Coluna Minas Gerais
Brasil transforma indústria global de lítio
Sigma Lithium | Divulgação
A estratégia da Sigma Lithium, empresa brasileira que integra operações de processamento e industrialização de óxido de lítio verde e rastreável, se baseia em crescimento sustentável, ampliação da capacidade industrial e custos operacionais baixos, garantindo assim sua competitividade global, combinando tecnologia, eficiência e responsabilidade social.
Na conferência internacional promovida pelo BNDES sobre a cadeia de valor de minerais estratégicos para a transição energética e descarbonização, Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium, destacou a ascensão do Brasil como um dos protagonistas na produção global de lítio verde e rastreável. Segundo ela, o país tem se tornado um polo atrativo para investimentos devido à sua capacidade de unir inovação tecnológica, sustentabilidade e competitividade.
Ana Cabral contou que o grande diferencial da operação da Sigma está no processo industrial, onde o lítio ganha valor agregado por meio de tecnologia e processos sustentáveis. A empresa, que opera no Vale do Jequitinhonha, desenvolveu um modelo industrial baseado em automação, inteligência artificial e processos digitalizados. “Nossa planta de produção de óxido de lítio é a mais moderna do mundo”, explicou.
A tecnologia utilizada permite otimizar o processamento, consolidando o Brasil como um dos países com menor custo operacional no setor. “Hoje, nosso custo ‘all-in’ é o segundo menor do mundo, perdendo apenas para operações na Austrália e no Chile, que possuem grande escala industrial.”
Além do baixo custo, a CEO da Sigma Lithium avalia que um dos grandes diferenciais do projeto da empresa é o fato da operação ganhar escala com implantação da segunda planta greentech, com rastreabilidade e eficiência operacional, sempre respaldados por uma robusta lei trabalhista.
Prioridades da Operação: Segurança e Sustentabilidade
Ana Cabral ressaltou o compromisso da Sigma Lithium com a segurança no trabalho e a rastreabilidade dos processos. A empresa alcançou um histórico impressionante de zero acidentes em toda a sua operação, um feito raramente visto no setor. “Rastreabilidade é um direito humano. Significa garantir que nossos trabalhadores tenham condições seguras e dignas de trabalho. A companhia opera há mais de 555 dias com zero acidentes “, declarou.
A Companhia também tem impacto social significativo na região do Vale do Jequitinhonha, empregando 1.600 pessoas e gerando cerca de 13 mil empregos indiretos. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento da comunidade. Impulsionamos microcrédito e investimos na capacitação da mão de obra local”, disse.
Salto tecnológico
Durante sua fala, Ana Cabral destacou que a planta “greentech” da Sigma Lithium adota um sistema SCADA (Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados) que agora incorpora Inteligência Artificial.
“Essa tecnologia permite que o sistema aprenda com as detecções de anomalias na mineralogia, tornando-o cada vez mais eficiente. O SCADA inteligente passa a fazer recomendações digitais para a correção do curso do processo produtivo, digitalização de processos e digitalização do controle de frota. Integração de uma operação mineral e uma industrial”, detalhou.
Perspectivas Futuras
A Sigma Lithium segue em plena expansão, com planos de dobrar sua capacidade produtiva graças ao financiamento do BNDES pelo Fundo Clima. A empresa já está entre as dez maiores produtoras globais de lítio e tem previsão de subir para o quinto lugar nos próximos meses.
O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de suprimentos de lítio. “A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado”, concluiu Ana Cabral.
Reconhecimento internacional
Yusuke Hino, representante da Associação de Baterias para Cadeia de Suprimentos (BASC), disse durante a conferência que a entidade acompanha de perto o trabalho da Sigma Lithium, e que a companhia tem revolucionado a cadeia de lítio no mundo, com uma produção sustentável, projetando o Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.
O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de materiais de bateria. “A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado”, concluiu Ana Cabral.
Sobre o evento
Organizada pelo BNDES, a conferência ‘Cadeias de Valor de Minerais Estratégicos para Transição Energética e Descarbonização’ reuniu autoridades do governo, entidades, indústrias e empresas nacionais e estrangeiras responsáveis por projetos de minerais estratégicos do Brasil.
Ana Cabral integrou o painel mediado por Henrique Vasquez, gerente da Finep, que também reuniu Fabiano José de Oliveira Costa, CEO da AMG; Marco Antônio Coelho de Berton, pesquisador-chefe do Instituto Senai Paraná; Paulo Castellari, diretor da Appian Capital/Graphcoa; e Silvia C. Alves da França, diretora-presidente do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem).
O painel debateu o desenvolvimento da cadeia de minerais estratégicos para projeção do Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.
A íntegra da conferência está disponível por meio deste link.
Coluna Minas Gerais
Rodovias com radares de velocidade média
Foto: Divulgação
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Rodovias com radares de velocidade média
Os radares de velocidade média — tecnologia que calcula a velocidade do veículo ao longo de um trecho, e não apenas em um ponto fixo — começaram a ser testados em rodovias que cortam Minas Gerais. Os primeiros equipamentos foram instalados na BR-050, no Triângulo Mineiro, e já estão em período educativo. A expectativa da concessionária Ecovias Minas-Goiás é de que o sistema comece a multar apenas no ano que vem. A tecnologia também está sendo implementada pela EPR Via Mineira na BR-040 e outras rodovias concessionadas podem receber o sistema. (Por Dentro de Minas)
https://pordentrodeminas.com.br/mais/2025/11/rodovias-de-minas-gerais-recebem-testes-de-radares-de-velocidade-media/
Extração de cristais tem operação
A Polícia Federal deflagrou uma operação que mira um esquema estruturado de extração ilegal de cristais de quartzo, com ramificações em vários municípios do Estado e ponto de atuação também na zona rural de Arcos. A ação, intitulada Operação Picareta, busca desarticular um grupo formado por garimpeiros, empresários e proprietários rurais que, segundo as investigações, atuavam no comércio clandestino de minerais pertencentes à União. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Arcos, Corinto, Curvelo, Diamantina, Nova Serrana, São Lourenço e Teófilo Otoni. (Correio do Centro Oeste)
https://www.jornalcco.com.br/pf-investiga-extracao-ilegal-de-quartzo-e-trabalhadores-em-condicao-analoga-a-escravidao-na-zona-rural-de-arcos
Hospital faz cirurgia inédita no Leste
No dia 8 de novembro, a equipe de Cirurgia Vascular do Hospital Márcio Cunha realizou um procedimento inédito no Leste de Minas, marcando um avanço importante na oferta de tratamentos de alta complexidade na região, com a utilização da técnica endoâncora, que permite uma sutura endovascular. A cirurgia foi realizada no paciente Evando de Barros Mendes, de 61 anos, portador de um aneurisma de aorta abdominal – uma condição grave que exige precisão e tecnologia de ponta. O procedimento foi necessário devido à presença de um “colo hostil”, uma angulação na aorta que dificulta a colocação da prótese. (Jornal dos Vales)
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/59394/hospital-marcio-cunha-realiza-cirurgia-inedita-no-leste-de-minas
Prefeito critica encontro de consórcios
O prefeito de Divinópolis e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itapecerica (Cisvi), Gleidson Azevedo, atacou, nesta terça-feira, 18, o Encontro de Consórcios realizado na cidade. Ele afirmou estar “cansado” desse tipo de evento “não agrega”, embora tenha elogiado o encontro no início do mês. Durante o discurso, Gleidson – irmão do senador Cleitinho – aumentou o tom e ressaltou que o encontro reúne muitos representantes e cria desperdício de recursos. Conforme ele, a presença de prefeitos, assessores, presidentes e secretários gera alto custo e não traz retorno imediato para a população. (Portal Gerais)
https://portalgerais.com/prefeito-detona-evento-de-consorcios-r-1-milhao-parado-aqui-estou-cansado/
Crianças escrevem história de Araxá
O FestNatal Araxá 2025 vai celebrar os 160 anos do município com um projeto literário inédito: um livro infantil escrito por crianças da cidade sobre a história e as riquezas locais. A iniciativa, conduzida pelos escritores Cesar Campos e Rafael Nolli, reuniu mais de 40 estudantes de escolas públicas, particulares e rurais em uma oficina realizada no último sábado, 8. Na atividade, as crianças foram convidadas a criar uma história coletiva inspirada em Araxá. (Jornal Interação)
https://www.jornalinteracao.com.br/festnatal-2025-livro-escrito-por-criancas-comemora-os-160-anos-de-araxa
Estudantes de Patrocínio premiados
Estudantes da rede municipal de ensino de Patrocínio foram reconhecidos na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025, realizada nesta sexta-feira, 14, na sede do Ministério Público do Trabalho, em Belo Horizonte. A premiação reuniu representantes de 18 municípios mineiros e destacou produções artísticas voltadas aos temas combate ao trabalho infantil e aprendizagem profissional. Patrocínio foi contemplada em duas categorias, com resultados expressivos que reforçam o trabalho desenvolvido nas escolas e o envolvimento dos estudantes nas ações do eixo Educação do Projeto Resgate à Infância. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/estudantes-de-patrocinio-sao-premiados-na-etapa-mineira-do-premio-mpt-na-escola-2025
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásEmpresa anuncia investimento em Poços
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásUberlândia terá 2,4 mil casas do “Minha Casa”
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásGasoduto Centro&Oeste é inaugurado
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásPeixamento fortalece pesca artesanal no Norte
-
Coluna Minas Gerais10 horas atrásRodovias com radares de velocidade média



