Coluna Minas Gerais
Brasil transforma indústria global de lítio
Sigma Lithium | Divulgação
A estratégia da Sigma Lithium, empresa brasileira que integra operações de processamento e industrialização de óxido de lítio verde e rastreável, se baseia em crescimento sustentável, ampliação da capacidade industrial e custos operacionais baixos, garantindo assim sua competitividade global, combinando tecnologia, eficiência e responsabilidade social.
Na conferência internacional promovida pelo BNDES sobre a cadeia de valor de minerais estratégicos para a transição energética e descarbonização, Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium, destacou a ascensão do Brasil como um dos protagonistas na produção global de lítio verde e rastreável. Segundo ela, o país tem se tornado um polo atrativo para investimentos devido à sua capacidade de unir inovação tecnológica, sustentabilidade e competitividade.
Ana Cabral contou que o grande diferencial da operação da Sigma está no processo industrial, onde o lítio ganha valor agregado por meio de tecnologia e processos sustentáveis. A empresa, que opera no Vale do Jequitinhonha, desenvolveu um modelo industrial baseado em automação, inteligência artificial e processos digitalizados. “Nossa planta de produção de óxido de lítio é a mais moderna do mundo”, explicou.
A tecnologia utilizada permite otimizar o processamento, consolidando o Brasil como um dos países com menor custo operacional no setor. “Hoje, nosso custo ‘all-in’ é o segundo menor do mundo, perdendo apenas para operações na Austrália e no Chile, que possuem grande escala industrial.”
Além do baixo custo, a CEO da Sigma Lithium avalia que um dos grandes diferenciais do projeto da empresa é o fato da operação ganhar escala com implantação da segunda planta greentech, com rastreabilidade e eficiência operacional, sempre respaldados por uma robusta lei trabalhista.
Prioridades da Operação: Segurança e Sustentabilidade
Ana Cabral ressaltou o compromisso da Sigma Lithium com a segurança no trabalho e a rastreabilidade dos processos. A empresa alcançou um histórico impressionante de zero acidentes em toda a sua operação, um feito raramente visto no setor. “Rastreabilidade é um direito humano. Significa garantir que nossos trabalhadores tenham condições seguras e dignas de trabalho. A companhia opera há mais de 555 dias com zero acidentes “, declarou.
A Companhia também tem impacto social significativo na região do Vale do Jequitinhonha, empregando 1.600 pessoas e gerando cerca de 13 mil empregos indiretos. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento da comunidade. Impulsionamos microcrédito e investimos na capacitação da mão de obra local”, disse.
Salto tecnológico
Durante sua fala, Ana Cabral destacou que a planta “greentech” da Sigma Lithium adota um sistema SCADA (Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados) que agora incorpora Inteligência Artificial.
“Essa tecnologia permite que o sistema aprenda com as detecções de anomalias na mineralogia, tornando-o cada vez mais eficiente. O SCADA inteligente passa a fazer recomendações digitais para a correção do curso do processo produtivo, digitalização de processos e digitalização do controle de frota. Integração de uma operação mineral e uma industrial”, detalhou.
Perspectivas Futuras
A Sigma Lithium segue em plena expansão, com planos de dobrar sua capacidade produtiva graças ao financiamento do BNDES pelo Fundo Clima. A empresa já está entre as dez maiores produtoras globais de lítio e tem previsão de subir para o quinto lugar nos próximos meses.
O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de suprimentos de lítio. “A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado”, concluiu Ana Cabral.
Reconhecimento internacional
Yusuke Hino, representante da Associação de Baterias para Cadeia de Suprimentos (BASC), disse durante a conferência que a entidade acompanha de perto o trabalho da Sigma Lithium, e que a companhia tem revolucionado a cadeia de lítio no mundo, com uma produção sustentável, projetando o Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.
O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de materiais de bateria. “A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado”, concluiu Ana Cabral.
Sobre o evento
Organizada pelo BNDES, a conferência ‘Cadeias de Valor de Minerais Estratégicos para Transição Energética e Descarbonização’ reuniu autoridades do governo, entidades, indústrias e empresas nacionais e estrangeiras responsáveis por projetos de minerais estratégicos do Brasil.
Ana Cabral integrou o painel mediado por Henrique Vasquez, gerente da Finep, que também reuniu Fabiano José de Oliveira Costa, CEO da AMG; Marco Antônio Coelho de Berton, pesquisador-chefe do Instituto Senai Paraná; Paulo Castellari, diretor da Appian Capital/Graphcoa; e Silvia C. Alves da França, diretora-presidente do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem).
O painel debateu o desenvolvimento da cadeia de minerais estratégicos para projeção do Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.
A íntegra da conferência está disponível por meio deste link.
Coluna Minas Gerais
Empresa inaugura PA Busines Park
(Foto: Divulgação Fulwood)
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Empresa inaugura PA Busines Park
A Fulwood, uma das maiores desenvolvedoras do setor de condomínios logístico-industriais do Brasil, avança em seu plano de crescimento em Minas Gerais. Nesta segunda-feira, 09 de fevereiro, será inaugurado o Pouso Alegre Business Park, que contará com aproximadamente 80 mil m² de ABL (área bruta locável) e potencial para gerar cerca de 750 empregos diretos e indiretos na cidade, com investimento total estimado em R$250 milhões. (Pouso Alegre em Foco)
https://pousoalegreemfoco.com.br/noticia/3478/com-investimento-total-de-r-250-milhoes-a-primeira-fase-do-pouso-alegre-business
Terceirização da BR 365 gera protestos
A proposta do Governo de Minas de terceirizar a BR 365, no trecho entre Patrocínio e Montes Claros, tem enfrentando resistência de moradores que utilizam a rodovia e de políticos da região. Eles são contrários à cobrança de pedágios sem a realização de melhorias na pista, como aconteceu no trecho entre Patrocínio e Uberlândia. Na manhã de segunda-feira, 02/02, moradores realizaram um protesto no km 460 da BR 365, no entrocamento com a MG 188. A manifestação foi organizada por lideranças de Coromandel. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o protesto realizou paradas de 20 minutos no trânsito, mas ocorreu de forma pacífica. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/moradores-protestam-contra-proposta-do-governo-de-minas-de-terceirizacao-da-br-365
Ipatinga lança IpaMove
A Prefeitura de Ipatinga lançou oficialmente o IpaMove, programa que marca o início de uma nova fase da mobilidade urbana na cidade. Mais do que a renovação da frota de ônibus, a iniciativa simboliza uma mudança de visão, identidade e postura do poder público em relação ao transporte coletivo e à forma de pensar a cidade. Durante anos, Ipatinga conviveu com um sistema envelhecido, marcado por frota antiga, com falhas mecânicas recorrentes, baixa eficiência operacional e insatisfação da população. Embora o contrato de concessão previsse frota com idade média de até cinco anos e máxima de dez, esse padrão vinha sendo sistematicamente descumprido, em razão de um entrave histórico, jurídico e financeiro acumulado ao longo de sucessivas gestões. (Portal Silmara de Freitas)
https://www.silmaradefreitas.com.br/ipatinga-lanca-ipamove-e-inaugura-nova-era-da-mobilidade-urbana-no-municipio/
Patos terá festival internacional
Patos de Minas se prepara para receber a primeira edição do Flipatos – Festival Literário Internacional de Patos de Minas. A programação promete colocar a cidade no circuito dos grandes festivais literários do país e valorizar a cultura local como um patrimônio vivo. Serão seis dias de uma extensa programação totalmente gratuita para os amantes da literatura. Com o tema “A Oralidade como Ferramenta da Tradição”, o festival propõe o fortalecimento da identidade cultural por meio da literatura, das artes e das narrativas populares.
https://patoshoje.com.br/noticias/flipatos-2026-patos-de-minas-tera-festival-literario-internacional-no-segundo-semestre-deste-ano-94328.html
PL pode apoiar Roscoe para o Governo
A presença da ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, nos dias 27 e 28 de fevereiro, em Belo Horizonte, pode significar uma série de decisões quanto ao rumo a ser tomado pelo PL em Minas. Relativamente à sucessão ao Governo do Estado, segundo fontes, a cúpula dos liberais em Minas ainda aguarda a definição de uma possível candidatura do senador Cleitinho Azevedo. Para além disso, começam a ser mencionados nomes como o do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, que já anunciou a intenção de deixar o cargo em abril. (Edição do Brasil)
https://edicaodobrasil.com.br/bolsonaristas-podem-apoiar-flavio-roscoe-para-o-governo-do-estado/
Região tem boom imobiliário
Para investidores do mercado de imóveis e para quem planeja adquirir um imóvel em 2026, o ano começou marcado por uma expectativa elevada de valorização em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. O novo ciclo deste boom imobiliário se consolida com a sinalização clara do Copom, em reunião dos dias 27 e 28 de janeiro, de que iniciará a flexibilização da Taxa Selic. Atualmente em 15%, a indicação de queda da taxa ao longo do ano, aliada à nova política de crédito lançada pelo Governo Federal, que amplia o teto de financiamento para imóveis de até R$ 2,25 milhões, reposiciona o setor e redefine o momento das decisões. (Cidade Conecta)
https://www.cidadeconecta.com/imobiliario/boom-imobiliario-comeca-agora/
Sete Lagoas sediará evento florestal
Com o slogan “Vamos além da floresta”, será realizado no Parque de Exposições JK, de 19 a 21 de maio, a feira destinada a promover a integração e apresentação de tecnologias e inovações para a cadeia produtiva da siderurgia verde e dos diversos outros segmentos atendidos pelo setor de base florestal, o Expo Minas Florestal. Na última quarta-feira, a sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, reuniu lideranças do setor florestal para diálogo e alinhamento das pautas estratégicas para a realização do evento. (Sete Dias)
https://www.setedias.com.br/em-maio-o-maior-evento-florestal-do-pais-em-sete-lagoas/
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásIpatinga renova frota de transporte
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásAMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásAgência atesta segurança em minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásProdutor: não há lei que obrigue o uso de capacete no lugar do chapéu
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásTurismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSenar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCidades de MG entre as 100 maiores arrecadações
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásSigma Lithium anuncia parecer da ANM declarando a segurança de suas pilhas



