Coluna Minas Gerais
CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas
CAAMG | Divulgação
Sob a presidência de Ângela Botelho, e com o apoio da vice-presidência e da diretoria, a CAAMG completa seus primeiros 100 dias de gestão, marcados por ações concretas, escuta ativa e compromisso com a advocacia mineira.
Em um cenário no qual a advocacia busca representatividade e acolhimento, a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) celebra um início de mandato dinâmico e inovador no triênio 2025-2027. Primeira mulher a assumir o cargo em mais de 80 anos de história da instituição, a presidente levou para a sede da CAAMG e para os corredores da advocacia sua trajetória de perseverança e trabalho. Aos 11 anos, começou como vendedora em barraca de feira, passando por loja de sapatos, farmácia e banco — até se tornar uma das principais lideranças do sistema OAB-MG, com 34 anos de advocacia e 24 de atuação na Ordem.
Desde o dia 6 de janeiro, quando realizou a primeira reunião com toda a diretoria, Ângela Botelho tem conduzido uma atuação marcada por presença constante e diálogo aberto com as subseções de todo o estado.
“Temos feito um trabalho desde o início do ano com toda a nossa diretoria. Essa caminhada, que durará três anos, é coletiva. Estamos comprometidos com a advocacia, como braço assistencial da OAB, e também com a sociedade e com a cidadania”, afirma.
Os números refletem o impacto:
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Mais de 10 mil atendimentos nos escritórios compartilhados
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Quase 5 mil certificados digitais emitidos
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Cerca de 1.400 auxílios deferidos pelo Serviço Social
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Mais de 200 agendas institucionais realizadas
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101 novos convênios firmados
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96 subseções beneficiadas com algum tipo de apoio
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31 cidades percorridas com a Van Itinerante
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Manutenção de projetos como Melhor Idade e Falar e Escrever Direito
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Início da Campanha de Vacinação Antigripal 2025
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3 módulos ministrados da Mentoria para Gestores
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Diversas ações voltadas para as mulheres advogadas no mês de março
“Seguiremos esse trabalho com um olhar ainda mais humano e acolhedor. Nosso objetivo é ampliar auxílios, benefícios, convênios e cuidados com a saúde e bem-estar da classe, além de fortalecer a assistência e incentivar o pleno exercício da advocacia”, garante Ângela.
Ela também ressalta o compromisso com os profissionais mais experientes:
“Estamos atentos às necessidades dos colegas idosos, não remidos. Vamos promover ações que garantam suporte, benefícios e qualidade de vida para aqueles que tanto contribuíram com a advocacia mineira.”
Ao lado da presidente, a diretoria atua de forma colaborativa e comprometida com os mesmos princípios.
Para o Primeiro Secretário, Giuliano Almada,
“Nestes 100 dias, trabalhamos incansavelmente, levando cuidado, afeto e carinho para toda a advocacia em todos os cantos de Minas Gerais.”
Já o Segundo Secretário, Rodrigo Botti, pontua:
“A sintonia entre presidência e diretoria revelou um propósito comum: cuidar da advocacia mineira com respeito, acolhimento e presença constante.”
As Diretoras Institucionais, Larissa Santiago, Michelly Siqueira e Roberta Pegorari, reforçam o caráter coletivo da gestão:
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Larissa Santiago:
“A parceria entre a presidência e a diretoria tem sido marcada por escuta ativa, responsabilidade e dedicação. Cada ação desenvolvida é fruto de um trabalho coletivo que valoriza o exercício da nossa profissão e busca, com sensibilidade e firmeza, avanços reais para a classe.”
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Michelly Siqueira:
“Nestes primeiros 100 dias, a atuação conjunta entre a presidência e a diretoria tem se consolidado como um pilar de uma gestão comprometida com o diálogo, a articulação técnica e a defesa intransigente dos direitos da advocacia e da sociedade.”
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Roberta Pegorari:
“Os primeiros 100 dias de gestão foram marcados por diálogo, cooperação e compromisso com a advocacia mineira. Estamos construindo, juntos, uma gestão presente, inovadora e alinhada às reais necessidades da classe.”
Concluindo esse marco inicial, Ângela Botelho reafirma o compromisso com a inclusão, a paridade e o fortalecimento da classe:
“Homens e mulheres estão caminhando juntos, de mãos e braços entrelaçados. Isso mostra que a sociedade pode confiar em nós. Como primeira mulher presidente da CAAMG, reconheço a história dos nossos antecessores e sigo determinada a construir, ao lado de toda a diretoria, um caminho justo e representativo.”
Os próximos capítulos desta gestão prometem seguir a mesma linha dos primeiros 100 dias: proximidade, trabalho, ação e cuidado. Porque, em Minas, a advocacia tem voz, tem vez — e agora, também tem escuta.
Coluna Minas Gerais
Saúde Itinerante ultrapassa 13 mil atendimentos em 2025
FAEMG SENAR | Divulgação
Programa leva prevenção e cuidado especializado ao meio rural
O Programa Saúde Itinerante, promovido pelo Sistema Faemg Senar em parceria com Sindicatos Rurais, prefeituras e o Hospital de Amor (Barretos/SP), encerrou 2025 com um resultado expressivo: 13.842 atendimentos gratuitos em diferentes regiões de Minas Gerais. A iniciativa oferta exames essenciais de prevenção e rastreamento, como mamografia, Papanicolau, avaliação de pele, PSA, saúde bucal, além de testes rápidos, aferições e orientações de saúde.
A tradicional Carreta da Saúde passou por 30 municípios, reforçando a capilaridade do programa e sua missão de alcançar públicos com maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde. Entre as cidades com maior volume de atendimentos, destacam-se: Belo Oriente (1.337), Machacalis (895), Águas Formosas (714), Curral de Dentro (699), Franciscópolis (565), Matrona (541), Pedra Azul (528) e Botelhos (518).
Para a analista de Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Marília Costa Araújo, os resultados de 2025 expressam o impacto direto do programa: foram 4.980 avaliações de pele, 3.291 mamografias, 1.421 exames de Papanicolau, 1.828 de PSA e 2.322 atendimentos em saúde bucal.
“O Saúde Itinerante cumpre um papel fundamental ao levar prevenção para quem mais precisa. Muitas vezes, o produtor rural não consegue buscar atendimento especializado. Quando chegamos às comunidades, garantimos acesso e, em diversos casos, possibilitamos diagnósticos precoces que salvam vidas.” — Marília Costa Araújo
Com equipamentos modernos, equipe técnica qualificada e apoio do Hospital de Amor — referência nacional e latino-americana no tratamento oncológico — o programa reforçou seu compromisso com saúde, cidadania e qualidade de vida no meio rural. Cada edição contou também com participação ativa de sindicatos rurais, secretarias municipais de saúde e instituições parceiras.
“Encerramos 2025 com sentimento de missão cumprida. Visitamos todas as regionais do Sistema Faemg Senar, ouvimos relatos emocionantes e vimos, na prática, a importância da prevenção. Em 2026, voltaremos ainda mais fortalecidos e com novas possibilidades de atendimento às famílias do campo.” — Marília Costa Araújo
Parceria que salva vidas
O Hospital de Amor tem como missão oferecer tratamento humanizado e de excelência a pacientes oncológicos atendidos integralmente pelo SUS. É a maior rede de atendimento oncológico da América Latina, acolhendo pessoas de mais de 2.500 municípios do país, gratuitamente. A instituição conta com 27 unidades de prevenção, 52 unidades móveis e oito unidades de tratamento.
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