Coluna Minas Gerais
Cafeicultor de Espera Feliz coloca Minas Gerais em 1º lugar no COY 2025
O jovem cafeicultor Guilherme Abreu Vieira, de 17 anos, colocou Minas Gerais no topo da produção de cafés especiais do país. Com propriedade em Espera Feliz, na região do Caparaó, ele conquistou o primeiro lugar na categoria Arábica no Coffee of the Year (COY) 2025.
Um dos momentos mais aguardados da Semana Internacional do Café (SIC), a premiação do COY ocorreu nesta sexta-feira (7/11), durante o encerramento da feira em Belo Horizonte.
Criado em 2012, o Coffee of the Year reconhece os melhores produtores de café do Brasil e tem como objetivo incentivar a produção de alta qualidade, seguindo regulamentos nacionais e internacionais de boas práticas. A iniciativa fortalece a conquista de novos mercados, a consolidação dos atuais e agrega valor e sustentabilidade à cadeia produtiva.
“Esse reconhecimento no Coffee of the Year, com o café do Sítio Família Protázio, reforça o protagonismo de Minas Gerais na cafeicultura de qualidade. O Sistema Faemg Senar tem contribuído para essa evolução, levando inovação, gestão e sustentabilidade às propriedades rurais”, destacou Ana Carolina Gomes, analista de agronegócios do Sistema Faemg Senar.
A produtora Flávia Silva, de Santa Rita do Ituêto, também levou Minas ao pódio, conquistando o 5º lugar na categoria Canéfora.
O concurso contou ainda com vencedores dos estados do Espírito Santo, Rondônia e São Paulo. O processo avaliativo começa com o recebimento das amostras enviadas pelos produtores, que passam por análise técnica e avaliação popular.
Nesta edição, o COY registrou recorde histórico de 601 amostras inscritas. Durante a SIC, 180 amostras foram avaliadas pelos visitantes e 65 chegaram à final, consolidando o prêmio como uma das principais vitrines da cafeicultura brasileira.
Coluna Minas Gerais
Encontro celebra o poder de transformação da nova geração
FAEMG SENAR | Divulgação
Os vencedores da 3ª Maratona Faemg Jovem foram anunciados nesta quinta-feira (6/11), logo após o 4º Encontro Faemg Jovem, realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte.
A equipe Verde Safra, de Uberlândia, conquistou o primeiro lugar com um projeto voltado a conectar crianças ao campo.
Os grupos de Salinas e Pará de Minas garantiram o segundo e o terceiro lugares, enquanto as equipes de Diamantina e Águas Formosas ficaram com o quarto e o quinto lugares, respectivamente.
1º lugar – Verde Safra – SPR Uberlândia

2º lugar – Agro Inova – SPR Salinas

3º lugar – Raízes – SPR Pará de Minas

4º lugar – ConectAgro – SPR Diamantina

5º lugar – Legado – SPR Águas Formosas
Reconhecimento
A cerimônia também reservou um momento de agradecimento aos Sindicatos dos Produtores Rurais e aos gerentes regionais, que tiveram papel fundamental no sucesso da Maratona.
Conexão campo-cidade
A Maratona Faemg Jovem envolveu jovens mineiros em desafios voltados à inovação e ao fortalecimento do agro. As equipes vencedoras receberam prêmios, acesso a missões técnicas e mentorias especializadas em liderança.
“O agro precisa do jovem. O jovem é o nosso futuro — tanto dentro das propriedades quanto no sistema sindical. O encontro é um momento de mostrar a eles a força deste sistema, e a maratona contribui para aproximá-los dos sindicatos rurais lá na ponta. Nosso foco é a liderança e a sucessão rural, e estamos trabalhando nessa construção”, enfatizou Silvana Novais, gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar.
O número de inscritos nesta edição cresceu: foram 504 jovens, distribuídos em 54 equipes. Ao longo dos últimos meses, todos participaram de capacitações voltadas ao desenvolvimento de habilidades de liderança e se aprofundaram em temas relacionados à agropecuária mineira, além de desenvolverem ações e projetos inovadores em busca de soluções para os desafios de suas regiões.
Futuro do café
Antes da premiação da Maratona, os participantes acompanharam o 4º Encontro dos Jovens do Café, que reuniu centenas de jovens de todo o estado.
Quem deu as boas-vindas foi Daniel Ferreira Alves, presidente da Comissão Faemg Jovem, acompanhado pela diretoria do Sistema Faemg Senar.
“Temos a convicção absoluta de que este país pode avançar com vocês, com dedicação e trabalho. E nós seguiremos juntos nessa construção”, afirmou Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar.
Os vice-presidentes Renato Laguardia e Ebinho Bernardes também ressaltaram a importância da juventude rural para liderar a transformação no agro e fortalecer o sistema sindical.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, destacou a relevância da sucessão rural e a representatividade do agro, enquanto o deputado federal Zé Vitor elogiou a nova geração disposta a trabalhar pelo futuro do campo.
A programação contou ainda com a palestra “Seja o Líder que o Mundo Precisa!”, ministrada pelo empresário Eduardo Valias, e com o painel “Jovens que Transformam o Café”, que reuniu o influencer Kael do Agro, a jornalista e cafeicultora Thaís Milani e o Q-Grader Uender Peixoto para discutir tradição, inovação e propósito.
-
ESPORTES6 dias atrásFinal do Circuito Mineiro de Vôlei de Praia tem nova data confirmada
-
ESPORTES5 dias atrásCapitólio brilha como palco do vôlei de praia mineiro
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO6 dias atrásEnquanto o Estado celebra a indústria do álcool, o Brasil paga a conta social do vício
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrásAlpinópolis escreve sua própria história
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásSIC 2025 reforça inovação e liderança do café
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásDivinópolis terá Oncologia Pediátrica
-
ESPORTES7 dias atrásVôlei, sol e energia positiva: Capitólio estreou com pé direito o primeiro dia do Circuito Mineiro de Vôlei de Praia
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCervejaria pode triplicar de tamanho



