Coluna Minas Gerais

CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas

Publicados

em

CAAMG | Divulgação

Sob a presidência de Ângela Botelho, e com o apoio da vice-presidência e da diretoria, a CAAMG completa seus primeiros 100 dias de gestão, marcados por ações concretas, escuta ativa e compromisso com a advocacia mineira.

Em um cenário no qual a advocacia busca representatividade e acolhimento, a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) celebra um início de mandato dinâmico e inovador no triênio 2025-2027. Primeira mulher a assumir o cargo em mais de 80 anos de história da instituição, a presidente levou para a sede da CAAMG e para os corredores da advocacia sua trajetória de perseverança e trabalho. Aos 11 anos, começou como vendedora em barraca de feira, passando por loja de sapatos, farmácia e banco — até se tornar uma das principais lideranças do sistema OAB-MG, com 34 anos de advocacia e 24 de atuação na Ordem.

Desde o dia 6 de janeiro, quando realizou a primeira reunião com toda a diretoria, Ângela Botelho tem conduzido uma atuação marcada por presença constante e diálogo aberto com as subseções de todo o estado.

“Temos feito um trabalho desde o início do ano com toda a nossa diretoria. Essa caminhada, que durará três anos, é coletiva. Estamos comprometidos com a advocacia, como braço assistencial da OAB, e também com a sociedade e com a cidadania”, afirma.

Os números refletem o impacto:

  • Mais de 10 mil atendimentos nos escritórios compartilhados

  • Quase 5 mil certificados digitais emitidos

  • Cerca de 1.400 auxílios deferidos pelo Serviço Social

  • Mais de 200 agendas institucionais realizadas

  • 101 novos convênios firmados

  • 96 subseções beneficiadas com algum tipo de apoio

  • 31 cidades percorridas com a Van Itinerante

  • Manutenção de projetos como Melhor Idade e Falar e Escrever Direito

  • Início da Campanha de Vacinação Antigripal 2025

  • 3 módulos ministrados da Mentoria para Gestores

  • Diversas ações voltadas para as mulheres advogadas no mês de março

“Seguiremos esse trabalho com um olhar ainda mais humano e acolhedor. Nosso objetivo é ampliar auxílios, benefícios, convênios e cuidados com a saúde e bem-estar da classe, além de fortalecer a assistência e incentivar o pleno exercício da advocacia”, garante Ângela.

Ela também ressalta o compromisso com os profissionais mais experientes:

“Estamos atentos às necessidades dos colegas idosos, não remidos. Vamos promover ações que garantam suporte, benefícios e qualidade de vida para aqueles que tanto contribuíram com a advocacia mineira.”

Ao lado da presidente, a diretoria atua de forma colaborativa e comprometida com os mesmos princípios.

Leia Também:  Uberlândia tem 49 casos de tuberculose

Para o Primeiro Secretário, Giuliano Almada,

“Nestes 100 dias, trabalhamos incansavelmente, levando cuidado, afeto e carinho para toda a advocacia em todos os cantos de Minas Gerais.”

Já o Segundo Secretário, Rodrigo Botti, pontua:

“A sintonia entre presidência e diretoria revelou um propósito comum: cuidar da advocacia mineira com respeito, acolhimento e presença constante.”

As Diretoras Institucionais, Larissa Santiago, Michelly Siqueira e Roberta Pegorari, reforçam o caráter coletivo da gestão:

  • Larissa Santiago:

“A parceria entre a presidência e a diretoria tem sido marcada por escuta ativa, responsabilidade e dedicação. Cada ação desenvolvida é fruto de um trabalho coletivo que valoriza o exercício da nossa profissão e busca, com sensibilidade e firmeza, avanços reais para a classe.”

  • Michelly Siqueira:

“Nestes primeiros 100 dias, a atuação conjunta entre a presidência e a diretoria tem se consolidado como um pilar de uma gestão comprometida com o diálogo, a articulação técnica e a defesa intransigente dos direitos da advocacia e da sociedade.”

  • Roberta Pegorari:

“Os primeiros 100 dias de gestão foram marcados por diálogo, cooperação e compromisso com a advocacia mineira. Estamos construindo, juntos, uma gestão presente, inovadora e alinhada às reais necessidades da classe.”

Concluindo esse marco inicial, Ângela Botelho reafirma o compromisso com a inclusão, a paridade e o fortalecimento da classe:

“Homens e mulheres estão caminhando juntos, de mãos e braços entrelaçados. Isso mostra que a sociedade pode confiar em nós. Como primeira mulher presidente da CAAMG, reconheço a história dos nossos antecessores e sigo determinada a construir, ao lado de toda a diretoria, um caminho justo e representativo.”

Os próximos capítulos desta gestão prometem seguir a mesma linha dos primeiros 100 dias: proximidade, trabalho, ação e cuidado. Porque, em Minas, a advocacia tem voz, tem vez — e agora, também tem escuta.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Ouro Preto ganha parque tecnológico

Publicados

em

Foto: Divulgação PMOP

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 
Ouro Preto ganha parque tecnológico
O Parque Tecnológico de Ouro Preto, um dos projetos mais significativos da região nas últimas décadas, começou a sair do papel na sexta-feira, (19), com o lançamento da pedra fundamental do projeto. O empreendimento deve receber aportes superiores a R$ 100 milhões até 2027, voltados para as etapas de construção e infraestrutura. Viabilizado integralmente por capital privado, o projeto é fruto de uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia (Smdeit) de Ouro Preto, em parceria com a Fundação Gorceix. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/economia/parque-tecnologico-ouro-preto-investimento-operacao/

Ipatinga instala mais containers
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), iniciou na manhã desta terça-feira, dia 23, a instalação de novas lixeiras de grande porte no bairro Cidade Nobre. A ação integra o trabalho contínuo da administração municipal para melhorar a limpeza urbana, organizar o descarte de resíduos e reduzir o descarte irregular em vias públicas. Os equipamentos estão sendo posicionados em pontos estratégicos com maior concentração de lixo, especialmente nas avenidas Carlos Chagas, Monteiro Lobato e Simon Bolívar, contribuindo para a organização dos resíduos e para a melhoria do aspecto urbano do bairro. (Jornal dos Vales) 
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/60245/prefeitura-de-ipatinga-instala-novos-conteineres-de-lixo-e-reforca-limpeza-na-cidade

Leia Também:  Diretoria da CAAMG para os próximos três anos toma posse administrativamente

Mina de Águas Claras será polo cultural
A antiga Mina de Águas Claras, em Nova Lima, está prestes a ganhar um novo propósito. Em um movimento audacioso e promissor, a Vale e a Nutribom Empreendimentos firmaram uma parceria com o objetivo de transformar o histórico espaço minerador em um dinâmico polo cultural, de eventos e de lazer. A proposta é requalificar e ressignificar uma área de 30 mil m² — onde se localiza o antigo prédio administrativo da mina, com 4 mil m² de área construída — e convertê-lo em um espaço pulsante, conectado à arte, à cultura, ao esporte e à natureza. (Balcão News – Belo Horizonte)
https://balcaonews.com.br/noticias/gerais/meio-ambiente-gerais/2025/12/23/vale-e-nutribom-transformam-mina-de-aguas-claras-em-polo-cultural-e-de-eventos/

Prefeitura pode vender estádio
A Câmara Municipal de Três Corações aprovou, na sessão de segunda-feira (22), a proposta de desativação e alienação de imóveis públicos municipais. A decisão, tomada por sete votos a favor e quatro contra, inclui em sua lista bens significativos como o Estádio Rei Pelé e o Mercado Municipal, autorizando a sua futura venda. Durante a discussão, chegou a ser apresentada uma emenda para excluir o estádio, batizado em homenagem ao filho mais ilustre da cidade, do processo de privatização. (O Debate – Varginha)
https://www.odebatenoticias.com.br

Censo Turismo 2025 revela avanços 
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), divulga os resultados do Censo Turismo 2025. A pesquisa ouviu 750 municípios e apresenta um panorama atualizado das políticas públicas, investimentos, ações de promoção, sustentabilidade e monitoramento do turismo no estado. Um dos destaques é o crescimento do empreendedorismo e da adesão ao Cadastur. A pesquisa mostra que 70,4% dos municípios afirmam realizar ações de fomento: um salto de 62% em relação a 2023. (MG Turismo – Belo Horizonte)
https://mgturismo.com.br/censo-turismo-2025-revela-avancos-na-gestao-turistica-dos-municipios-mineiros/

Leia Também:  Polo atrai investimentos para Montes Claros

Sindicato leiloa 22 mil animais
O Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural) encerrou o ano de 2025 com um balanço positivo do Leilão Misto, que somou a comercialização de mais de 22 mil animais ao longo do período. Realizado de forma quinzenal, o leilão consolidou-se como uma das principais vitrines de comercialização de gado no Sul de Minas Gerais. O último evento do ano ocorreu no dia 16 de dezembro, e a próxima edição já está marcada para o dia 13 de janeiro. Ao todo, foram realizados 27 leilões em 2025, com a venda de 3.527 lotes, totalizando 22.088 cabeças entre bovinos de corte, gados de leite e bubalinos. (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/leilao-do-sinrural-encerra-2025-com-mais-de-22-mil-animais-comercializados

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA