Coluna Minas Gerais
Brasil transforma indústria global de lítio

Sigma Lithium | Divulgação
A estratégia da Sigma Lithium, empresa brasileira que integra operações de processamento e industrialização de óxido de lítio verde e rastreável, se baseia em crescimento sustentável, ampliação da capacidade industrial e custos operacionais baixos, garantindo assim sua competitividade global, combinando tecnologia, eficiência e responsabilidade social.
Na conferência internacional promovida pelo BNDES sobre a cadeia de valor de minerais estratégicos para a transição energética e descarbonização, Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium, destacou a ascensão do Brasil como um dos protagonistas na produção global de lítio verde e rastreável. Segundo ela, o país tem se tornado um polo atrativo para investimentos devido à sua capacidade de unir inovação tecnológica, sustentabilidade e competitividade.
Ana Cabral contou que o grande diferencial da operação da Sigma está no processo industrial, onde o lítio ganha valor agregado por meio de tecnologia e processos sustentáveis. A empresa, que opera no Vale do Jequitinhonha, desenvolveu um modelo industrial baseado em automação, inteligência artificial e processos digitalizados. “Nossa planta de produção de óxido de lítio é a mais moderna do mundo”, explicou.
A tecnologia utilizada permite otimizar o processamento, consolidando o Brasil como um dos países com menor custo operacional no setor. “Hoje, nosso custo ‘all-in’ é o segundo menor do mundo, perdendo apenas para operações na Austrália e no Chile, que possuem grande escala industrial.”
Além do baixo custo, a CEO da Sigma Lithium avalia que um dos grandes diferenciais do projeto da empresa é o fato da operação ganhar escala com implantação da segunda planta greentech, com rastreabilidade e eficiência operacional, sempre respaldados por uma robusta lei trabalhista.
Prioridades da Operação: Segurança e Sustentabilidade
Ana Cabral ressaltou o compromisso da Sigma Lithium com a segurança no trabalho e a rastreabilidade dos processos. A empresa alcançou um histórico impressionante de zero acidentes em toda a sua operação, um feito raramente visto no setor. “Rastreabilidade é um direito humano. Significa garantir que nossos trabalhadores tenham condições seguras e dignas de trabalho. A companhia opera há mais de 555 dias com zero acidentes “, declarou.
A Companhia também tem impacto social significativo na região do Vale do Jequitinhonha, empregando 1.600 pessoas e gerando cerca de 13 mil empregos indiretos. “Nosso compromisso é com o desenvolvimento da comunidade. Impulsionamos microcrédito e investimos na capacitação da mão de obra local”, disse.
Salto tecnológico
Durante sua fala, Ana Cabral destacou que a planta “greentech” da Sigma Lithium adota um sistema SCADA (Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados) que agora incorpora Inteligência Artificial.
“Essa tecnologia permite que o sistema aprenda com as detecções de anomalias na mineralogia, tornando-o cada vez mais eficiente. O SCADA inteligente passa a fazer recomendações digitais para a correção do curso do processo produtivo, digitalização de processos e digitalização do controle de frota. Integração de uma operação mineral e uma industrial”, detalhou.
Perspectivas Futuras
A Sigma Lithium segue em plena expansão, com planos de dobrar sua capacidade produtiva graças ao financiamento do BNDES pelo Fundo Clima. A empresa já está entre as dez maiores produtoras globais de lítio e tem previsão de subir para o quinto lugar nos próximos meses.
O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de suprimentos de lítio. “A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado”, concluiu Ana Cabral.
Reconhecimento internacional
Yusuke Hino, representante da Associação de Baterias para Cadeia de Suprimentos (BASC), disse durante a conferência que a entidade acompanha de perto o trabalho da Sigma Lithium, e que a companhia tem revolucionado a cadeia de lítio no mundo, com uma produção sustentável, projetando o Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.
O avanço da indústria de baterias no mundo também reforça a posição do Brasil como um player estratégico na cadeia global de materiais de bateria. “A demanda por minerais críticos, como lítio, grafite e níquel, só tende a crescer. O Brasil tem uma oportunidade histórica de consolidar sua presença nesse mercado”, concluiu Ana Cabral.
Sobre o evento
Organizada pelo BNDES, a conferência ‘Cadeias de Valor de Minerais Estratégicos para Transição Energética e Descarbonização’ reuniu autoridades do governo, entidades, indústrias e empresas nacionais e estrangeiras responsáveis por projetos de minerais estratégicos do Brasil.
Ana Cabral integrou o painel mediado por Henrique Vasquez, gerente da Finep, que também reuniu Fabiano José de Oliveira Costa, CEO da AMG; Marco Antônio Coelho de Berton, pesquisador-chefe do Instituto Senai Paraná; Paulo Castellari, diretor da Appian Capital/Graphcoa; e Silvia C. Alves da França, diretora-presidente do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem).
O painel debateu o desenvolvimento da cadeia de minerais estratégicos para projeção do Brasil como importante fornecedor de materiais e componentes industriais de alto valor e baixo carbono.
A íntegra da conferência está disponível por meio deste link.


Coluna Minas Gerais
Morador em situação de rua tem projeto

Foto: Arquivo DA
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Morador em situação de rua tem projeto
A partir deste mês de julho, o município de Ipatinga passa a contar com o programa “De volta para o lar”, que tem como objetivo auxiliar pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social que desejam retornar às suas cidades de origem. A iniciativa prevê a oferta de transporte até o destino solicitado, suporte logístico para envio de pertences pessoais, auxílio na emissão de documentos necessários para o deslocamento, entre outros benefícios. A lei foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito. (Diário do Aço – Ipatinga).
Rodovias têm pontos vulneráveis
As rodovias federais que passam por Juiz de Fora, BR-040 e BR-267, têm 32 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes registrados em 2023, o dado mais recente. São onze pontos de alimentação, seis bares, cinco postos de combustível, quatro obras de arte, três outros comércios formais, dois comércios informais e uma área não edificada. Os dados são da 10ª edição da Pesquisa Mapear, uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Childhood Brasil, realizada a cada dois anos. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/06-07-2025/rodovias.html
Caratinga regulamenta táxi
A cidade de Caratinga conta agora com uma nova legislação que regulamenta de forma mais detalhada e moderna o serviço de transporte individual de passageiros por táxi. A Lei nº 4.062/2025, sancionada pelo prefeito e aprovada pela Câmara Municipal, reconhece o serviço como de utilidade pública e define uma série de normas que abrangem desde a concessão de autorizações até as obrigações dos condutores e exigências para os veículos. O objetivo é assegurar mais qualidade, segurança, habilidade e organização ao sistema de táxis da cidade. (Diário de Caratinga)
http://diariodecaratinga-br.diariomineiro.net/caratinga-regulamenta-servico-de-taxi/
Escolas cívico-militares geram debate
Na semana passada, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) encaminhou às escolas estaduais um ofício convidando as direções a manifestarem interesse na adesão ao modelo de escola cívico-militar. A proposta integra um novo programa do governo de Romeu Zema (Novo), que pretende transformar mais de 700 escolas estaduais em unidades cívico-militares até 2026. A medida gerou repercussão imediata em Divinópolis, onde 14 escolas foram listadas como potenciais candidatas à adesão. (Portal MPA – Divinópolis)
Uemg inaugura restaurante em Passos
Foi inaugurado na sexta-feira, 4, o Restaurante Universitário (RU) da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – de Passos. Com subsídio de cerca de R$ 13,6 milhões do Governo do Estado ao longo de dois anos, o RU garantirá alimentação de qualidade e com preço acessível, contribuindo para a dignidade dos estudantes, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade. O equipamento tem capacidade para oferecer 1.800 refeições diárias por apenas R$ 4,00, e de forma gratuita para os estudantes do Programa de Assistência Estudantil. (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/uemg-inaugura-restaurante-universitario-da-unidade-de-passos
Centro faz projeto para 3 mil estudantes
A educação ganha ainda mais força quando se alia à responsabilidade social. Com esse propósito, o Centro Universitário do Planalto de Araxá – Uniaraxá, por meio de seu Projeto de Extensão Universitária, idealizado pelo professor Venâncio Ferreira, promoveu uma importante iniciativa nas escolas públicas das cidades vizinhas a Araxá. Entre os meses de abril e junho de 2025, mais de 3.469 estudantes foram beneficiados com serviços na área da saúde e palestras abrangendo diversas áreas do conhecimento. (Clarin.net – Araxá)
https://clarim.net.br/uniaraxa-leva-conhecimento-e-saude-a-mais-de-34-mil-estudantes-da-regiao/
Furto de veículos cai em Uberlândia
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp/MG), a quantidade de furtos de veículos em Uberlândia caiu pelo terceiro ano seguido, quando analisados os meses de janeiro a abril. Entre 2022 e 2025, a cidade registrou uma queda de 22,7% no número de ocorrências. Enquanto em 2022 haviam sido furtados 527 veículos na cidade, em 2023 o número de ocorrências foi de 441. Já em 2024, os casos caíram para 437 e, neste ano, o município computou 407 furtos durante o período de janeiro a abril. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/38302/furto-de-veiculos-cai-terceiro-ano-consecutivo
-
Geral5 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
ESPORTES4 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
ExpoQueijo 2025
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberlândia testa ônibus elétricos
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Helibras poderá produzir H145
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços