Coluna Minas Gerais

CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas

Publicados

em

CAAMG | Divulgação

Sob a presidência de Ângela Botelho, e com o apoio da vice-presidência e da diretoria, a CAAMG completa seus primeiros 100 dias de gestão, marcados por ações concretas, escuta ativa e compromisso com a advocacia mineira.

Em um cenário no qual a advocacia busca representatividade e acolhimento, a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) celebra um início de mandato dinâmico e inovador no triênio 2025-2027. Primeira mulher a assumir o cargo em mais de 80 anos de história da instituição, a presidente levou para a sede da CAAMG e para os corredores da advocacia sua trajetória de perseverança e trabalho. Aos 11 anos, começou como vendedora em barraca de feira, passando por loja de sapatos, farmácia e banco — até se tornar uma das principais lideranças do sistema OAB-MG, com 34 anos de advocacia e 24 de atuação na Ordem.

Desde o dia 6 de janeiro, quando realizou a primeira reunião com toda a diretoria, Ângela Botelho tem conduzido uma atuação marcada por presença constante e diálogo aberto com as subseções de todo o estado.

“Temos feito um trabalho desde o início do ano com toda a nossa diretoria. Essa caminhada, que durará três anos, é coletiva. Estamos comprometidos com a advocacia, como braço assistencial da OAB, e também com a sociedade e com a cidadania”, afirma.

Os números refletem o impacto:

  • Mais de 10 mil atendimentos nos escritórios compartilhados

  • Quase 5 mil certificados digitais emitidos

  • Cerca de 1.400 auxílios deferidos pelo Serviço Social

  • Mais de 200 agendas institucionais realizadas

  • 101 novos convênios firmados

  • 96 subseções beneficiadas com algum tipo de apoio

  • 31 cidades percorridas com a Van Itinerante

  • Manutenção de projetos como Melhor Idade e Falar e Escrever Direito

  • Início da Campanha de Vacinação Antigripal 2025

  • 3 módulos ministrados da Mentoria para Gestores

  • Diversas ações voltadas para as mulheres advogadas no mês de março

“Seguiremos esse trabalho com um olhar ainda mais humano e acolhedor. Nosso objetivo é ampliar auxílios, benefícios, convênios e cuidados com a saúde e bem-estar da classe, além de fortalecer a assistência e incentivar o pleno exercício da advocacia”, garante Ângela.

Ela também ressalta o compromisso com os profissionais mais experientes:

“Estamos atentos às necessidades dos colegas idosos, não remidos. Vamos promover ações que garantam suporte, benefícios e qualidade de vida para aqueles que tanto contribuíram com a advocacia mineira.”

Ao lado da presidente, a diretoria atua de forma colaborativa e comprometida com os mesmos princípios.

Leia Também:  US$ 287 milhões em projeto de terras&raras

Para o Primeiro Secretário, Giuliano Almada,

“Nestes 100 dias, trabalhamos incansavelmente, levando cuidado, afeto e carinho para toda a advocacia em todos os cantos de Minas Gerais.”

Já o Segundo Secretário, Rodrigo Botti, pontua:

“A sintonia entre presidência e diretoria revelou um propósito comum: cuidar da advocacia mineira com respeito, acolhimento e presença constante.”

As Diretoras Institucionais, Larissa Santiago, Michelly Siqueira e Roberta Pegorari, reforçam o caráter coletivo da gestão:

  • Larissa Santiago:

“A parceria entre a presidência e a diretoria tem sido marcada por escuta ativa, responsabilidade e dedicação. Cada ação desenvolvida é fruto de um trabalho coletivo que valoriza o exercício da nossa profissão e busca, com sensibilidade e firmeza, avanços reais para a classe.”

  • Michelly Siqueira:

“Nestes primeiros 100 dias, a atuação conjunta entre a presidência e a diretoria tem se consolidado como um pilar de uma gestão comprometida com o diálogo, a articulação técnica e a defesa intransigente dos direitos da advocacia e da sociedade.”

  • Roberta Pegorari:

“Os primeiros 100 dias de gestão foram marcados por diálogo, cooperação e compromisso com a advocacia mineira. Estamos construindo, juntos, uma gestão presente, inovadora e alinhada às reais necessidades da classe.”

Concluindo esse marco inicial, Ângela Botelho reafirma o compromisso com a inclusão, a paridade e o fortalecimento da classe:

“Homens e mulheres estão caminhando juntos, de mãos e braços entrelaçados. Isso mostra que a sociedade pode confiar em nós. Como primeira mulher presidente da CAAMG, reconheço a história dos nossos antecessores e sigo determinada a construir, ao lado de toda a diretoria, um caminho justo e representativo.”

Os próximos capítulos desta gestão prometem seguir a mesma linha dos primeiros 100 dias: proximidade, trabalho, ação e cuidado. Porque, em Minas, a advocacia tem voz, tem vez — e agora, também tem escuta.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Recorde na produção mineira de azeite

Publicados

em

Foto: Divulgação Olivais Gamarra

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 

Recorde na produção mineira de azeite
O início da colheita de azeitonas em Minas Gerais vem animando os produtores, principalmente os da região da Serra da Mantiqueira, que estão com perspectivas de produção recorde de azeite em 2026, graças às boas condições climáticas a que as oliveiras estiveram sujeitas ao longo do ano anterior. Normalmente, a colheita do fruto no Estado ocorre a partir de fevereiro, mas, devido ao bom clima, a prática foi antecipada para a segunda quinzena de janeiro e deve seguir até março, dentro do prazo normal. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/producao-mineira-azeite-recorde-2026/

Novo trem do metrô já está em Minas
O primeiro dos novos trens do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte já está em solo mineiro. A composição, fabricada na China, chegou ao porto seco de Juiz de Fora, onde passa pelos procedimentos de desembaraço aduaneiro antes de seguir para a capital. A renovação da frota faz parte do contrato de concessão do metrô, acompanhado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, e representa um avanço na melhoria do transporte público sobre trilhos na RMBH. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/2026/01/29/novo-trem-do-metro-ja-esta-em-minas/

Hamburger mineiro é premiado
Belo Horizonte segue se firmando como um dos principais polos gastronômicos do Brasil, na edição 2025 do Burger Fest, o maior festival de hambúrguer do país. A capital mineira conquistou o segundo lugar na categoria Melhor Hambúrguer, com a Nimbos Bar, reforçando o protagonismo da culinária local no cenário nacional. Após vencer a categoria em 2024, o representante de Belo Horizonte ficou atrás apenas do BBC Burguer, de São Paulo, mantendo a cidade no pódio pelo segundo ano consecutivo. (Cidade Conecta)
https://www.cidadeconecta.com/gastronomia/hamburguer-de-bh-e-eleito-entre-os-melhores-do-brasil-no-burger-fest-2025/

Leia Também:  Guarda Civil de JF vai usar arma

Varginha aumenta vale alimentação
A Prefeitura de Varginha anunciou nesta quinta-feira (29) a concessão da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores municipais com índice de 7%, superior ao percentual de 5% estabelecido pelo Governo Federal. O reajuste garante um ganho real acima da inflação acumulada, demonstrando um compromisso ativo com a reposição do poder de compra da categoria. Além do reajuste salarial, a administração municipal ampliou o benefício do tíquete-alimentação. O valor do auxílio será reajustado em 8,52%, índice que corresponde ao dobro da inflação oficial. (O Debate)
https://www.odebatenoticias.com.br/post/varginha-concede-reajuste-com-ganho-real-e-amplia-benef%C3%ADcio-alimenta%C3%A7%C3%A3o

Livro tem receitas de vida
A Fundação Cristiano Varella, por meio do setor de Psicologia do Hospital do Câncer de Muriaé, lançou o projeto “Receitas de Vida – Compartilhando Sabores e Memórias”, uma iniciativa voltada a pacientes oncológicos em cuidados paliativos e seus familiares. O projeto resultou na produção de um livro colaborativo, apresentado em um encontro que reuniu os participantes da iniciativa. O material reúne receitas culinárias e também “receitas de vida”, como conselhos, aprendizados e mensagens deixadas como legado. (Gazeta de Muriaé)
https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16216/fundacao-cristiano-varella-lanca-projeto-receitas-de-vida-e-registra-historias-de-pacientes

Leia Também:  Diálogo e escuta marcaram debates no I Congresso do Foninj

Santa Casa ganha certificação
A Santa Casa de Misericórdia de Passos alcançou um novo patamar de reconhecimento institucional ao obter a Certificação de Hospital de Ensino – Nível 1. Esta certificação, concedida pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, valida a integração ensino-serviço e o ambiente de aprendizagem da instituição dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). (Observo)
https://www.observo.com.br/santa-casa-de-passos-conquista-certificacao-de-hospital-de-ensino

Prefeito de Orizânia é afastado
O prefeito de Orizânia, Jonia Leite, foi afastado do cargo por improbidade administrativa devido à estruturação de um esquema de fraude licitatória e desvio de recursos públicos por meio de contratos em que a prefeitura alugava máquinas pesadas do próprio prefeito. A decisão é em caráter liminar, tem validade de 90 dias e envolve também o bloqueio de R$ 5,8 milhões do réu, valor que poderá ser usado para pagamento de multas após a conclusão do processo, caso o pedido do Ministério Público de Minas Gerais seja deferido. (Diário de Manhuaçu)
https://diariodemanhuacu.com.br/2026/regional/prefeito-de-orizania-e-afastado-do-cargo-e-tem-quase-r-6-milhoes-bloqueados-pela-justica/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA