Coluna Minas Gerais
CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas
CAAMG | Divulgação
Sob a presidência de Ângela Botelho, e com o apoio da vice-presidência e da diretoria, a CAAMG completa seus primeiros 100 dias de gestão, marcados por ações concretas, escuta ativa e compromisso com a advocacia mineira.
Em um cenário no qual a advocacia busca representatividade e acolhimento, a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) celebra um início de mandato dinâmico e inovador no triênio 2025-2027. Primeira mulher a assumir o cargo em mais de 80 anos de história da instituição, a presidente levou para a sede da CAAMG e para os corredores da advocacia sua trajetória de perseverança e trabalho. Aos 11 anos, começou como vendedora em barraca de feira, passando por loja de sapatos, farmácia e banco — até se tornar uma das principais lideranças do sistema OAB-MG, com 34 anos de advocacia e 24 de atuação na Ordem.
Desde o dia 6 de janeiro, quando realizou a primeira reunião com toda a diretoria, Ângela Botelho tem conduzido uma atuação marcada por presença constante e diálogo aberto com as subseções de todo o estado.
“Temos feito um trabalho desde o início do ano com toda a nossa diretoria. Essa caminhada, que durará três anos, é coletiva. Estamos comprometidos com a advocacia, como braço assistencial da OAB, e também com a sociedade e com a cidadania”, afirma.
Os números refletem o impacto:
-
Mais de 10 mil atendimentos nos escritórios compartilhados
-
Quase 5 mil certificados digitais emitidos
-
Cerca de 1.400 auxílios deferidos pelo Serviço Social
-
Mais de 200 agendas institucionais realizadas
-
101 novos convênios firmados
-
96 subseções beneficiadas com algum tipo de apoio
-
31 cidades percorridas com a Van Itinerante
-
Manutenção de projetos como Melhor Idade e Falar e Escrever Direito
-
Início da Campanha de Vacinação Antigripal 2025
-
3 módulos ministrados da Mentoria para Gestores
-
Diversas ações voltadas para as mulheres advogadas no mês de março
“Seguiremos esse trabalho com um olhar ainda mais humano e acolhedor. Nosso objetivo é ampliar auxílios, benefícios, convênios e cuidados com a saúde e bem-estar da classe, além de fortalecer a assistência e incentivar o pleno exercício da advocacia”, garante Ângela.
Ela também ressalta o compromisso com os profissionais mais experientes:
“Estamos atentos às necessidades dos colegas idosos, não remidos. Vamos promover ações que garantam suporte, benefícios e qualidade de vida para aqueles que tanto contribuíram com a advocacia mineira.”
Ao lado da presidente, a diretoria atua de forma colaborativa e comprometida com os mesmos princípios.
Para o Primeiro Secretário, Giuliano Almada,
“Nestes 100 dias, trabalhamos incansavelmente, levando cuidado, afeto e carinho para toda a advocacia em todos os cantos de Minas Gerais.”
Já o Segundo Secretário, Rodrigo Botti, pontua:
“A sintonia entre presidência e diretoria revelou um propósito comum: cuidar da advocacia mineira com respeito, acolhimento e presença constante.”
As Diretoras Institucionais, Larissa Santiago, Michelly Siqueira e Roberta Pegorari, reforçam o caráter coletivo da gestão:
-
Larissa Santiago:
“A parceria entre a presidência e a diretoria tem sido marcada por escuta ativa, responsabilidade e dedicação. Cada ação desenvolvida é fruto de um trabalho coletivo que valoriza o exercício da nossa profissão e busca, com sensibilidade e firmeza, avanços reais para a classe.”
-
Michelly Siqueira:
“Nestes primeiros 100 dias, a atuação conjunta entre a presidência e a diretoria tem se consolidado como um pilar de uma gestão comprometida com o diálogo, a articulação técnica e a defesa intransigente dos direitos da advocacia e da sociedade.”
-
Roberta Pegorari:
“Os primeiros 100 dias de gestão foram marcados por diálogo, cooperação e compromisso com a advocacia mineira. Estamos construindo, juntos, uma gestão presente, inovadora e alinhada às reais necessidades da classe.”
Concluindo esse marco inicial, Ângela Botelho reafirma o compromisso com a inclusão, a paridade e o fortalecimento da classe:
“Homens e mulheres estão caminhando juntos, de mãos e braços entrelaçados. Isso mostra que a sociedade pode confiar em nós. Como primeira mulher presidente da CAAMG, reconheço a história dos nossos antecessores e sigo determinada a construir, ao lado de toda a diretoria, um caminho justo e representativo.”
Os próximos capítulos desta gestão prometem seguir a mesma linha dos primeiros 100 dias: proximidade, trabalho, ação e cuidado. Porque, em Minas, a advocacia tem voz, tem vez — e agora, também tem escuta.
Coluna Minas Gerais
Rodovias com radares de velocidade média
Foto: Divulgação
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Rodovias com radares de velocidade média
Os radares de velocidade média — tecnologia que calcula a velocidade do veículo ao longo de um trecho, e não apenas em um ponto fixo — começaram a ser testados em rodovias que cortam Minas Gerais. Os primeiros equipamentos foram instalados na BR-050, no Triângulo Mineiro, e já estão em período educativo. A expectativa da concessionária Ecovias Minas-Goiás é de que o sistema comece a multar apenas no ano que vem. A tecnologia também está sendo implementada pela EPR Via Mineira na BR-040 e outras rodovias concessionadas podem receber o sistema. (Por Dentro de Minas)
https://pordentrodeminas.com.br/mais/2025/11/rodovias-de-minas-gerais-recebem-testes-de-radares-de-velocidade-media/
Extração de cristais tem operação
A Polícia Federal deflagrou uma operação que mira um esquema estruturado de extração ilegal de cristais de quartzo, com ramificações em vários municípios do Estado e ponto de atuação também na zona rural de Arcos. A ação, intitulada Operação Picareta, busca desarticular um grupo formado por garimpeiros, empresários e proprietários rurais que, segundo as investigações, atuavam no comércio clandestino de minerais pertencentes à União. Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Arcos, Corinto, Curvelo, Diamantina, Nova Serrana, São Lourenço e Teófilo Otoni. (Correio do Centro Oeste)
https://www.jornalcco.com.br/pf-investiga-extracao-ilegal-de-quartzo-e-trabalhadores-em-condicao-analoga-a-escravidao-na-zona-rural-de-arcos
Hospital faz cirurgia inédita no Leste
No dia 8 de novembro, a equipe de Cirurgia Vascular do Hospital Márcio Cunha realizou um procedimento inédito no Leste de Minas, marcando um avanço importante na oferta de tratamentos de alta complexidade na região, com a utilização da técnica endoâncora, que permite uma sutura endovascular. A cirurgia foi realizada no paciente Evando de Barros Mendes, de 61 anos, portador de um aneurisma de aorta abdominal – uma condição grave que exige precisão e tecnologia de ponta. O procedimento foi necessário devido à presença de um “colo hostil”, uma angulação na aorta que dificulta a colocação da prótese. (Jornal dos Vales)
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/59394/hospital-marcio-cunha-realiza-cirurgia-inedita-no-leste-de-minas
Prefeito critica encontro de consórcios
O prefeito de Divinópolis e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itapecerica (Cisvi), Gleidson Azevedo, atacou, nesta terça-feira, 18, o Encontro de Consórcios realizado na cidade. Ele afirmou estar “cansado” desse tipo de evento “não agrega”, embora tenha elogiado o encontro no início do mês. Durante o discurso, Gleidson – irmão do senador Cleitinho – aumentou o tom e ressaltou que o encontro reúne muitos representantes e cria desperdício de recursos. Conforme ele, a presença de prefeitos, assessores, presidentes e secretários gera alto custo e não traz retorno imediato para a população. (Portal Gerais)
https://portalgerais.com/prefeito-detona-evento-de-consorcios-r-1-milhao-parado-aqui-estou-cansado/
Crianças escrevem história de Araxá
O FestNatal Araxá 2025 vai celebrar os 160 anos do município com um projeto literário inédito: um livro infantil escrito por crianças da cidade sobre a história e as riquezas locais. A iniciativa, conduzida pelos escritores Cesar Campos e Rafael Nolli, reuniu mais de 40 estudantes de escolas públicas, particulares e rurais em uma oficina realizada no último sábado, 8. Na atividade, as crianças foram convidadas a criar uma história coletiva inspirada em Araxá. (Jornal Interação)
https://www.jornalinteracao.com.br/festnatal-2025-livro-escrito-por-criancas-comemora-os-160-anos-de-araxa
Estudantes de Patrocínio premiados
Estudantes da rede municipal de ensino de Patrocínio foram reconhecidos na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025, realizada nesta sexta-feira, 14, na sede do Ministério Público do Trabalho, em Belo Horizonte. A premiação reuniu representantes de 18 municípios mineiros e destacou produções artísticas voltadas aos temas combate ao trabalho infantil e aprendizagem profissional. Patrocínio foi contemplada em duas categorias, com resultados expressivos que reforçam o trabalho desenvolvido nas escolas e o envolvimento dos estudantes nas ações do eixo Educação do Projeto Resgate à Infância. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/estudantes-de-patrocinio-sao-premiados-na-etapa-mineira-do-premio-mpt-na-escola-2025
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásEmpresa anuncia investimento em Poços
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásUberlândia terá 2,4 mil casas do “Minha Casa”
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásGasoduto Centro&Oeste é inaugurado
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásPeixamento fortalece pesca artesanal no Norte
-
Coluna Minas Gerais1 hora atrásRodovias com radares de velocidade média



