Coluna Minas Gerais

Café da Serra da Canastra: o legado que atravessa gerações

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Na Serra da Canastra, o café cultivado por Erly Silva, produtor rural de Tapiraí (MG), carrega uma história que atravessa quatro gerações. Pai de quatro filhos, Erly dá continuidade ao legado iniciado por seu bisavô, que trouxe as primeiras sementes do Paraná para Minas Gerais aos 17 anos de idade.

A produção da Fazenda Café Serra da Canastra tem um diferencial natural: o terroir único da região, que contribui para a qualidade dos grãos. A propriedade já teve 70 hectares de café orgânico, mas, com o envelhecimento das lavouras, surgiu a oportunidade de renovar o cultivo.

“Nossa produção hoje ocupa 23 hectares, a 1.250 metros de altitude”, comenta Erly.

Nos últimos três anos, o produtor conta com o suporte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar, que tem sido essencial para a transformação da propriedade. Nesse período, a produtividade saltou de 8 para cerca de 35 sacas por hectare, mantendo o compromisso com a sustentabilidade e a qualidade.

“O atendimento técnico é fundamental. Ele nos ajuda a analisar a gestão com profundidade, apontando onde podemos melhorar. O Sistema trouxe uma nova visão: usamos gráficos, acompanhamos dados e conseguimos entender onde erramos e como evoluir. Isso fez toda a diferença”, afirma.

A excelência da família Silva na produção de cafés especiais não é recente. Desde 2004, eles acumulam prêmios em concursos nacionais de café orgânico, com destaque na categoria de cafés especiais.

“Produzimos cafés com algumas das melhores qualidades do mundo”, diz Erly, com orgulho.

Um dos reconhecimentos mais recentes foi conquistado no ano passado, quando Erly foi campeão na categoria Natural do 8º Cupping de Cafés Especiais da Região do Cerrado Mineiro, realizado durante a Semana Internacional do Café.

Uma trajetória que une tradição, inovação e amor pelo que se planta — e se colhe — em solo mineiro.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Municípios sobrecarregados: AMM e TCEMG investigam custos indevidamente repassados às prefeituras
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Belo Horizonte recebe maior congresso da carne bovina do país

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Evento inédito, Conacarne promove debates sobre sustentabilidade, inovação, qualidade e mercado da carne bovina

Faltando menos de um mês para sua estreia, o Congresso Nacional da Carne (Conacarne), considerado o maior e mais completo evento voltado à cadeia da carne bovina no país, será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Organizado pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Conacarne tem como propósito reunir produtores, técnicos, indústria, especialistas e formadores de opinião.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou que o evento vai promover a conexão entre produtores, indústria e varejo, fortalecendo a cadeia da carne bovina brasileira.

“O Brasil tem um dos modelos de produção de carne mais sustentáveis do mundo, e é fundamental que isso seja reconhecido. A partir do Conacarne, queremos acelerar a busca por soluções que garantam ainda mais eficiência, rastreabilidade, qualidade e competitividade à pecuária nacional.”

Os interessados encontram todas as informações através do site oficial do evento: http://www.conacarne.org.br/. As vagas são limitadas, e quem deseja se inscrever deve procurar a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado ou, em Minas Gerais, o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Os contatos também estão disponíveis no site oficial do congresso.

“O Conacarne é um evento inédito no Brasil, uma oportunidade para discutirmos o momento atual, desafios, inovações, tendências de mercado, uma troca de conhecimento sobre o tipo de carne que queremos produzir no futuro, além de mostrar o protagonismo da pecuária brasileira não apenas em produção e exportação, mas também em qualidade.”João Martins, presidente da CNA

Objetivos e temáticas

Leia Também:  Queijo Minas Artesanal da Canastra é eleito 12º melhor do mundo 

O congresso foi idealizado para debater os principais desafios e inovações do setor, alinhando a cadeia produtiva com as demandas do mercado interno e internacional. Entre os temas centrais estão:

  • Tendências de consumo no Brasil e no exterior

  • Qualidade e padrões de carne para produtores

  • Carne do futuro e tecnologias de produção

  • Expectativas sobre o mercado do boi

  • Casos de sucesso na pecuária

  • Apresentação de cortes especiais

Perfis confirmados

Participam do evento, entre outras autoridades e especialistas:

  • João Martins, presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)

  • Antônio Pitangui de Salvo, presidente da Faemg

  • Governador Romeu Zema (MG), convidado especial

  • Deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

  • Senadora Tereza Cristina, vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária)

Especialistas de destaque como Alexandre Mendonça de Barros (MB Agro), Álvaro Pereira Ramela (INAC), Ângelo Polizel (UFR), Antonio Ricardo Sechis (Beef Passion), Gustavo Bottino (Festival Churrascada), Julia Carvalho, Marcelo ‘Bolinha’ Conceição, Maury Dorta (Embrapa), entre outros.

Importância regional e nacional

Leia Também:  Marcelo Aro destaca excelência do trabalho do presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius, e reforça parceria em prol dos municípios mineiros

Minas Gerais, palco do evento, destaca-se nacionalmente pela força da pecuária e sua vanguarda na genética bovina, justificando sua escolha como sede. O evento visa oferecer soluções práticas ao produtor rural e promover a conexão direta entre indústria, varejo e campo.

O Conacarne 2025 surge como uma plataforma estratégica para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da carne bovina no Brasil. Ao reunir protagonistas da pecuária, pesquisadores, políticos e especialistas técnicos, o evento promete impulsionar a adoção de práticas sustentáveis, tecnologias de ponta e estratégias inovadoras, consolidando o protagonismo nacional no setor.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA