park

Publicados

em

Foto: Ascom/PMPA

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Pouso Alegre entrega Business Park
A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre anuncia a conclusão da Fase I do Pouso Alegre Business Park, um dos mais importantes empreendimentos logísticos em implantação no município. Iniciado em 2025, o projeto já se consolida como um marco para o desenvolvimento econômico local e regional. Nesta primeira etapa, foram entregues 32 mil metros quadrados de área construída, com infraestrutura de alto padrão e excelência construtiva. O empreendimento já nasce com 100% da Fase I locada, abrigando duas multinacionais de grande relevância. (Pouso Alegre em Foco)
https://pousoalegreemfoco.com.br/noticia/3253/pouso-alegre-celebra-entrega-da-primeira-fase-do-business-park-e-projeta-expansao-em

Assessoria para ajudar administrações
O ex-prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, assinou nesta segunda-feira, 5, o termo de posse como Assessor do vice-governador Estado Mateus Simões, função estratégica criada pelo Governo de Minas Gerais com o objetivo de aproximar as administrações municipais da estrutura estadual. A nomeação integra um modelo de assessorias regionais que será implantado em diferentes áreas do estado, levando em conta a dimensão territorial de Minas Gerais e as dificuldades impostas pela distância entre os municípios e a capital. (Jornal Mantiqueira)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2026/01/05/sergio-azevedo-assume-assessoria-do-vice-governador-mateus-simoes-e-reforca-elo-entre-municipios-e-governo/

Vereador dá versão do atropelamento
O presidente da Câmara Municipal de Varginha, vereador Marquinho da Cooperativa, apresentou o laudo médico expedido pelo Hospital Bom Pastor, com data de 01/01/2026. O documento refere-se ao atendimento realizado após ele ser encaminhado pela Polícia Militar devido a uma ocorrência de atropelamento. No documento emitido pelo médico plantonista, consta que “policiais trouxeram um homem consciente, orientado, em posse de suas faculdades mentais e sem sinais de embriaguez”. Durante a coletiva, Marquinho da Cooperativa declarou que entrará em contato com a família da vítima e se colocará à disposição para ajudar no que for necessário. (O Debate – Varginha)
https://www.odebatenoticias.com.br/post/vereador-apresenta-laudo-de-sobriedade-e-enfrenta-pedido-de-cassa%C3%A7%C3%A3o-ap%C3%B3s-atropelamento

Leia Também:  Brasil conquista o título de melhor produtor do mundo, no Dia mundial do queijo

Vale do Aço fecha vagas
Apesar de manter saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada no acumulado dos primeiros 11 meses de 2025, a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) encerrou o mês de novembro com retração no mercado de trabalho formal. O saldo regional foi negativo em 431 vagas. Os dados foram levantados e enviados ao Diário do Aço pela Coordenação de Estatística e Pesquisa, com base nas informações do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publicado no fim de dezembro passado. (Diário do Aço)
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0130466-vale-do-aco-fechou-novembro-de-2025-com-saldo-negativo-de-empregos

Uberaba inaugura voo da Latan
O primeiro voo da Latam Airlines Brasil foi inaugurado na manhã dessa segunda-feira, 5, no terminal aeroportuário Mario de Almeida Franco, em Uberaba. A rota liga a cidade de Uberaba até a capital paulista, via Guarulhos, que teve em seu primeiro voo 95 passageiros com destino a Uberaba e, de retorno a Guarulhos, cerca de 130 pessoas embarcaram, quase ocupação total da aeronave. No início, as operações aéreas da Latam estão com três voos semanais, com aeronaves Airbus A-319, que têm capacidade para até 144 passageiros. (Jornal de Uberaba)
https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/136831/voo-da-latam-e-inaugurado-em-uberaba-com-boa-ocupacao

Leia Também:  Transforma Minas chega aos cinco anos contribuindo para consolidar a profissionalização das lideranças do Executivo mineiro

Convênio fortalece regiões turísticas
Minas Gerais dá um passo decisivo para consolidar e ampliar sua liderança no turismo brasileiro. A assinatura do convênio entre a Federação das Instâncias de Governança Regional do Turismo de Minas Gerais e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas como interveniente, marca o início de um robusto ciclo de investimentos que vai impactar diretamente todas as regiões turísticas do estado. O acordo viabiliza o repasse de R$ 100 mil para cada uma das 48 Instâncias de Governança Regionais (IGRs), totalizando R$ 4,8 milhões. (Portal Carlos Souto)
https://www.portalcarlossouto.com.br/noticias/regional/governo-de-minas-fecitur-e-codemig-firmam-convenio-historico-para-fortalecer-as-instancias-de-governanca-regionais/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA