Coluna Minas Gerais

CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas

Publicados

em

CAAMG | Divulgação

Sob a presidência de Ângela Botelho, e com o apoio da vice-presidência e da diretoria, a CAAMG completa seus primeiros 100 dias de gestão, marcados por ações concretas, escuta ativa e compromisso com a advocacia mineira.

Em um cenário no qual a advocacia busca representatividade e acolhimento, a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) celebra um início de mandato dinâmico e inovador no triênio 2025-2027. Primeira mulher a assumir o cargo em mais de 80 anos de história da instituição, a presidente levou para a sede da CAAMG e para os corredores da advocacia sua trajetória de perseverança e trabalho. Aos 11 anos, começou como vendedora em barraca de feira, passando por loja de sapatos, farmácia e banco — até se tornar uma das principais lideranças do sistema OAB-MG, com 34 anos de advocacia e 24 de atuação na Ordem.

Desde o dia 6 de janeiro, quando realizou a primeira reunião com toda a diretoria, Ângela Botelho tem conduzido uma atuação marcada por presença constante e diálogo aberto com as subseções de todo o estado.

“Temos feito um trabalho desde o início do ano com toda a nossa diretoria. Essa caminhada, que durará três anos, é coletiva. Estamos comprometidos com a advocacia, como braço assistencial da OAB, e também com a sociedade e com a cidadania”, afirma.

Os números refletem o impacto:

  • Mais de 10 mil atendimentos nos escritórios compartilhados

  • Quase 5 mil certificados digitais emitidos

  • Cerca de 1.400 auxílios deferidos pelo Serviço Social

  • Mais de 200 agendas institucionais realizadas

  • 101 novos convênios firmados

  • 96 subseções beneficiadas com algum tipo de apoio

  • 31 cidades percorridas com a Van Itinerante

  • Manutenção de projetos como Melhor Idade e Falar e Escrever Direito

  • Início da Campanha de Vacinação Antigripal 2025

  • 3 módulos ministrados da Mentoria para Gestores

  • Diversas ações voltadas para as mulheres advogadas no mês de março

“Seguiremos esse trabalho com um olhar ainda mais humano e acolhedor. Nosso objetivo é ampliar auxílios, benefícios, convênios e cuidados com a saúde e bem-estar da classe, além de fortalecer a assistência e incentivar o pleno exercício da advocacia”, garante Ângela.

Ela também ressalta o compromisso com os profissionais mais experientes:

“Estamos atentos às necessidades dos colegas idosos, não remidos. Vamos promover ações que garantam suporte, benefícios e qualidade de vida para aqueles que tanto contribuíram com a advocacia mineira.”

Ao lado da presidente, a diretoria atua de forma colaborativa e comprometida com os mesmos princípios.

Leia Também:  Governo de Minas ativa novas antenas do programa Alô, Minas! e leva inclusão digital e acesso à comunicação a mais regiões do estado

Para o Primeiro Secretário, Giuliano Almada,

“Nestes 100 dias, trabalhamos incansavelmente, levando cuidado, afeto e carinho para toda a advocacia em todos os cantos de Minas Gerais.”

Já o Segundo Secretário, Rodrigo Botti, pontua:

“A sintonia entre presidência e diretoria revelou um propósito comum: cuidar da advocacia mineira com respeito, acolhimento e presença constante.”

As Diretoras Institucionais, Larissa Santiago, Michelly Siqueira e Roberta Pegorari, reforçam o caráter coletivo da gestão:

  • Larissa Santiago:

“A parceria entre a presidência e a diretoria tem sido marcada por escuta ativa, responsabilidade e dedicação. Cada ação desenvolvida é fruto de um trabalho coletivo que valoriza o exercício da nossa profissão e busca, com sensibilidade e firmeza, avanços reais para a classe.”

  • Michelly Siqueira:

“Nestes primeiros 100 dias, a atuação conjunta entre a presidência e a diretoria tem se consolidado como um pilar de uma gestão comprometida com o diálogo, a articulação técnica e a defesa intransigente dos direitos da advocacia e da sociedade.”

  • Roberta Pegorari:

“Os primeiros 100 dias de gestão foram marcados por diálogo, cooperação e compromisso com a advocacia mineira. Estamos construindo, juntos, uma gestão presente, inovadora e alinhada às reais necessidades da classe.”

Concluindo esse marco inicial, Ângela Botelho reafirma o compromisso com a inclusão, a paridade e o fortalecimento da classe:

“Homens e mulheres estão caminhando juntos, de mãos e braços entrelaçados. Isso mostra que a sociedade pode confiar em nós. Como primeira mulher presidente da CAAMG, reconheço a história dos nossos antecessores e sigo determinada a construir, ao lado de toda a diretoria, um caminho justo e representativo.”

Os próximos capítulos desta gestão prometem seguir a mesma linha dos primeiros 100 dias: proximidade, trabalho, ação e cuidado. Porque, em Minas, a advocacia tem voz, tem vez — e agora, também tem escuta.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Vestibular Uemg tem recorde de inscritos

Publicados

em

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Aptos”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Aptos;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Aptos;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-font-kerning:1.0pt;
mso-ligatures:standardcontextual;
mso-fareast-language:EN-US;}

Foto: Divulgação UEMG

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 

Uemg tem recorde de inscritos no Vestibular
A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) atingiu um marco histórico no vestibular para cursos de graduação presenciais. Com o encerramento das inscrições em 11 de dezembro, foram contabilizados 48.856 candidatos, dos quais 43.883 tiveram suas inscrições homologadas, consolidando o processo seletivo como um dos maiores do estado. O elevado número de inscritos reflete o interesse crescente da população mineira pelas oportunidades oferecidas pela instituição. Entre os cursos mais procurados, destaca-se Medicina em Passos, que recebeu mais de 11 mil inscrições homologadas. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/noticias/culturaelazer/educacao/2025/12/25/uemg-registra-recorde-de-inscritos-no-vestibular-2026-para-cursos-presenciais/

Cidades destaques no ranking do emprego
O ano de 2025 terminará com saldo positivo de postos de trabalho para dez grandes municípios de Minas Gerais. Eles foram os maiores geradores de emprego no Estado neste ano. O destaque vai para Pouso Alegre, que aparece na sexta posição do ranking, com mais de 3 mil empregos criados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) até outubro. A capital Belo Horizonte teve bom desempenho, com mais de 25 mil carteiras assinadas. Outras cidades com forte economia, como Contagem, Juiz de Fora, Betim e Uberlândia, também ficaram com saldo positivo de empregos gerados. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/economia/cidades-mg-postos-trabalho/

Leia Também:  CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais

Viçosa aprova tarifa zero
A Câmara de Viçosa aprovou de forma definitiva o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a conceder subsídio ao sistema de transporte público coletivo de passageiros por ônibus e a instituir a tarifa zero aos domingos ao longo do ano de 2026. O projeto autoriza a concessão de subsídio no valor total de R$ 3.857.554,00, a ser repassado à concessionária do transporte coletivo entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2026, condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira do Município. O montante será pago em 12 parcelas mensais iguais, com o objetivo de reduzir o valor da tarifa cobrada dos usuários e incentivar a utilização do transporte público. (Folha da Mata)
https://folhadamata.com.br/camara-de-vicosa-aprova-a-tarifa-zero-de-onibus-aos-domingos

Uberaba é a quinta em carros elétricos
Uberaba se destaca ao ocupar a 5ª maior frota de veículos elétricos do Estado de Minas Gerais, mas ainda enfrenta um desafio importante: a infraestrutura de recarga não cresce no mesmo ritmo. Enquanto o município já soma 683 carros elétricos em circulação, aparece apenas na 7ª colocação em número de eletropostos, com 35 pontos disponíveis. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que o crescimento da frota em Uberaba tem sido acelerado nos últimos anos. Em 2022, eram 70 veículos elétricos registrados. (Jornal da Manhã)
https://jmonline.com.br/cidade/uberaba-e-a-5-cidade-em-volume-de-carros-eletricos-em-minas-gerais-1.577542

Leia Também:  AMM encerra 2024 com superávit de R$ 5,5 milhões e reforça compromisso com a eficiência na gestão

Timóteo regulamenta licenciamento
A Câmara Municipal de Timóteo aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei Complementar 020, que acrescenta dispositivos ao Código Tributário Municipal, relacionados a serviços e fiscalização do meio ambiente.  Conforme o PLC, em decorrência da habilitação junto ao Conselho Estadual de Política Ambiental, o município de Timóteo assumiu os serviços ambientais de licenciamento, autorização, certificação e fiscalização e, consequentemente, poderá cobrar as taxas relativas a estes serviços. (Portal Mais Vip)
https://maisvip.com.br/noticias/2025/12/projeto-que-regulamenta-taxas-de-licenciamento-ambiental-em-timoteo-e-aprovado/

“Calcinha” iluminada vira decoração
Uma decoração de Natal na avenida Getúlio Vargas, em Monte Belo, no sul de Minas Gerais, está gerando reações distintas entre moradores e nas redes sociais. A estrutura iluminada tem o formato que lembra uma peça íntima feminina, uma calcinha. Sua instalação foi para celebrar a principal atividade econômica do município, reconhecido oficialmente como Polo de Produção de Moda Íntima. A iniciativa partiu de entidades do setor, que defendem o símbolo como uma representação da identidade local. Em nota conjunta, a Associação Comercial e Industrial de Monte Belo e a Feira da Moda Íntima de Monte Belo explicaram que o enfeite vai além da celebração natalina. (Poços Já) 
https://pocosja.com.br/geral/2025/12/24/no-sul-de-minas-decoracao-de-natal-tem-calcinha-gigante/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA