Coluna Minas Gerais

Brasil transforma indústria global de lítio

Publicados

em

Sigma Lithium | Divulgação

A estratégia da Sigma Lithium, empresa brasileira que integra operações de processamento e industrialização de óxido de lítio verde e rastreável, se baseia em crescimento sustentável, ampliação da capacidade industrial e custos operacionais baixos, garantindo assim sua competitividade global, combinando tecnologia, eficiência e responsabilidade social.

Na conferência internacional promovida pelo BNDES sobre a cadeia de valor de minerais estratégicos para a transição energética e descarbonização, Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium, destacou a ascensão do Brasil como um dos protagonistas na produção global de lítio verde e rastreável. Segundo ela, o país tem se tornado um polo atrativo para investimentos devido à sua capacidade de unir inovação tecnológica, sustentabilidade e competitividade.

Ana Cabral contou que o grande diferencial da operação da Sigma está no processo industrial, onde o lítio ganha valor agregado por meio de tecnologia e processos sustentáveis. A empresa, que opera no Vale do Jequitinhonha, desenvolveu um modelo industrial baseado em automação, inteligência artificial e processos digitalizados. “Nossa planta de produção de óxido de lítio é a mais moderna do mundo”, explicou.

A tecnologia utilizada permite otimizar o processamento, consolidando o Brasil como um dos países com menor custo operacional no setor. “Hoje, nosso custo ‘all-in’ é o segundo menor do mundo, perdendo apenas para operações na Austrália e no Chile, que possuem grande escala industrial.”

Além do baixo custo, a CEO da Sigma Lithium avalia que um dos grandes diferenciais do projeto da empresa é o fato da operação ganhar escala com implantação da segunda planta greentech, com rastreabilidade e eficiência operacional, sempre respaldados por uma robusta lei trabalhista.

Prioridades da Operação: Segurança e Sustentabilidade

Ana Cabral ressaltou o compromisso da Sigma Lithium com a segurança no trabalho e a rastreabilidade dos processos. A empresa alcançou um histórico impressionante de zero acidentes em toda a sua operação, um feito raramente visto no setor. “Rastreabilidade é um direito humano. Significa garantir que nossos trabalhadores tenham condições seguras e dignas de trabalho. A companhia opera há mais de 555 dias com zero acidentes “, declarou.

Leia Também:  TJMG participa do Encontro Nacional de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil

A Companhia também tem impacto social significativo na região do Vale do Jequitinhonha, empregando 1.600 pessoas e gerando cerca de 13 mil empregos indiretos. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento da comunidade. Impulsionamos microcrédito e investimos na capacitação da mão de obra local”, disse.

Salto tecnológico

Durante sua fala, Ana Cabral destacou que a planta “greentech” da Sigma Lithium adota um sistema SCADA (Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados) que agora incorpora Inteligência Artificial.

“Essa tecnologia permite que o sistema aprenda com as detecções de anomalias na mineralogia, tornando-o cada vez mais eficiente. O SCADA inteligente passa a fazer recomendações digitais para a correção do curso do processo produtivo, digitalização de processos e digitalização do controle de frota. Integração de uma operação mineral e uma industrial”, detalhou.

Perspectivas Futuras

A Sigma Lithium segue em plena expansão, com planos de dobrar sua capacidade produtiva graças ao financiamento do BNDES pelo Fundo Clima. A empresa já está entre as dez maiores produtoras globais de lítio e tem previsão de subir para o quinto lugar nos próximos meses.

O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de suprimentos de lítio. “A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado”, concluiu Ana Cabral.

Leia Também:  Triângulo se destaca na produção de milho

Reconhecimento internacional

Yusuke Hino, representante da Associação de Baterias para Cadeia de Suprimentos (BASC), disse durante a conferência que a entidade acompanha de perto o trabalho da Sigma Lithium, e que a companhia tem revolucionado a cadeia de lítio no mundo, com uma produção sustentável, projetando o Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.

O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de materiais de bateria. “A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado”, concluiu Ana Cabral.

Sobre o evento

Organizada pelo BNDES, a conferência ‘Cadeias de Valor de Minerais Estratégicos para Transição Energética e Descarbonização’ reuniu autoridades do governo, entidades, indústrias e empresas nacionais e estrangeiras responsáveis por projetos de minerais estratégicos do Brasil.

Ana Cabral integrou o painel mediado por Henrique Vasquez, gerente da Finep, que também reuniu Fabiano José de Oliveira Costa, CEO da AMG; Marco Antônio Coelho de Berton, pesquisador-chefe do Instituto Senai Paraná; Paulo Castellari, diretor da Appian Capital/Graphcoa; e Silvia C. Alves da França, diretora-presidente do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem).

O painel debateu o desenvolvimento da cadeia de minerais estratégicos para projeção do Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.

A íntegra da conferência está disponível por meio  deste link.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Dívida deixa saúde de Ipatinga em crise

Publicados

em

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Aptos”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Aptos;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Aptos;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-font-kerning:1.0pt;
mso-ligatures:standardcontextual;
mso-fareast-language:EN-US;}

Foto: Elvira Nascimento

 

 

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

Dívida deixa saúde de Ipatinga em crise

A Fundação São Francisco Xavier, mantenedora do Hospital Márcio Cunha (HMC), confirmou em nota oficial a existência de uma dívida superior a R$ 55 milhões por parte da Prefeitura de Ipatinga, referente a repasses de recursos federais e estaduais destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).Segundo a instituição, o débito se instalou ainda no primeiro trimestre de 2025 e vem se agravando com o passar dos meses, comprometendo diretamente o funcionamento e a sustentabilidade dos serviços oferecidos à população. (Jornal Classivale)

https://jornalclassivale.com.br/noticia/4975/crise-na-saude-de-ipatinga-prefeitura-deve-r-55-milhoes-ao-hospital-marcio-cunha-enquanto-upa-segue-superlotada

 

Arcos terá unidade da Federal

Na próxima segunda-feira, 10 de novembro, às 15h, será inaugurada a Unidade Avançada da Justiça Federal (UAA) em Arcos. A solenidade será na Casa de Cultura. A partir da instalação, moradores de Arcos e região não terão que ir a Divinópolis para tratar de assuntos relacionados à Justiça Federal. A Unidade também abrange as Comarcas de Pains, Formiga, Córrego Fundo, Pimenta, Iguatama, Bambuí, Tapiraí, Medeiros, Lagoa da Prata, Japaraíba. Os serviços poderão ser acessados em Arcos. (Correio do Centro Oeste)

Leia Também:  Atlético-MG fecha preparação para enfrentar o Corinthians pela Copa do Brasil

https://www.jornalcco.com.br/unidade-avancada-da-justica-federal-em-arcos-alcanca-10-cidades

 

Manhuaçu recebe Projeto Travessia

A Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu recebeu, no dia 30, o Projeto Travessia, iniciativa desenvolvida pela Secretaria Executiva da Comissão Intergestores Bipartite do SUS em Minas Gerais, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O encontro foi realizado durante a 77ª Reunião Conjunta da CIB das microrregiões de saúde de Carangola e Manhuaçu, com a presença de gestores municipais, técnicos das regionais e representantes da equipe da CIB-SUS/MG. Criado em 2024 pela SES-MG, o Projeto CIB Travessia tem como objetivo aproximar e fortalecer as relações entre as instâncias deliberativas da saúde pública estadual e os representantes dos municípios. (Diário de Caratinga)

https://diariodecaratinga.com.br/regional/srs-manhuacu-recebe-projeto-travessia-da-secretaria-executiva-da-cib-sus-mg/

 

Uberlândia regula escapamentos

O barulho excessivo de motos e carros entrou de vez no radar do Legislativo. A Câmara de Uberlândia aprovou o projeto de lei que veda a comercialização e o uso de escapamentos fora dos limites definidos por normas oficiais e já foi aprovado em plenário. Durante a votação, um dos autores destacou que a proposta não é contra os motociclistas, mas contra a irregularidade. “Ninguém quer punir quem anda certo. O objetivo é proteger o sossego da população e dar respaldo às oficinas que trabalham dentro da lei”, afirmou o vereador, autor do substitutivo que endureceu as regras. (O Regionalzão – Uberlândia)

Leia Também:  Brasil deve produzir mais arroz e feijão e menos soja em 2024, diz IBGE

https://regionalzao.com.br/colunas/poder/camara-de-uberlandia-aprova-lei-que-proibe-a-venda-e-a-instalacao-de-escapamentos-barulhentos/

 

JF Sabor 2025 anuncia vencedores

O JF Sabor 2025 anunciou seus grandes vencedores em uma cerimônia realizada na noite de terça-feira, 4, no Trade Hotel, em Juiz de Fora. O festival gastronômico, que teve como tema central os queijos mineiros, premiou nove estabelecimentos entre os 46 participantes. Ao todo, foram apresentadas 51 receitas exclusivas, avaliadas por um júri técnico composto por 25 especialistas e pela votação do público. O prêmio de Prato Principal foi para o Ateliê das Massas, com o “Princeso de Minas”. (RCWTV – Juiz de Fora)

https://www.rcwtv.com.br/noticia/jf-sabor-2025-anuncia-os-9-pratos-vencedores-veja-a-lista

 

Divinópolis na Copa BurgerCrew

A hamburgueria Novo Sabor, de Divinópolis, está entre as 16 classificadas para a segunda etapa da Copa BurgerCrew 2025, um dos maiores campeonatos nacionais de hambúrguer artesanal. O evento, que reúne estabelecimentos de destaque de todo o Brasil, acontecerá em São Paulo, com a grande final marcada para o dia 29 de novembro, na Cervejaria Tarantino. Nesta edição, a competição atingiu um marco histórico: mais de 200 inscrições vindas de sete estados brasileiros, consolidando a BurgerCrew como uma das maiores vitrines gastronômicas do país para o segmento. (Portal G37)

https://g37.com.br/divinopolis/novo-sabor-hamburgueria-representa-divinopolis-na-copa-burgercrew-em-sao-paulo/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA