Coluna Minas Gerais
CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas
CAAMG | Divulgação
Sob a presidência de Ângela Botelho, e com o apoio da vice-presidência e da diretoria, a CAAMG completa seus primeiros 100 dias de gestão, marcados por ações concretas, escuta ativa e compromisso com a advocacia mineira.
Em um cenário no qual a advocacia busca representatividade e acolhimento, a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) celebra um início de mandato dinâmico e inovador no triênio 2025-2027. Primeira mulher a assumir o cargo em mais de 80 anos de história da instituição, a presidente levou para a sede da CAAMG e para os corredores da advocacia sua trajetória de perseverança e trabalho. Aos 11 anos, começou como vendedora em barraca de feira, passando por loja de sapatos, farmácia e banco — até se tornar uma das principais lideranças do sistema OAB-MG, com 34 anos de advocacia e 24 de atuação na Ordem.
Desde o dia 6 de janeiro, quando realizou a primeira reunião com toda a diretoria, Ângela Botelho tem conduzido uma atuação marcada por presença constante e diálogo aberto com as subseções de todo o estado.
“Temos feito um trabalho desde o início do ano com toda a nossa diretoria. Essa caminhada, que durará três anos, é coletiva. Estamos comprometidos com a advocacia, como braço assistencial da OAB, e também com a sociedade e com a cidadania”, afirma.
Os números refletem o impacto:
-
Mais de 10 mil atendimentos nos escritórios compartilhados
-
Quase 5 mil certificados digitais emitidos
-
Cerca de 1.400 auxílios deferidos pelo Serviço Social
-
Mais de 200 agendas institucionais realizadas
-
101 novos convênios firmados
-
96 subseções beneficiadas com algum tipo de apoio
-
31 cidades percorridas com a Van Itinerante
-
Manutenção de projetos como Melhor Idade e Falar e Escrever Direito
-
Início da Campanha de Vacinação Antigripal 2025
-
3 módulos ministrados da Mentoria para Gestores
-
Diversas ações voltadas para as mulheres advogadas no mês de março
“Seguiremos esse trabalho com um olhar ainda mais humano e acolhedor. Nosso objetivo é ampliar auxílios, benefícios, convênios e cuidados com a saúde e bem-estar da classe, além de fortalecer a assistência e incentivar o pleno exercício da advocacia”, garante Ângela.
Ela também ressalta o compromisso com os profissionais mais experientes:
“Estamos atentos às necessidades dos colegas idosos, não remidos. Vamos promover ações que garantam suporte, benefícios e qualidade de vida para aqueles que tanto contribuíram com a advocacia mineira.”
Ao lado da presidente, a diretoria atua de forma colaborativa e comprometida com os mesmos princípios.
Para o Primeiro Secretário, Giuliano Almada,
“Nestes 100 dias, trabalhamos incansavelmente, levando cuidado, afeto e carinho para toda a advocacia em todos os cantos de Minas Gerais.”
Já o Segundo Secretário, Rodrigo Botti, pontua:
“A sintonia entre presidência e diretoria revelou um propósito comum: cuidar da advocacia mineira com respeito, acolhimento e presença constante.”
As Diretoras Institucionais, Larissa Santiago, Michelly Siqueira e Roberta Pegorari, reforçam o caráter coletivo da gestão:
-
Larissa Santiago:
“A parceria entre a presidência e a diretoria tem sido marcada por escuta ativa, responsabilidade e dedicação. Cada ação desenvolvida é fruto de um trabalho coletivo que valoriza o exercício da nossa profissão e busca, com sensibilidade e firmeza, avanços reais para a classe.”
-
Michelly Siqueira:
“Nestes primeiros 100 dias, a atuação conjunta entre a presidência e a diretoria tem se consolidado como um pilar de uma gestão comprometida com o diálogo, a articulação técnica e a defesa intransigente dos direitos da advocacia e da sociedade.”
-
Roberta Pegorari:
“Os primeiros 100 dias de gestão foram marcados por diálogo, cooperação e compromisso com a advocacia mineira. Estamos construindo, juntos, uma gestão presente, inovadora e alinhada às reais necessidades da classe.”
Concluindo esse marco inicial, Ângela Botelho reafirma o compromisso com a inclusão, a paridade e o fortalecimento da classe:
“Homens e mulheres estão caminhando juntos, de mãos e braços entrelaçados. Isso mostra que a sociedade pode confiar em nós. Como primeira mulher presidente da CAAMG, reconheço a história dos nossos antecessores e sigo determinada a construir, ao lado de toda a diretoria, um caminho justo e representativo.”
Os próximos capítulos desta gestão prometem seguir a mesma linha dos primeiros 100 dias: proximidade, trabalho, ação e cuidado. Porque, em Minas, a advocacia tem voz, tem vez — e agora, também tem escuta.
Coluna Minas Gerais
Carnaval nas Cidades Históricas projeta Minas
Foto: Divulgação/Cesar Tropia.
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Carnaval nas Cidades Históricas projeta Minas
O Carnaval nas Cidades Históricas 2026 reafirma Minas Gerais como território onde a tradição pulsa forte, a folia ganha contornos autênticos e a tranquilidade encontra espaço legítimo. Mais do que uma agenda festiva, trata-se de um movimento cultural robusto, estratégico e profundamente enraizado na identidade mineira. Lançada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, a iniciativa integra 47 municípios e consolida o estado como um dos principais destinos carnavalescos do Brasil. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/2026/02/16/carnaval-nas-cidades-historicas-projeta-minas-gerais/
Sul gasta 132 milhões em bebidas
No próximo dia 18 de fevereiro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. A data ganha contornos preocupantes na análise do balanço recente do consumo: Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha e Passos movimentaram, juntas, mais de R$ 132 milhões em 2025 no setor de bebidas alcoólicas, revelando uma tendência regional de alta no consumo doméstico. Segundo dados do IPC Maps, as quatro maiores cidades da região registraram um crescimento no potencial de gastos das famílias com bebidas, contrastando com o fechamento de bares e restaurantes. (Observo)
https://www.observo.com.br/passenses-fecharam-2025-com-gastos-de-r-268-milhoes-em-bebidas
Inflação de Varginha sobe 0,50% em janeiro
O Índice Municipal de Preços ao Consumidor de Varginha (IMPC) registrou uma alta de 0,50% em janeiro de 2026 em comparação ao mês anterior. Com isso, a inflação acumulada nos últimos 12 meses alcançou 3,57%, refletindo variações significativas nos preços de diferentes setores da economia local. Os números foram divulgados pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos, do Instituto Federal do Sul de Minas, em parceria com o Unis e o Geesul. (Gazeta de Varginha)
https://www.gazetadevarginha.com.br/post/infla%C3%A7%C3%A3o-de-varginha-sobe-0-50-em-janeiro-e-press%C3%A3o-vem-da-educa%C3%A7%C3%A3o
Ouro Preto aposta em cafés especiais
O município de Ouro Preto, que já é um tradicional investidor e apoiador da produção de café, agora aposta na safra de cafés especiais, um mercado em expansão no estado. Os produtores locais investiram forte nessa alternativa de renda e estão conquistando o mercado e o paladar do consumidor. “Ouro Preto tem café e vai ter mais ainda. Uma associação de produtores de cafés especiais acaba de ser criada na Região dos Inconfidentes, a partir de Ouro Preto. Com a nossa região, nós vamos ter uma produção bastante significativa”, pontuou Angelo Oswaldo, prefeito da cidade histórica. (O Liberal)
https://oliberalinconfidentes.com.br/ouro-preto/ouro-preto-aposta-na-producao-de-cafes-especiais-e-fortalece-o-cultivo/
Capelinha universalisa esgotamento
A Copasa concluiu, em dezembro passado, as obras no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da empresa em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. Durante os trabalhos, foram investidos cerca de R$ 14,8 milhões, possibilitando que a empresa passasse a tratar 98% do esgoto no município, beneficiando 27.690 pessoas e universalizando o Sistema de Esgotamento Sanitário na cidade. Em Capelinha, o abastecimento de água também está universalizado, com índice de cobertura de 99,98%, antecipando o cumprimento das metas de universalização no município. (Diário Tribuna)
https://diariotribuna.com.br/?p=32724
Pacheco adia decisão sobre partido
O ex-presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, decidiu postergar para depois do Carnaval a definição sobre uma eventual mudança partidária, movimento que vinha sendo tratado como praticamente certo nos bastidores políticos. A possível filiação ao União Brasil, que era dada como encaminhada, passou a ser revista pelo senador mineiro. Pacheco voltou a analisar alternativas partidárias e reabriu diálogo com outras legendas, entre elas o MDB, sigla à qual já foi filiado. (Jornal de Uberaba)
https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/140971/pacheco-adia-decisao-sobre-partido-e-volta-a-avaliar-mdb
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásProdução de feijão cresce em Minas e sustenta liderança no Sudeste
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás16,7 milhões para a saúde em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásHospital Regional de Divinópolis entregue
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCooperativa mineira entre as 300 do mundo
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásAeroportos de Minas recebem investimentos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásResidência agropecuária une teoria e prática
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásDemissões voluntárias crescem em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 horas atrásCarnaval nas Cidades Históricas projeta Minas



