Coluna Minas Gerais
CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas
CAAMG | Divulgação
Sob a presidência de Ângela Botelho, e com o apoio da vice-presidência e da diretoria, a CAAMG completa seus primeiros 100 dias de gestão, marcados por ações concretas, escuta ativa e compromisso com a advocacia mineira.
Em um cenário no qual a advocacia busca representatividade e acolhimento, a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) celebra um início de mandato dinâmico e inovador no triênio 2025-2027. Primeira mulher a assumir o cargo em mais de 80 anos de história da instituição, a presidente levou para a sede da CAAMG e para os corredores da advocacia sua trajetória de perseverança e trabalho. Aos 11 anos, começou como vendedora em barraca de feira, passando por loja de sapatos, farmácia e banco — até se tornar uma das principais lideranças do sistema OAB-MG, com 34 anos de advocacia e 24 de atuação na Ordem.
Desde o dia 6 de janeiro, quando realizou a primeira reunião com toda a diretoria, Ângela Botelho tem conduzido uma atuação marcada por presença constante e diálogo aberto com as subseções de todo o estado.
“Temos feito um trabalho desde o início do ano com toda a nossa diretoria. Essa caminhada, que durará três anos, é coletiva. Estamos comprometidos com a advocacia, como braço assistencial da OAB, e também com a sociedade e com a cidadania”, afirma.
Os números refletem o impacto:
-
Mais de 10 mil atendimentos nos escritórios compartilhados
-
Quase 5 mil certificados digitais emitidos
-
Cerca de 1.400 auxílios deferidos pelo Serviço Social
-
Mais de 200 agendas institucionais realizadas
-
101 novos convênios firmados
-
96 subseções beneficiadas com algum tipo de apoio
-
31 cidades percorridas com a Van Itinerante
-
Manutenção de projetos como Melhor Idade e Falar e Escrever Direito
-
Início da Campanha de Vacinação Antigripal 2025
-
3 módulos ministrados da Mentoria para Gestores
-
Diversas ações voltadas para as mulheres advogadas no mês de março
“Seguiremos esse trabalho com um olhar ainda mais humano e acolhedor. Nosso objetivo é ampliar auxílios, benefícios, convênios e cuidados com a saúde e bem-estar da classe, além de fortalecer a assistência e incentivar o pleno exercício da advocacia”, garante Ângela.
Ela também ressalta o compromisso com os profissionais mais experientes:
“Estamos atentos às necessidades dos colegas idosos, não remidos. Vamos promover ações que garantam suporte, benefícios e qualidade de vida para aqueles que tanto contribuíram com a advocacia mineira.”
Ao lado da presidente, a diretoria atua de forma colaborativa e comprometida com os mesmos princípios.
Para o Primeiro Secretário, Giuliano Almada,
“Nestes 100 dias, trabalhamos incansavelmente, levando cuidado, afeto e carinho para toda a advocacia em todos os cantos de Minas Gerais.”
Já o Segundo Secretário, Rodrigo Botti, pontua:
“A sintonia entre presidência e diretoria revelou um propósito comum: cuidar da advocacia mineira com respeito, acolhimento e presença constante.”
As Diretoras Institucionais, Larissa Santiago, Michelly Siqueira e Roberta Pegorari, reforçam o caráter coletivo da gestão:
-
Larissa Santiago:
“A parceria entre a presidência e a diretoria tem sido marcada por escuta ativa, responsabilidade e dedicação. Cada ação desenvolvida é fruto de um trabalho coletivo que valoriza o exercício da nossa profissão e busca, com sensibilidade e firmeza, avanços reais para a classe.”
-
Michelly Siqueira:
“Nestes primeiros 100 dias, a atuação conjunta entre a presidência e a diretoria tem se consolidado como um pilar de uma gestão comprometida com o diálogo, a articulação técnica e a defesa intransigente dos direitos da advocacia e da sociedade.”
-
Roberta Pegorari:
“Os primeiros 100 dias de gestão foram marcados por diálogo, cooperação e compromisso com a advocacia mineira. Estamos construindo, juntos, uma gestão presente, inovadora e alinhada às reais necessidades da classe.”
Concluindo esse marco inicial, Ângela Botelho reafirma o compromisso com a inclusão, a paridade e o fortalecimento da classe:
“Homens e mulheres estão caminhando juntos, de mãos e braços entrelaçados. Isso mostra que a sociedade pode confiar em nós. Como primeira mulher presidente da CAAMG, reconheço a história dos nossos antecessores e sigo determinada a construir, ao lado de toda a diretoria, um caminho justo e representativo.”
Os próximos capítulos desta gestão prometem seguir a mesma linha dos primeiros 100 dias: proximidade, trabalho, ação e cuidado. Porque, em Minas, a advocacia tem voz, tem vez — e agora, também tem escuta.
Coluna Minas Gerais
Prefeito vai vetar aumento dos vereadores
(Foto: Divulgação CMD)
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Prefeito vai vetar aumento dos vereadores
Em um vídeo postado nas suas redes sociais o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, disse que vai vetar o projeto de lei que aumenta o número de vereadores e seus salários na próxima legislatura. O chefe do executivo salientou, no entanto, que o veto pode ser derrubado pelos próprios parlamentares. O aumento aprovado foi de 42,22% dos salários dos parlamentares para a próxima legislatura e o acréscimo de mais duas vagas de vereador na Câmara. As alterações passam a valer a partir da próxima legislatura, ou seja, para os vereadores eleitos para o mandato que inicia em 2029. (Portal MPA – Divinópolis)
https://www.sistemampa.com.br/noticias/politica/prefeito-diz-que-vai-vetar-aumento-dos-vereadores-e-manter-valor-da-passaginha/
UFLA terá 12 novos cursos
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) encerra o ano com um pacote robusto de conquistas institucionais que marca um novo ciclo de crescimento acadêmico, científico e social. Na semana passada, o reitor professor José Roberto Scolforo consolidou, junto ao Ministério da Educação e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, avanços que envolvem novos cursos, concursos públicos, investimentos em infraestrutura, ampliação da educação infantil e a maior reformulação já aprovada para o Hospital Universitário. O principal anúncio é a criação de 12 novos cursos de graduação, sendo que dez deles concentrados nas áreas de Saúde, Tecnologia e Inovação. (Varginha Digital)
https://varginhadigital.com.br/oportunidades/ufla-anuncia-12-novos-cursos-de-graduacao-e-abertura-de-concursos-publicos/
ACI Sete Lagoas teve 96 eventos
A Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas encerra o ano de 2025 com um balanço expressivo de ações voltadas ao fortalecimento do ambiente empresarial do município. Ao longo do ano, a entidade promoveu 96 eventos, entre palestras, workshops, cursos, rodadas de negócios e encontros setoriais, reunindo mais de 1.700 participantes. O resultado desse trabalho se reflete também no crescimento do quadro associativo: a instituição fecha 2025 com 700 empresas associadas, representando diferentes segmentos da economia local. (Jornal Sete Dias)
https://www.setedias.com.br/aci-encerra-2025-com-700-associados-96-eventos-realizados-e-mais-de-1-700-participantes/
Caeté não terá centro de hemodiálise
A Comissão de Saúde da Câmara reuniu- se com representantes do Executivo e da Santa Casa de Caeté para tratar sobre a destinação de emendas impositivas para serviços de saúde. Chegou-se à conclusão de que, neste momento, é inviável a destinação de emenda parlamentar coletiva para implantação de um Centro de Hemodiálise no município, considerando vários fatores mas, especialmente, a informação fornecida pela Secretária de Saúde de que o município ainda não tem autorização e aprovação do Estado para implantação deste Centro. (Opinião – Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/no-mom
ento-e-inviavel-a-implantacao-de-um-centro-de-hemodialise-em-caete/
Arcos faz vacinação domiciliar
Lei Municipal de 11 de dezembro instituiu o Programa de Vacinação Domiciliar às Pessoas Idosas, às pessoas com deficiência e com transtorno do espectro autista, no Município de Arcos. Ainda de acordo com a Lei, será considerado o processo de vacinação domiciliar: “conjunto de etapas que compreende a avaliação prévia da necessidade do atendimento, agendamento, aplicação por equipe capacitada e registro da imunização no sistema de saúde”. Caberá aos beneficiários ou aos seus responsáveis legais, decidir pela adesão à vacinação domiciliar, ou seja, é opcional. (Jornal do Centro Oeste)
https://www.jornalcco.com.br/programa-de-vacinacao-domiciliar-para-idosos-pessoas-com-deficiencia-e-autismo-em-arcos
Montes Claros vai anistiar multas
A Prefeitura de Montes Claros encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei que propõe a anistia integral das multas aplicadas a pessoas físicas e jurídicas durante o período da pandemia de Covid-19. A iniciativa, assinada pelo prefeito Guilherme Guimarães, busca perdoar penalidades impostas em razão do descumprimento das regras sanitárias estabelecidas para o enfrentamento da emergência em saúde pública. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/prefeitura-propoe-anistia-de-multas-aplicadas-durante-a-pandemia-de-covid-19-em-montes-claros/
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásDo ATeG Café+Forte para o programa Mais Você
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásUFU vai mudar vestibular 2026
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásComércio de Uberlândia acima da média
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás15 bi é o custo para recuperação de rodovias
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás“Sá Biquinha”: café cheio de histórias e memórias
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásForrageiras mostram alto desempenho no semiárido
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásBR&381 com radares em 68 pontos
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásSetor de sorvetes denuncia possíveis práticas anticoncorrenciais de multinacionais e pede explicações sobre preços no Brasil



